Símbolo das primeiras entregas realizadas num veículo motorizado por parte de uma Maison joalheira em Paris, o automóvel Georges Ricard UNIC TIPO L1 da Cartier será exibido pela primeira vez no Salão Retromobile que se celebra em Paris de 6 a 10 de Fevereiro.

Encontrado e adquirido pela Fundação do Automóvel Marius Berliet, o Georges Ricard UNIC TIPO L1 da Cartier, que data de 1923, foi profundamente restaurado pela manufactura relojoeira e joalheira em conjunto com a Fundação Berliet.

29844Produzido pelo UNIC, construtor francês de automóveis dos finais do século XIX que se adiantou aos tempos apresentando um veículo versátil, esta camioneta faz parte de uma série de 16 modelos cuja qualidade, comodidade e segurança os convertem em verdadeiros automóveis de luxo dentro da sua categoria.

29856Um objecto raro que a Fundação Berliet se comprometeu a restaurar seguindo uma série de normas exigentes e conforme os critérios da época. A excelência da execução nota-se em todas as operações realizadas para a reabilitação, assim como na utilização dos materiais mais refinados para os acabamentos, como os pigmentos das pinturas, as peles dos assentos, os metais dos puxadores das portas, etc.

original_advertising_-_copyright_cartier_archives___cartierTrata-se de mais uma acção de mecenato para a Cartier, cujas fotografias de arquivo testemunham a presença deste veículo, de cor verde escura e com o logotipo Cartier, na rue de la Paix, em frente à sua boutique.

the_unic_type_l_1_delivery_van_during_restoration_-_copyright___cartierReflexo de uma época, trata-se de um património automobilístico da indústria metalúrgica do século XX que renasce graças ao amor da Cartier pelos belos objectos de colecção.

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.