Possuir uma obra de arte no pulso, literalmente, é agora possível, graças a uma parceria entre a Swatch e o MoMA. O resultado? Uma colecção de relógios inspirada na Arte Moderna.

Vincent van Gogh, Gustav Klimt, Henri Rousseau, Piet Mondrian ou Tadanori Yokoo são os artistas, cujas obras seleccionadas podem agora andar consigo para todo o lado, nada mais, nada menos do que no pulso. Tudo isto graças à parceria de longa data entre a Swatch e o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, que agora deu vida a uma nova colecção de relógios.

O MoMA é um parceiro natural da Swatch, que tem defendido a arte moderna ao longo de grande parte da sua história, trabalhando com criadores para produzir uma grande variedade de relógios de edição limitada que se tornaram muito procurados ao longo dos anos. Inclusive, o MoMA possui relógios Swatch historicamente importantes na sua colecção permanente. Desta forma, a nova colecção Swatch com a assinatura do MoMA afigura-se como algo que suscitará grande interesse junto dos coleccionadores.

Esta colecção de seis relógios inspira-se em seis obras de arte da colecção do MoMA. Cada modelo é dedicado a uma pintura e essencialmente transpõe os seus traços mais característicos para o formato de um relógio. As obras de arte usadas como inspiração são muito variadas e abrangem um período de quase 100 anos. São elas: A Noite Estrelada de Vincent van Gogh; Esperança II de Gustav Klimt; O Sonho de Henri Rousseau; Composição em Oval com Planos Coloridos 1 de Piet Mondrian; A cidade e o Design, As Maravilhas da Vida na Terra e Isamu Kurita de Tadanori Yokoo; e New York de Tadanori Yokoo.

Cada um dos relógios podem ser adquiridos individualmente, mas os amantes da arte e coleccionadores vão, definitivamente, querer optar pelo conjunto que congrega todos os modelos, disponibilizado numa caixa especial, inspirada na Escada Blade do museu. A escada de quatro andares em aço faz parte da recente adição ao campus do museu, inaugurado em 2019, está dramaticamente suspensa e é visível do lado de fora do museu. Tem uma qualidade escultural própria e tornou-se imediatamente reconhecível como parte da fachada do MoMA.

Além das obras já referidas, os amantes da arte e coleccionadores poderão ainda colocar no pulso três novas obras de Beatriz Milhazes, através da plataforma Swatch X You, que permite aos coleccionadores criar o seu próprio relógio personalizado usando qualquer um de uma série de projectos seleccionados. Todas as três peças de Milhazes apresentadas no Swatch X You fazem parte da colecção do MoMA.