
A âme_moi, marca portuguesa de acessórios de luxo, criou uma colecção cápsula de edição limitada, inspirada nas obras de Amadeo de Souza Cardoso. Chiado pour Lucie é a primeira carteira da colecção e foi apresentada na Loja das Meias da Avenida da Liberdade.
No seguimento da exposição do artista português Amadeo de Souza Cardoso no Grand Palais em Paris, que decorreu entre Abril e Julho deste ano, associando arte e moda, a âme_moi convidou a sobrinha trineta do artista, Isabel Rebello Andrade, para a criação de uma mini colecção: Pour Lucie. Uma colecção cápsula inspirada em diferentes obras do vasto espólio do artista e em Lucie Meynardi Pecetto, a jovem de ascendência italiana por quem o artista se apaixonou em Paris e com quem mais tarde se casou.
Este projecto engloba o lançamento de seis carteiras de edição limitada a 30 modelos de cada, para que em 2018, ano em que se comemora o centenário da morte do artista, a colecção esteja completa e possa ser apresentada na totalidade.
A primeira carteira apresentada, intitulada Chiado Pour Lucie, reformula a carteira Chiado da colecção Outono/Inverno 2016 inspirando-se na obra do artista, de título desconhecido, mas apelidada de Clown, Cavalo, Salamandra.
Assim, na Chiado Pour Lucie podemos encontrar uma réplica do cavalo na pintura e a pala da carteira e a crina em diversos tons de azul foram colocados de forma a fazer o movimento gracioso do cavalo. Na pala foi utilizada também uma técnica de sublimação com relevo para representar o padrão do corpo do cavalo.
A Chiado Pour Lucie é feita em pele de vaca e todas as cores utilizadas na carteira estão interligadas com a obra em questão.