O Esporão desafiou os fotógrafos Diogo Marecos Duarte e Mateus Sousa Araújo a descobrirem a biodiversidade da Herdade do Esporão e o resultado está agora em exposição no Enoturismo.

Localizada em Reguengos de Monsaraz, Alentejo, a Herdade do Esporão, local onde são produzidos vinhos e azeites de referência em Portugal, é habitat de uma grande diversidade de espécies de fauna e flora. A protecção da biodiversidade é um dos compromissos assumidos pelo Esporão, no âmbito da sua responsabilidade ambiental, e tem como objectivo contribuir para a preservação do ecossistema da Herdade do Esporão, promovendo o equilíbrio dos solos, culturas livres de pragas, a qualidade dos frutos e a produção dos vinhos ambicionados pelo Esporão.

Garça Real
Garça Real

Para documentar a riqueza da biodiversidade da Herdade do Esporão, foi lançado o desafio aos fotógrafos Diogo Marecos Duarte e Mateus Sousa Araújo para  revelarem o universo vivo e dinâmico que povoa a propriedade. O levantamento de imagens decorreu entre Março e Outubro 2012, tendo sido captadas cerca de 150 espécies de fauna, entre as quais foram seleccionadas 29 espécies, representativas do património natural da Herdade. O resultado está agora patente numa exposição de fotografia no enoturismo da Herdade do Esporão.

Pato de Bico Vermelho
Pato de Bico Vermelho

“Território com Vida” é o nome desta exposição, onde estão representadas várias espécies que habitam na Herdade, nomeadamente na zona envolvente da albufeira, onde podem ser avistadas várias famílias de aves, como a Garça-real, a Cotovia-de-poupa, a Águia-cobreira e o Guarda-Rios, mamíferos como o Sacarrabos, a Raposa e a Lebre Ibérica e uma larga diversidade de outros animais, entre anfíbios, répteis e insectos. Muitas das espécies são já raras ou pouco comuns no nosso país, como o Mergulhão-de-crista, a Franga-d’água, o Pato-de-bico-vermelho ou a Perdiz-do-mar.

Sapo Corredor
Sapo Corredor

Para além da oferta gastronómica regional do restaurante e winebar e dos programas tradicionais de enoturismo, como as visitas às vinhas e provas vínicas, a Herdade do Esporão disponibiliza programas para observação da fauna e flora, como passeios a pé, de bicicleta ou jipe, birdwatching, picnics nos jardins, entre outros. Os roteiros incidem sobretudo nas zonas húmidas, onde se concentram a grande maioria das espécies, que incluem a albufeira, a ribeira da Caridade e o rio Dejebe.

Turbilhão
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.