Baselworld

A maior feira de relojoaria e joalharia está quase a começar. Veja aqui alguns dos produtos que serão apresentados na Baselworld 2017.


 

1. Blancpain

De inspiração Vintage, o Fifty Fathoms Bathyscaphe, apresentado pela primeira vez em 2013, estende agora a família com um relógio de 38 mm vestido de azul profundo. Estanque até 300 metros, o novo modelo está equipado com uma luneta unidireccional e um marcador luminescente, um ponto de referência para os mergulhadores que se alia ao ponteiro dos minutos para definir o inicio de um determinado tempo de mergulho.

O Fifty Fathoms Bathyscaphe bate ao ritmo do calibre automático 1150, com dois tambores de corda, que proporciona 100 horas de autonomia. Este movimento está equipado com uma espiral de silício.


 

2. Breguet

Breguet Tradition Dame 7038

A Breguet dedica os seus lançamentos pré-Basel de 2017 às mulheres. A manufactura revela uma nova versão do modelo Tradition Dame, que este ano se veste de ouro rosa.

Inicialmente apresentada em 2005, a colecção Tradition tem-se expandido para incluir uma gama de modelos de excepção, também para pulsos femininos. Em 2017, a linha é enriquecida pelo Tradition Dame, em ouro rosa.

Visível à frente e ao centro do relógio, uma decoração floral assenta na base da caixa e, às 12 horas, surge o sub-mostrador em madrepérola branco, decorado com o acabamento “Clou de Paris”. O movimento, apesar de evidente, permanece suficientemente discreto para assegurar uma leitura fácil e instantânea das horas e minutos, apresentadas pelos ponteiros Breguet em ouro rosa, de pontas abertas.

Breguet Tradition Dame 7038

A platina e as pontes apresentam um acabamento jateado para criar um contraste com a caixa em ouro rosa, que apresenta também uma luneta com 68 diamantes, enquanto uma pedra preciosa na coroa representa o toque final. O trabalho artesanal neste modelo é ainda visível no verso de caixa, na massa oscilante em ouro, que também apresenta um acabamento floral.

O novo Tradition Dame está equipado com o calibre automático 505SR, com escape em silício e balanço Breguet, também em silício.


 

3. Breitling

O novo Breitling Colt Skyracer conduz a linha Colt a voos mais altos com uma caixa vanguardista de Breitlight® e um look preto total.

Nome de código: Skyracer, como o avião que defende as cores da Breitling na Red Bull Air Race. Campeão da leveza e robustez, o novo Colt está equipado com uma caixa de Breitlight®, 3,3 vezes mais leve do que o titânio e 5,8 vezes mais do que o aço, mas muito mais duro e com grande resistência aos riscos, fricção e corrosão, sendo, ao mesmo tempo, antimagnético e hipoalergénico.

O novo Breitling Colt Skyracer é accionado pelo movimento termo-compensado SuperQuartz™, certificado cronómetro pelo COSC. O toque final é dado pelo bracelete com diferentes escalas de medida. Com um simples gesto, o utilizador pode retirar a parte desejada para a utilizar como instrumento de medida e, em seguida, voltar a fixá-la com a mesma facilidade.


4. Chanel

Em 2017, a Chanela presenta inúmeras novidades não suas míticas linhas. Aqui destacamos o Chanel Première Rock; o Boy.Friend Tweed e o Monsieur de Chanel.

O Première foi o primeiro relógio Chanel criado exclusivamente para as mulheres em 1987, inspirado na forma octogonal da tampa do frasco do perfume N.º 5 e na forma da Place Vendôme. Um ícone desde o seu lançamento, em 2017, o Première Rock surge numa edição limitada a 1000 peças em vermelho, disponível em quatro tamanhos, com caixa em aço e mostrador de madrepérola branca.

Já o relógio Boy.Friend trata-se de um modelo com design masculino, mas feito a pensar em pulsos femininos. Depois de o ano passado, este modelo ter surgido com bracelete tecido a partir de fios de aço com motivo Tweed, em 2017, o Boy.Friend Tweed apresenta-se numa versão preta, com mostrador preto e bracelete tweed em aço revestido a preto. Este modelo está disponível em três tamanhos, com ou sem diamantes na luneta.

Boy.Friend Tweed Black

Finalmente, a Chanel apresenta o relógio Monsieur, especialmente concebido para os homens. Trata-se de um modelo com horas saltantes instantâneas e minutos retrógrados, equipado com o primeiro movimento de alta relojoaria manufacturado pela Maison, o Calibre 1. O Monsieur de Chanel está disponível numa edição limitada a 100 peças, com caixa de 40 mm em platina e mostrador em esmalte Grand Feu preto.

Monsieur de Chanel

5. Cuervo y Sobrinos

Inspirando-se nas suas raízes cubanas, a Cuervo Y Sobrinos empresta um sopro de ar caribenho à relojoaria suíça com o novo Torpedo Pirata Chrono Day Date.

O novo modelo revela detalhes inspirados nos corsários de outrora que saqueavam os navios ao largo das costas cubanas. As asas do relógio reproduzem a proa de um barco de piratas, do mesmo modo que o fecho do bracelete e a coroa evocam um globo terrestre.

Visível através do fundo em vidro de safira, o movimento automático com cronógrafo e calendário dia/noite bate no coração de uma caixa em aço de construção modular.


 

6. Harry Winston

Harry Winston Avenue Classic Cherry Blossom

Em 2017, a Harry Winston concentra toda a beleza de uma flor de cerejeira numa peça relojoeira: o novo Avenue Classic Cherry Blossom.

No mostrador deste modelo, a madrepérola oferece uma tela iridescente com uma chuva de 39 diamantes brancos e 29 safiras rosa, simulando as flores e pétalas da cerejeira, que anuncia a Primavera. Presas aos ramos de ouro branco da árvore ou rodopiando delicadamente antes de tocar o solo, as pedras preciosas de diferentes cortes criam um efeito de profundidade e movimento, congelando a beleza da natureza para a eternidade.

Com um movimento de quartzo, o novo Avenue Classic Cherry Blossom apresenta uma caixa de ouro branco engastada com 29 brilhantes, inspirada na boutique Harry Winston da 5.ª Avenida, em Nova Iorque, mais precisamente na sua fachada em pedra e nos três arcos que demarcam a entrada.


 

7. Hublot

Numa era em que as viagens são uma constante e em que as pessoas mudam constantemente de fuso horário, a Hublot apresenta o Hublot Big Bang Único GMT, uma solução simples para um problema complexo, graças a um módulo GMT desenvolvido pela marca.

Apenas é necessário o pressionar de um botão – às 2h para mover o ponteiro para a frente em incrementos de uma hora ou às 4h para o mover para trás – e o segundo fuso horário fica actualizado. A hora local é ajustada independentemente dos outros ponteiros, assim, não é necessário sincronizar todos os ponteiros cada vez que se troca de fuso horário.

Além da facilidade de utilização, o novo Hublot Big Bang Único GMT possui igualmente uma legibilidade optimizada. A hora local é mostrada através do ponteiro principal, enquanto o tempo de casa é indicado através de um segundo ponteiro em forma de seta interligado a um disco dia/noite.


8. Jaquet Droz

Jaquet Droz

Em 2017, a Jaquet Droz aposta no mercado feminino e apresenta, em antevisão à Baselword, o Grande Seconde Turbilhão Madrepérola.

A Jaquet Droz reinterpreta a emblemática silhueta do Grande Seconde para criar uma nova referência de relojoaria feminina. Para tal, os artesãos da marca trabalharam um dos materiais que oferece os melhores efeitos luminosos: a madrepérola. No novo modelo, os efeitos matizados deste mineral contrastam com o ouro vermelho da caixa de 39 mm, engastada com diamantes. Já os numerais romanos das horas emprestam um toque de classicismo e realçam os ponteiros de aço azulado.

Dotado de uma pulseira de cetim branco, o Grande Seconde Turbilhão Madrepérola encerra outros segredos, como a massa oscilante em ouro decorada com madrepérola branca e as pontes do movimento com decoração Côtes de Genève, visíveis através do fundo em vidro de safira.

Limitado a 88 exemplares, o novo Jaquet Droz está equipado com um mecanismo turbilhão com sete dias de reserva de marcha e, pela primeira vez na marca, com garras da âncora e espiral em silício.


9. Omega

No ano em que celebra o 60.º aniversário do Speedmaster, a Omega centra atenções neste modelo icónico e apresenta, em antevisão, dois novos relógios: o Omega Speedmaster Automático e o Speedmaster 38 mm.

O novo Speedmaster Automático faz regressar o icónico mostrador de corrida. O estilo distintivo de registo de segundos neste relógio em aço inoxidável foi utilizado pela primeira vez num modelo Speedmaster de 1968. A ligação à herança de corrida motorizada do Speedmaster regressa agora num mostrador em preto mate. Outras características notáveis do mostrador incluem as marcações laranja e os índices com corte em seta em ouro branco preenchidos com Super-LumiNova branco.

Para este modelo, os sub-mostradores foram também ligeiramente aumentados para melhorar a leitura e a caixa de 44,25mm é mais fina do que nas anteriores versões, graças ao trabalho feito no vidro safira em particular. A luneta em cerâmica polida apresenta uma escala taquimétrica Liquidmetal® escovada, bem como palavras em laranja que combinam com a cor dos ponteiros envernizados e com o extremo do ponteiro de segundos.

O novo modelo faz-se acompanhar por um bracelete em pele preta com borracha laranja no meio. Uma ferramenta de pressão foi utilizada para produzir micro perfurações no bracelete e revelar a borracha laranja interior.

O Speedmaster Automático é o mais recente modelo Speedmaster com a certificação Master Chronometer. Alimentado pelo calibre 9900, o relógio e o seu movimento alcançaram o padrão de precisão, desempenho e resistência magnética mais elevado da indústria suíça, aprovado pelo Instituto Suíço de Meteorologia (METAS).

Em 2017, a colecção Speedmaster recebe ainda uma nova linha de modelos com caixa de 38 mm. Aqui destacamos o modelo “Cappuccino”, com caixa em aço e ouro Sedna™ e bracelete em pele cinza-castanho. Um dos destaques deste relógio vai para a luneta com pavé de diamantes, que inclui também uma escala taquimétrica num aro em alumínio castanho.

O Speedmaster 38 mm “Cappuccino” apresenta um mostrador bicolor com sub-mostradores ovais em castanho que relembram o logotipo da Omega. Ainda no mostrador, uma janela de data oval foi posicionada às 6h e os ponteiros e índices foram criados a partir de ouro Sedna™.

O fundo de caixa foi gravado com o icónico medalhão do cavalo marinho do Speedmaster e, no interior, o relógio é alimentado pelo Calibre 3330 da Omega, complementado com tecnologia Co-Axial e uma espiral de silício.


10. Zenith

A Zenith recupera uma das suas peças históricas dos anos sessenta para dar vida a um novo cronógrafo de look vintage: o Zenith Heritage 146.

O novo modelo recupera o aspecto retro do seu antecessor, com a mesma caixa de 38 mm, e equipa-se de um novo movimento de alta frequência, dotado de uma função de cronógrafo e de uma reserva de marcha de 50 horas, ao invés do relógio em que se inspira e que apresentava o calibre 146D que vibrava a 18.000 alternâncias por hora, com uma autonomia de 38 horas e funções de horas, minutos e pequenos segundos, apenas.

Numa lembrança aos anos sessenta, o movimento El Primero 4069 de hoje exibe uma configuração típica dos cronógrafos da época, com dois contadores alinhados sobre um mostrador desprovido de data, proposto em azul ou castanho. Um bracelete de competição em pele dá o toque final ao conjunto.


A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.