No zodíaco oriental, 2012 é o ano do dragão. Para o celebrar, várias marcas de relojoaria apresentaram modelos inspirados nesta efeméride.

No zodíaco oriental, 2012 é o ano do dragão. Para o celebrar, várias marcas de relojoaria apresentaram modelos inspirados nesta efeméride. O resultado, na maioria dos casos, foram relógios decorados com dragões. Contudo, a Blancpain inovou e destacou-se de todos os outros ao apresentar uma peça do tempo única. Trata-se do Villeret Calendário Tradicional Chinês, um relógio com calendário perpétuo pouco usual, dado que combina o calendário gregoriano com o chinês.

calibre

Um dos sistemas mais antigos ainda em utilização actualmente, o calendário tradicional chinês é lunissolar e utiliza a Lua Nova para marcar o início de cada mês. Dado que o calendário chinês contém 12 meses lunares, com 29 ou 30 dias, o ano lunar é cerca de 11 dias mais pequeno do que o ano solar. A solução passa por, ocasionalmente, inserir um mês extra no calendário (daí o novo ano chinês não ser sempre na mesma data). Outra característica do calendário chinês é um ciclo de dez anos (os Dez Troncos Celestes), baseado no Yin e Yang e nos 5 Elementos, combinado com um ciclo de 12 anos, baseado nos 12 animais do Zodíaco Chinês.

A combinação destes dois ciclos produz um ciclo de seis anos (o jiǎzǐ) que determina o animal e elemento sob o qual uma pessoa nasce, formando a base da astrologia chinesa. Por outro lado, cada dia é dividido em 12 unidades em vez de 24 (correspondentes aos 12 animais do zodíaco), o que significa que uma hora chinesa é equivalente a duas horas ocidentais.

Todos estes elementos são registados no mostrador esmaltado grand feu do Blancpain Villeret Calendário Tradicional Chinês. O sub-mostrador às 12h indica as horas e os seus símbolos correspondentes, enquanto a janela por cima mostra o signo do zodíaco do ano actual. O sub-mostrador às 3h, com o símbolo yin-yang ao centro, apresenta os símbolos dos 5 elementos e os troncos celestes, e aquele às 9h indica o mês, data e mês bissexto tradicionais chineses.

As horas e minutos do dia de 24 horas convencional são reveladas pelos ponteiros ao centro do mostrador, enquanto um ponteiro serpente indica o dia do mês de acordo com o calendário gregoriano. As fases da Lua, um elemento chave nos calendários completos da Blancpain, também estão presentes, às 6h.

blancpain_big_chinese_732pxw

O cérebro no coração deste calendário é o calibre automático 3638, composto por 434 peças e com sete dias de reserva de marcha. Apesar da complexidade, todas as indicações deste relógio podem ser facilmente ajustadas através de cinco correctores integrados sob as asas. O Blancpain Villeret Calendário Tradicional Chinês está disponível numa caixa de 45mm em ouro vermelho ou numa edição limitada a 20 peças em platina, com rotor em ouro branco, engastado com um rubi de Madagáscar e gravado com um dragão.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


icon-Movimento
MOVIMENTO

icon-Movimento
CAIXA

icon-Movimento
MOSTRADOR

icon-Movimento
BRACELETE


A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.