
“Para quebrar as regras deve primeiro dominá-las”. É este o lema da Audemars Piguet, uma das mais bem-sucedidas manufacturas relojoeiras da actualidade que, desde a sua fundação, soube aliar a tradição e a modernidade de um modo excepcional, projectando o futuro com base nos sólidos alicerces do passado.
Texto de Marina Oliveira, em Le Brassus, Suíça
Berço da relojoaria suíça, o Vale do Jura é a casa de alguns dos maiores génios do universo relojoeiro. Foi aqui, mais precisamente em Le Brassus, que em 1875 nascia a Audemars Piguet.
Hoje, o edifício onde tudo começou e onde outrora os mestres artesãos da Maison davam vida a peças mecânicas que viriam a conquistar o mundo pelas suas competências técnicas e estéticas ainda encerra muitas das obras-primas da marca.
Transformado em Museu e também casa dos Departamentos de Herança e Restauro, este edifício respira história e tradição. Afinal, foi aqui que o sucesso da Audemars Piguet foi forjado.
Audemars Piguet Voices – Memory & Preservation
Chefiada por Francisco Pasandin, colaborador da marca há quase 35 anos, a Divisão de Restauro trabalha não só em relógios Audemars Piguet clássicos, mas também em peças de outras marcas históricas, produzidas na região do Vale do Jura.
Aqui, por detrás de um grande armário de madeira esconde-se um tesouro raro: centenas de peças relojoeiras de reserva, muitas delas que remontam aos primórdios da fundação da marca, acompanhadas por notas dos relojoeiros que nelas trabalharam há mais de um século.
Esta base física de conhecimento ajuda os relojoeiros a aprender sobre as técnicas históricas e oferece uma panóplia de peças quando os relógios antigos chegam para restauro. E se por qualquer eventualidade o componente necessário não existir, o departamento dirigido por Francisco produz continuamente e mantém uma colecção de peças realizadas à mão e sob o mesmo método de produção utilizado na época.
Depois da intervenção sobre peças muitas vezes raras, todos os restauros incluem um livro com imagens do antes e depois, bem como uma lista detalhada do trabalho realizado.
Paredes meias com este espaço, a história e tradição mantêm-se vivas no Departamento de Herança.
Aqui, Sebastian Vivas, director do Museu, e Michael Friedman, historiador e embaixador global da Audemars Piguet, investigam, cuidam e mantêm os extensos arquivos da Maison. Todas as peças do tempo produzidas pela marca foram aqui registadas, desde a fundação da empresa em 1875. Nessa época, os relógios não eram produzidos em série e cada projecto era único.
Como tal, os registos iniciais eram apenas de tipos de calibre. Mais tarde, os movimentos não eram apenas registados pelo tipo, mas também por um número que identificava cada um produzido, o que acabou por dar lugar ao processo de serialização.
Em 1951, tudo era triplicado com número de calibres, de movimentos, assim como referências para cada peça produzida, bem como informação acerca do cliente e preço.
Manufactura des Forges
Não muito longe do edifício histórico da Audemars Piguet está, desde 2008, a Manufactura des Forges, local onde são produzidos os movimentos da marca e onde é feita a montagem dos relógios (as caixas são produzidas num outro atelier da Maison, em Genebra: o Centror).
Aqui, tudo começa num universo de platinas, engrenagens, varas, carretos e rodas e quase todas as peças de um movimento são manufacturadas internamente por técnicos peritos, sendo que algumas são igualmente produzidas em série por sofisticadas máquinas de alta precisão.
Nenhum componente é utilizado sem ser cuidadosamente inspeccionado à lente e, frequentemente, é alvo de decoração e acabamentos artesanais.
Depois de concluídas as peças, os movimentos percorrem vários níveis de montagem e teste. Estes não são apenas testados quando estão completos, mas sim de forma constante durante todo o processo de montagem.
Esta fase de montagem e verificação requer bastante tempo e, na Audemars Piguet, equipas inteiras estão frequentemente envolvidas na manufactura e montagem de um único relógio.
Audemars Piguet Voices – Complications & Finishing
O mesmo acontece no departamento das Grandes Complicações.
Aqui o trabalho artesanal nas peças mais complicadas é rei. Várias filas de relojoeiros, artesãos, criando, cortando, dando forma, acabando manualmente cada relógio desde tipo que, de acordo com os padrões da Audemars Piguet, deverá possuir uma repetição de minutos, calendário perpétuo com fases da lua e cronógrafo rattrapante.
Cada Grande Complicação é totalmente montada três vezes, o que permite confirmar a funcionalidade, operação e padrões de acabamento de todos os componentes.
Audemars Piguet Renaud & Papi
Aqui tudo começa com notas, cálculos e mais cálculos que darão origem a formas geométricas e, finalmente, a um desenho CAD em 3D que permite examinar as proporções, o design, as operações funcionais, e até mesmo os acabamentos.
Depois disto são criados grandes modelos de plástico de modo a verificar a funcionalidade de operações específicas dentro do movimento.
Aqui tudo começa com notas, cálculos e mais cálculos que darão origem a formas geométricas e, finalmente, a um desenho CAD em 3D que permite examinar as proporções, o design, as operações funcionais, e até mesmo os acabamentos.
Depois disto são criados grandes modelos de plástico de modo a verificar a funcionalidade de operações específicas dentro do movimento.
Audemars Piguet Voices – Research & Reliability
A Audemars Piguet é dona de uma herança e história excepcionais que a marca preserva entusiasticamente, ao mesmo tempo que ultrapassa os limites e assume uma posição de vanguarda no que diz respeito ao design, materiais e tecnologia. De facto, a tecnologia moderna tem os seus benefícios na Audemars Piguet da actualidade.
É que, embora um movimento mecânico relojoeiro de luxo não precise de ser moderno em design, pode sê-lo em construção.
As sofisticadas oficinas na APRP trazem, assim, ferramentas industriais poderosas à relojoaria tradicional com o intuito de produzir pequenos componentes precisos, consistentes e de grande qualidade.
Desta forma, o futuro da centenária Maison de Le Brassus passará, inevitavelmente, por uma melhoria constante, com o desenvolvimento de novos designs e uma atenção entusiasta à tecnologia e performance.
Mas sempre dentro das fronteiras ditadas pela tradição e história que elevaram a marca ao patamar onde hoje se encontra.
Audemars Piguet Voices – Timing
Desta forma, o futuro da centenária Maison de Le Brassus passará, inevitavelmente, por uma melhoria constante, com o desenvolvimento de novos designs e uma atenção entusiasta à tecnologia e performance. Mas sempre dentro das fronteiras ditadas pela tradição e história que elevaram a marca ao patamar onde hoje se encontra.