A Boutique dos Relógios celebra o seu 20.º aniversário, com boas razões para sorrir. Afinal, tem a maior rede de lojas da Península Ibérica.

Podia ser apenas mais um comentário de um filho orgu­lhoso, mas a decisão de Salomão Kolinski de abrir a pri­meira Boutique dos Relógios em 1997 foi, sem dúvida, estratégica. Vinte anos passados, e 42 lojas depois, a Boutique dos Relógios (BR) assumiu-se como o grande player nacional neste sector. Não só em Portugal, como em toda a Península Ibérica.

O presidente do grupo Tempus, que detém a rede BR, explica a decisão: “O ramo estava a evoluir muito lentamente em Portugal. Lá fora as lojas estavam a mudar, tornando-se mais abertas ao público. Cá continuavam fechadas, e quem lá entrava sentia-se pressionado a comprar. Nós pre­tendemos divulgar e democratizar a relojoaria.”

Salomão Kolinski não era um principiante. Em 1977 herdou o negócio do pai, tinha então 18 anos apenas. David Jaime Kolinski, emigrou da Polónia para Portugal nos anos 30. Como era relojoeiro, a isso se dedicou, abrindo um pequeno negócio de reparações e, mais tarde, expandindo-o para a distribuição e venda. Mas foi já sob a batuta do filho que o negócio ganhou massa crítica, conseguindo a distribuição exclu­siva de marcas de referência, sobretudo den­tro do Grupo Swatch, como Tissot, Longines, Omega ou Breguet. E, a partir de 1997, com a expansão para o retalho.

Pouco depois, em 2001, surgia mais uma novi­dade, o conceito Plus, com lojas dedicadas à alta relojoaria, ao atendimento diferenciado, e capazes de “dar ao cliente uma experiência neste mundo exclusivo, com as maiores colecções de caixas de relógios da Europa, biblioteca, e a pre­sença de um relojoeiro especializado em relojoa­ria mecânica”, como nos refere Salomão Kolinksi.

Mais recentemente, o grupo tem procurado tam­bém diversificar a oferta, para lá da relojoaria e da joalharia tradicionais, incluindo nas suas lojas produtos diferenciados, da tecnologia à perfumaria. David Kolinski, filho de Salomão, explica esta decisão pela necessidade de “ir ao encontro dos clientes”, para que consigam encontrar nas lojas “um conjunto de produtos que se complementem e transmitam valores do luxo e exclusividade. De uma forma diferenciadora: por exemplo, os telemóveis Vertu, ou os perfu­mes Creed são exclusivos nossos.”

Ao longo destes 20 anos, o crescimento deste grupo de relojoaria assentou numa forte componente familiar. Salomão Kolinski é o presidente do conselho de administração. A sua esposa, Cristina Kolinski, é a responsável máxima pelo retalho do grupo – e, portanto, pelas lojas BR. Mais recentemente juntou-se­-lhes o filho David, com o pelouro de desenvolvimento de negócios, expansão e comunicação. O pai retribui o elogio inicial: “É uma pessoa muito criativa, sempre com novas ideias e muito persistente”. E assim terá de ser, porque, afinal, cabe-lhe a responsabilidade de conduzir o negócio para o futuro.


A área do Lifestyle tem muito poucos segredos para Bruno Lobo, jornalista com mais de 15 anos de experiência. Da moda aos automóveis, da relojoaria à tecnologia, da gastronomia à beleza. Porque “a vida é bem mais agradável com estes pequenos grandes prazeres”. GQ e Fora de Série são duas revistas onde o seu cunho se sentiu mais forte, mas já colaborou com várias revistas nacionais e internacionais, incluindo a Turbilhão, “com enorme prazer por poder contribuir para este projecto editorial”.