
O maior evento relojoeiro do ano já terminou.
Descubra algumas das novidades que foram apresentadas na Baselworld 2016.
1. Blancpain Ladybird

Numa época em que a tendência dos relógios mini para senhora regressa, a Blancpain reinventa os códigos do Ladybird ao apresentá-lo numa versão extraplana.
Revelado em 1956, este relógio era na época equipado com o movimento redondo mais pequeno do mercado. 60 anos mais tarde, o seu perfil fino em ouro branco ressaltado por diamantes mantém-se a encarnação elegante do savoir-faire técnico da Blancpain.
Por baixo das suas roupagens brilhantes, bate um minúsculo movimento de corda automática equipado com uma espiral de silício. Com um mostrador em madrepérola, esta peça do tempo é limitada a 60 exemplares.
2. Hublot Big Bang Unico Safira

Depois de vários relógios totalmente negros ou opacos, em 2016, a Hublot faz uma reviravolta e aspira à transparência absoluta.
Assim, o novo Big Bang Unico Safira apresenta a luneta, caixa, fundo de caixa e vidros integralmente produzidos em safira. Por baixo do mostrador transparente e sob todos os ângulos, o calibre de manufactura Unico, nomeadamente a roda de colunas do cronógrafo, nunca foi tão visível como nesta edição limitada a 500 exemplares.
3. Girard-Perregaux 1966 Esqueleto

O novo 1966 Esqueleto convida a um passeio poético ao coração da mecânica. O movimento desta peça foi esqueletizado para criar um equilíbrio gráfico perfeito. O contraste estético entre o trem de engrenagens revestido a ródio e o tratamento antracite da platina e das pontes é uma exortação a uma viagem ao centro de um labirinto, onde a matéria inerte ganha vida e os órgãos respiram. Desta cenografia milenar emanam todos os detalhes realizados à mão pelos artesãos relojoeiros.
A hora é então um pretexto para revelar o relógio mecânico na sua dimensão de objecto de arte: os 173 componentes convertem-se numa espécie de pinceladas sobre a tela de um mestre.
4. Jaquet Droz Grande Seconde Off-Centered Onyx

Em 2016, a Jaquet Droz revisita o icónico Grande Seconde através de um modelo sóbrio no qual a estética do 8 se descentra e onde os dois anéis se entrelaçam numa aura de mistério.
Disponível numa caixa de 43 mm em aço, com coroa descentrada, o Grande Seconde Off-Centered Onyx mergulha na escuridão ao apresentar um mostrador em ónix preto polido.
5. Harry Winston Premier Moon Phase

Em 2016, a Harry Winston revela o poético Premier Moon Phase 36mm, cujo destaque vai para a exibição das fases da Lua.
No novo modelo, ao contrário do que sucede na maioria dos relógios com esta complicação, a Lua não desaparece por completo ao completar o seu ciclo. Ao invés, o astro dourado esconde-se debaixo de uma delicada “rede” de madrepérola, sendo iluminado pelo brilho de 104 diamantes.
6. Bulgari Octo Ultranero

Em 2016, a Bulgari aposta no preto total e lança a nova linha Octo Ultranero. Os novos relógios, que aliam o tratamento DLC preto ao ouro rosa, declinam-se em três modelos: Octo Solotempo Ultranero (disponível em duas versões: preto total ou com luneta em ouro rosa), Octo Velocissimo Cronógrafo Ultranero e Octo Finissimo Turbilhão Ultranero.
7. Bulgari Serpenti Incantati

A Bulgari reinterpreta de forma inédita o tema da serpente, ao apresentar o novo Serpenti Incantati. Um modelo cuja estética redesenhada se transforma, pela primeira vez, numa serpente que se enrola ao redor do mostrador.
Mais suaves e contemporâneas, as curvas sensuais do lendário réptil rodeiam o pulso de diamantes e rubelitas. Um relógio-jóia, cujo movimento perpétuo destila o seu encanto em quatro versões de ouro rosa ou branco revestido a pedras preciosas.
8. Omega Seamaster Planet Ocean 600m Master Chronometer

Em 2016, a linha Seamaster Planet Ocean recebe um novo membro que se distingue dos seus antecessores em alguns detalhes: novo movimento, novo tamanho, novo mostrador, novos materiais e nova correia.
De facto, o Omega Seamaster Planet Ocean 600m Master Chronometer encerra o calibre 8801 com a nova certificação Master Chronometer (uma estreia na colecção); a caixa de 39,5 mm apresenta-se em ouro sedna com luneta em Ceragold e emoldura um mostrador de cerâmica cor de chocolate. Finalmente, a correia combina borracha e pele de crocodilo.
9. Omega Speedmaster Cronógrafo Fases da Lua Master Chronometer

O novo Omega Speedmaster Cronógrafo Fases da Lua Master Chronometer destaca-se pela representação realista da Lua. O astro apresenta-se tão semelhante ao original que, um olhar mais atento, revela a lendária pegada do astronauta.
Fiel ao seu nome, este relógio apresenta as fases da Lua, que, graças ao mecanismo de alta precisão do Omega Speedmaster, apenas precisam ser ajustadas de 10 em 10 anos.
Equipado com o movimento coaxial 9904, certificado Master Chronometer, o Speedmaster Cronógrafo Fases da Lua destaca-se ainda pelo mostrador azul escovado, pela luneta em cerâmica, pela caixa em aço e pela utilização de liquid metal na escala taquimétrica, uma estreia nesta colecção.
10. Breitling Avenger Bandit

O novo Breitling Avenger Bandit é um cronógrafo certificado COSC que vive ao ritmo das descolagens e aterragens nos porta-aviões. Estas fortalezas do mar ditam exigências que a Breitling integrou no Avenger Bandit: caixa de 45 mm em titânio, luneta giratória graduada, relevo anti deslizante da coroa aparafusada e dos botões do cronógrafo e correia em cauchu forrada com uma fibra têxtil de alta tecnologia, resistente e leve.
11. Chanel

Em 2016, a colecção Première Rock Pop da Chanel recebe dois novos modelos, um em rosa, outro em turquesa, enquanto a linha J12 multiplica variações. Já o relógio Boy.Friend surge em aço ou ouro pavé.
No campo dos Métiers d’Art, a Chanel revela os modelos Mademoiselle Privé Coromandel Glíptica. No universo da joalharia, a Maison apresenta o relógio secreto Signature Diamante ou Morganita Les Éternelles de Chanel.