Se é daquelas pessoas que anda sempre a correr e as suas férias perfeitas são passadas a bordo de um luxuoso iate, pare para ler este artigo. Barefoot Luxury é a nova tendência no turismo de luxo, num apelo à vida simples, experiências autênticas e sustentabilidade. O conceito já conquistou inúmeros adeptos em todo o mundo, mas não precisa de sair de Portugal para encontrar verdadeiras preciosidades. Deixamos-lhe algumas sugestões.
Todos nós já sonhámos, nem que seja por breves instantes em conseguir um gadget de última geração, ter um modelo exclusivo de alta relojoaria ou gozar férias numa ilha longínqua e paradisíaca. Hoje sonhamos também em ter tempo, e consegui-lo é o derradeiro luxo.
Corremos de manhã à noite, apetrechados de tecnologia e com os olhos colados aos ecrãs para que nada do que acontece no mundo nos passe ao lado, na tentativa última de cumprir a nossa agenda diária. Desejamos avidamente uma desaceleração deste nosso ritmo frenético, uma vida pau- sada, com vagar para nos reencontramos de forma genuína connosco próprios, com os outros e para nos conectarmos de novo com a natureza.
Esta busca incessante de tempo para desligar e relaxar é um valor em alta, que está no centro das atenções. O movimento SLOW LIFE – Sustainable Local Organic Wellness Learning Inspiring Fun Experiences ganha cada vez mais adeptos, numa revo- lução subtil que contraria a nossa obsessão com a velocidade e vai alterando a nossa forma de estar e de viver, em que a redes- coberta do que é ter uma vida harmoniosa é prioridade absoluta.
BAREFOOT LUXURY:
VIAGENS AUTÊNTICAS, COM BOM GOSTO
Associado a este conceito surge outro que se tornou uma das grandes tendências no turismo de luxo: o Barefoot luxury. Mas desengane-se quem está já a pensar em resorts de luxo, cocktails à beira mar e pés na areia. Barefoot Luxury vai mais além. Convida-nos a adoptar um estilo de vida simples num hotel de alto nível, a ter experiências autênticas em total respeito pela cultura e a comunidade local. É um turismo fortemente comprometido com princípios de sustentabilidade, privilegiando materiais naturais de origem local na decoração do espaço, gastronomia baseada no conceito farm-to-table e uma oferta de actividades focadas na descoberta do “eu”, no bem-estar e na plena comunhão com a natureza.
Uma especialista norte-americana em comportamentos de consumo e motivações dos consumidores de luxo, Pam Danziger, referiu numa entrevista estarmos a assistir a “uma mudança geracional que está a redefinir os padrões de consumo no segmento de luxo”, incluindo nas viagens. Esta mudança é sobretudo impulsionada pelos millennials, que, diz ela, “privilegiam a substância em detrimento do estilo” e as suas opções de consumo “reflectem aquilo que são e não o dinheiro que podem gastar”. Procuram, por isso, “experiências reais, diferentes, com significado e que transformam as suas vidas. Querem sujar as mãos, os pés e experienciar verdadeiramente os destinos e os habitantes locais”.
Saborear uma refeição com os produtos que nós próprios colhemos na horta ou pisar as uvas da “nossa vindima” deixaram de ser uma excentricidade e passaram a ser actividades cada vez mais requisitadas e apreciadas. Desligar o telefone e entregar-se de corpo e alma a um retiro de ioga, meditação ou um dia de Spa é uma necessidade tão real como aproveitar a tranquilidade, respirar lentamente e ter tempo para não fazer nada
SUBLIME COMPORTA:
NATUREZA INTOCADA
“Aqui o tempo pára”. É a promessa do Sublime Comporta, um lugar rodeado por pinheiros mansos, lagoas, dunas selvagens, arrozais e extensos areais das praias da costa Atlântica, numa região agraciada pela beleza natural.
Neste exclusivo hotel a uma hora de Lisboa, vive-se uma vida amena e reencontra-se tudo o que é genuíno, num ambiente onde impera a natureza e o conforto.
Basta entrar neste local para fugir do reboliço quotidiano e encontrar a serenidade absoluta, mas o hotel intensifica-a com as suas ofertas únicas. Retiros revigorantes desenvolvidos por equipas de especialistas em várias áreas irão garantir-lhe uma sensação de enorme bem-estar e conexão. Actividades de meditação, yoga, pilates ou nutrição ajudam a tonificar e purificar o corpo, tranquilizar a mente, gerir o stress e promover estilos de vida mais saudáveis. Mas, se não resiste aos sabores tradicionais com tempero alentejano, entre sem qualquer sentimento de culpa num dos restaurantes do hotel e deixe-se surpreender pela originalidade dos chefs e dos arquitectos que criaram os espaços. No “Sem Portas” – inspirado nos antigos celeiros da zona pela mão dos arquitectos José Alberto Charrua e Miguel Câncio Martins – dá-se primazia à cozinha sazonal, que respeita os ciclos da natureza e preserva a autenticidade dos produtos colhidos na sua época, quase sempre provenientes de produtores locais. Se procura uma experiência mais intimista, reserve o seu lugar ao balcão do “Food Circle”, situado em pleno jardim biológico do hotel, de onde chegam alguns dos ingredientes com que o chef confecciona a sua refeição à vista de todos. Aqui apenas são usados métodos de cozinha ancestral, onde o fogo assume lugar de destaque, numa recriação que traz à memória as nossas raízes.
Para explorar a região, os passeios a cavalo já foram celebrizados – mas nem por isso são dispensáveis –, mas o que não vai mesmo querer perder são as visitas a um dos únicos portos de pesca artesanal da Europa, o Cais Palafítico, de onde pode sair com um pescador local ou apenas apreciar um pôr-do-sol deslumbrante.
SIX SENSES DOURO VALLEY:
LIGAR AS PESSOAS AO MUNDO REAL
A marca Six Senses é conhecida mundialmente pela recomendação que dá aos seus hóspedes à chegada ao hotel: “no news, no shoes”. Uma prática que está em absoluta conformidade com a missão que expressa: “ajudar as pessoas a voltarem a ligar-se consigo mesmas, com os outros e com o mundo que as rodeia”.
Quem chega ao Six Senses Douro Valley poderá ou não viver a experiência descalço, mas o ambiente que encontra irá, com certeza, ligá-lo a tudo o que está à sua volta. Num hotel situado numa encantadora quinta do século XIX, em pleno vale do Rio Douro, não será de estranhar que a oferta de actividades em torno da cultura do vinho seja tão abundante.
Belíssimos cruzeiros no rio Douro, um curso sobre vinhos do Douro e do Porto, visitas a quintas históricas onde pode conhecer os produtores de vinho da região, são experiências enriquecedoras que não quererá perder. A oportunidade única de ser enólogo por um dia está também ao seu alcance e, durante a época da vindima, poderá participar, lado a lado com os habitantes locais, na antiga tradição de pisar as uvas a pé.
Para revitalizar mente e corpo, o Spa Six Senses oferece-lhe tratamentos e programas de assinatura e terapias de inspiração local, algumas das quais à base de uvas e citrinos.
Degustar uma saborosa refeição no restaurante do hotel é um prazer imperdível, sendo que a maioria dos produtos provém do vale verdejante do Douro, das hortas circundantes e também da horta orgânica do hotel, onde são produzidos legumes e ervas aromáticas, ingredientes que são colhidos na hora, para garantir um sabor rico e genuíno.
AREIAS DO SEIXO:
O CHARME DA SIMPLICIDADE
“Um lugar onde o tempo pára e o tempo dá-lhe tempo para se reencontrar.” É desta forma que se apresenta o hotel Areias do Seixo, uma unidade de charme em Santa Cruz, rodeada de mar, dunas e pinhal, onde simplesmente apetece estar e sentir cada momento, saboreando a simplicidade num ambiente onde todos os elementos, desde o design do hotel à filosofia que pratica, assentam no conforto e nos princípios de turismo sustentável.
Os quartos não têm televisão, mini-bar ou ar condicionado, mas são providos de alma e lareiras quentes. Os pequenos-almoços acontecem sem hora marcada e, no final da tarde, há vinho tinto ao calor do fogo.
A vida da cozinha começa todos os dias na horta biológica do hotel, onde crescem frutas, legumes e ervas aromáticas, dando um sabor único e saudável à gastronomia do restaurante. Com uma cesta de vime na mão, o Chef passeia pela horta para colher os ingredientes que vão da terra para o seu prato. E os hóspedes são convidados a fazer o mesmo. Auxiliados pelos agricultores da região, colhem os produtos para preparar a sua própria refeição, inspirados pela companhia do Chef. No final, delicie-se no restaurante a ver o mar.
As sugestões que o hotel dá aos seus hóspedes são incontáveis: partir à descoberta dos cantos e recantos das Areias do Seixo com uma manta e um cesto de piquenique, respirar a natureza a plenos pulmões numa caminhada pelas dunas ou num passeio de bicicleta, explorar a fauna e a flora da região. Se deseja desligar do mundo e ir ao encontro da sua descoberta pessoal, os tratamentos de Spa, a prática de ioga ou até uma leitura de aura são uma excelente opção.
VILA JOYA:
O PARAÍSO NA TERRA
“Um dia pode mudar toda a sua vida”. A frase é usada pelo Vila Joya para caracterizar a sua experiência de Sound Healing & Yoga, mas sintetiza na perfeição toda a vivência neste hotel de cinco estrelas, um pequeno palácio oriental de inspiração mourisca, onde se respira uma magnífica atmosfera de elegância, na zona de Albufeira.
O seu ex-libris é o restaurante do Chef Dieter Koschina, que se mantém no topo dos melhores restaurantes mundiais, galardoado com duas estrelas Michelin, onde o menu combina produtos locais com técnicas de cozinha do Norte da Europa.
Juntar-se ao Chef Koschina para desfrutar de uma experiência culinária única é um dos momentos altos proporcionados pelo Vila Joya, mas jantar na cave de vinhos na companhia do sommelier Arnaud Vallet é igualmente um prazer imperdível. Com uma selecção de doze mil garrafas dos melhores vinhos mundiais e portugueses, a cave de vinhos do Vila Joya é uma autêntica raridade, aberta a degustações durante todo o ano, mediante reserva.
Se a sua mente pede relaxamento e regeneração para reencontrar o equilíbrio interior, o Vila Joya abre-lhe uma porta para o paraíso. Pode começar com a prática de ioga, unificando corpo, mente e espírito através da respiração, entregar-se depois aos tratamentos de Spa focados no fluxo de energia, activação dos sentidos, saúde e beleza, atingindo o seu auge ao usufruir da sauna, banho de vapor e banheira de hidromassagem colocadas ao ar livre.