Os calibres El Primero, com a sua alta frequência de 5 Hz, dominam há quase meio século o mundo dos cronógrafos. As proezas micromecânicas da Zenith aliam-se ao sofisticado mundo dos automóveis vintage. Um casamento de clássicos.
Criado em 1967, à beira de comemorar meio século de existência, o Circuito de Jarama, a norte de Madrid, foi palco entre 1968 e 1981 de nove Grandes Prémios de Espanha em Fórmula Um. O seu traçado foi a partir de então considerado demasiado estreito para a categoria rainha do desporto automóvel. Mas, mesmo assim, Jarama é um mundo. A pista, com 3.850 metros, acaba de ser remodelada. E nós andámos por lá. A bordo de um Porsche 911. Conduzidos por um instrutor da Escola ali instalada, demos duas voltas, atingimos os 230 km/hora, fizemos derrapagens controladas em praticamente todas as curvas, tivemos forças de 3 Gs a carregarem sobre o corpo…
Em Jarama funciona uma das mais completas escolas de condução em pista da Península Ibérica. Ali podem ter-se aulas para melhor dominar uma scooter, um carro de turismo, um SUV, um todo-o-terreno. Em condições de piso seco ou molhado, para tipos de condução normal, avançada ou desportiva. Numa pista à parte, pode ter lições de kart.
E, se os conhecimentos, o dinheiro e a coragem chegarem, Jarama oferece-lhe ainda a possibilidade de conduzir clássicos GT, entre Ferrari, Lamborghini, Porsche…
De qualquer modo, o circuito de Jarama mantém um calendário competitivo, com corridas de carros de turismo, motas, camiões, rally, etc.
Uma das provas do calendário é o Jarama Classic. Assistimos num fim-de-semana de Abril àquilo que foi o primeiro encontro europeu no circuito de provas com carros clássicos, depois de seis meses de pausa, devido ao Inverno. O evento, que teve como anfitrião o Real Automóvel Clube de Espanha, teve uma assistência a rondar os dez mil espectadores.
As várias categorias de clássicos disputaram a Classic Endurance Racing, o Trofeo Nastro Rosso, o Heritage Touring Coup e o Grupo C Racing. Um total de 10 corridas e 186 viaturas em pista.
Com forte presença de pilotos portugueses em todas as categorias, a equipa José e Francisco Albuquerque, num Ford GT40, venceu a prova Historic Endurence.
O calendário de provas com carros clássicos é organizado pela Peter Auto, empresa líder mundial neste segmento e a Zenith tem, desde 2014, uma parceria com ela, passando a estar presente em eventos como Jarama Classic, Mugello Classic, Classic Spa, Grand Prix de l’Age d’Or e Dix Mille Tours. Estivemos em Jarama a convite da Zenith.
Um relógio vintage
O Zenith El Primero 36.000 VPH Classic Car passa a ser o relógio institucional da marca para todas as parcerias envolvendo carros clássicos. Trata-se de um cronógrafo automático de roda de colunas, com data às 6 horas. Tem o mostrador com efeito “brushed engine”, escala taquimétrica no elo interior da luneta e ostenta três cores evocativas do mundo vintage nos contadores. O calibre El Primero 400B, com a habitual frequência de 5 Hz, tem a massa oscilante decorada com “Côtes de Genève” e uma autonomia de 50 horas. A caixa de 42 mm, é de aço escovado. Tem vidro de safira na frente e no verso e é estanque até 100 metros. A bracelete é de cabedal, com protecção de borracha e triplo fecho de aço.