O norte da Tanzânia guarda locais onde a Natureza é gloriosa. Este é “o berço da Humanidade” e é aqui, nas planícies intermináveis do Serengeti, que encontramos o Singita Grumeti Reserve, uma reserva privada cujos lodges estão classificados entre os melhores do mundo.
O voo no pequeno Cessna Caravan que nos leva até ao nosso destino é o melhor cartão-de-visita da Tanzânia, um dos países mais bonitos da África Oriental, com um total de 15 parques nacionais. Com o privilégio acrescido de estar sentada ao lado do piloto, a viagem tem tanto de cinematográfico como de inesquecível.
Sobrevoamos o Lake Manyara, numa depressão do Rift Valley. Seguem-se as florestas e a imensa cratera de Ngorongoro, até que, subitamente, a paisagem torna-se plana. A nossos pés está a “planície sem fim” ou “siringit”, como foi baptizada pelo povo masai a grandiosa savana que se prolonga até à famosa reserva Masai-Mara, já no Quénia.
O Parque Nacional do Serengeti é um dos mais antigos ecossistemas do mundo, Património da Humanidade, Reserva da Biosfera onde, todos os anos, é possível assistir à migração de mais de um milhão de gnus e zebras, um dos mais fascinantes espectáculos do mundo natural.
Quanto a nós, dirigimo-nos à Singita Grumeti, uma reserva privada a noroeste do Serengeti, com a mesma dimensão do Masai-Mara, mas que, ao contrário desta reserva nacional superlotada por hotéis, engarrafamentos de jipes e milhares de turistas à procura dos Big Five, só recebe um máximo de 90 hóspedes de cada vez!
1 of 4
Na verdade, a Singita Game Reserves é uma das mais exclusivas cadeias de lodges e acampamentos de luxo do mundo. Singita ou “lugar de milagres” foi fundada em 1993 com um único lodge, na África do Sul e, em pouco tempo, ganhou fama pelos serviços de excepção, beleza das propriedades e preços que deixam de fora o comum dos mortais.
O Cessna inclina ligeiramente para a esquerda, avisto uma manada de elefantes a beber junto a um rio e, logo depois, uma pista de terra batida: “Sasakwa airstrip”, anuncia o piloto. Propriedade do multimilionário norte-americano Paul Tudor Jones II, esta reserva privada de 140 mil hectares iniciou uma nova vida depois de ter estado durante anos a saque de caçadores furtivos. Hoje, sob a gestão profissional da Singita, tem novas regras, promovendo, junto da população local, a urgência da agricultura sustentável e da preservação das espécies.
É certo que aqui os animais são mais assustadiços e difíceis de observar do que em outros parques, mas, como contrapartida, temos quase em exclusividade uma reserva de dimensões gigantescas e a possibilidade de sair em safari off-road, algo que, nos parques nacionais, é estritamente proibido. Outra das vantagens do Singita Grumeti é que possui quatro lodges distintos e a possibilidade de combinar numa única estadia experiências de safaris completamente diferentes.
1 of 4
O Faru Faru Lodge, por exemplo, fica situado numa pequena elevação na curva do Rio Grumeti e simula um acampamento de botânicos, de design contemporâneo, com nove suites, dotadas de uma imensa parede de vidro que funciona como ecrã directo para a vida selvagem. Nem precisa sair do quarto para ver as gazelas ou até leões que vêm beber ao charco, mesmo em frente.
Idealizado para quem sonha com o templo dos grandes exploradores, o Sabora Tented Camp é uma reminiscência do passado, embelezado com doses de romance dignas de Karen Blixen. Todos os objectos de decoração, sofás, tapetes e móveis de campanha são originais, não faltando baús de mogno, lanternas e ventoinhas a povoar as tendas. Aqui, os jantares fazem-se ao ar livre, sob uma grande acácia ou à fogueira, e na companhia de um gin tónico.
As planícies do Serengeti são sublimes e só comparáveis à experiência de safari proporcionada pelos lodges Singita
Já Sasakwa, no alto de uma colina, é a grande dama do Singita Grumeti. Uma imponente casa de estilo colonial, uma verdadeira mansão no coração de África, a cujo luxo é fácil habituarmo-nos. Oferece 10 villas com grandes alpendres, lareiras, lustres, sofás em pele, biblioteca, sala de jogos, piscinas, spa, campos de ténis e todos os confortos inimagináveis no fim do mundo.
1 of 4
Para quem viaja em família ou com amigos, existe a Serengeti House, uma casa que funciona como uma residência privada dentro da reserva. E, por último, o Singita Explore, um acampamento móvel (com chef e guias privados) que pode ser montado em locais únicos, garantindo uma experiência ainda mais personalizada e exclusiva, particularmente atraente para quem procura regressar às origens.