A evolução de um ícone da aviação

Breguet Type XX

18

Concebido nos anos 1950 para a força aérea da Marinha Francesa, o Breguet Type XX é um dos modelos icónicos da marca relojoeira. Actualmente, o modelo faz parte da colecção da Breguet, sendo oferecido em versões “civis” que, ao longo dos anos, foram sendo actualizadas e equipadas com a mais recente tecnologia relojoeira.

A ligação da Breguet ao mundo da aviação é longa e frutífera. Em 1918, a marca produziu relógios para várias organizações militares e civis e, em 1935, a empresa começou a desenvolver os seus primeiros cronógrafos de pulso. Algumas décadas depois, em resposta a um pedido das forças armadas francesas, a Breguet começou a produção de um relógio lendário, o cronógrafo Type XX, que equiparia as forças aéreas e navais francesas até o início dos anos 1980.

O termo Type 20 – atente nos algarismos árabes – refere-se à folha de especificações original fornecida pelos militares franceses na década de 1950, quando lançaram um concurso para a produção de cronógrafos flyback para os seus pilotos usarem durante o voo. Já o nome Type XX (em numeração romana), refere-se apenas às versões civis desenvolvidas pela Breguet com base na linguagem de design Type 20.

Com base nas especificações originais, os modernos Type XX e Type XXI são cronógrafos flyback e normalmente apresentam retour-en-vol ou “fly back” inscrito no mostrador. A maioria dos movimentos que a Breguet utiliza hoje na colecção foi originalmente desenvolvida pela Lemania, que a marca adquiriu em 1992, alguns anos antes de trazer de volta às luzes da ribalta a sua linha de relógios para piloto. 

Assim, a história moderna do Type XX começa em 1995, com o lançamento do Type XX ref. 3800, que fundou as bases para toda a colecção tal como a conhecemos actualmente. Tratava-se de um modelo em aço que evoluiu a linguagem de design original do Type XX, aumentando o diâmetro de 38 mm para 39 mm e trazendo elementos decorativos como a agora característica lateral canelada e uma luneta polida. O relógio também apresentava o calibre Breguet 582 de corda automática, baseado no Lemania 1350, equipado com um módulo flyback, em vez de um movimento de corda manual, como os exemplos anteriores. Por outro lado, mantinha a funcionalidade flyback do original e a luneta bidireccional e possuía um mostrador convencional branco sobre preto para facilitar a legibilidade.