A Blancpain revisita alguns dos seus modelos mais icónicos, actualizando-os técnica e esteticamente numa adaptação à modernidade, sem nunca perder o ADN da marca.

Fifty Fathoms Tourbillon 8 Jours

A célebre colecção Fifty Fathoms da Blancpain recebe um modelo que combina o design desportivo da linha com uma das mais apreciadas e complexas complicações relojoeiras: o turbilhão. Trata-se pois do novo Fifty Fathoms Tourbillon 8 Jours, um modelo disponível em ouro rosa ou titânio grau 23. O novo relógio segue os passos de uma iteração anterior do Fifty Fathoms Tourbillon 8 Jours, lançado pela primeira vez no final de 2010, removendo o indicador de reserva de marcha padrão da versão anterior e adicionando uma cor azul moderna para um look mais limpo e contemporâneo.

A caixa de 45 mm, resistente à água até 300 metros, é particularmente familiar para os fãs dos modelos Fifty Fathoms anteriores. Os elementos notáveis incluem uma luneta unidireccional com uma inserção de vidro de safira abobadado azul, o triângulo omnipresente na posição das 12 horas na escala de mergulho, bem como protectores subtis que protegem uma grande coroa canelada.

Sob o vidro de safira, o mostrador azul com decoração raio-de-sol complementa a paleta de cores usada na luneta e destaca-se pela presença do grande turbilhão voador, na posição das 12 horas. Embora impressionante, o turbilhão visível através da abertura no mostrador é apenas um dos elementos do Calibre Blancpain 25C que alimenta o relógio. Visível através do fundo da caixa em vidro de safira, este movimento automático é notável não só pelo seu acabamento e decorações, mas também pelas 192 horas de reserva de marcha, ou seja, oito dias.

Fifty Fathoms Bathyscaphe Titânio

A Blancpain expande a colecção Fifty Fathoms Bathyscaphe com um novo modelo em liga de titânio de alta qualidade. Embora a marca utilize o titânio desde o início dos anos 1960 numa linha especial de modelos Fifty Fathoms MILSPEC II produzidos para as equipas de eliminação de bombas da Marinha dos EUA, esta é a primeira vez que este material é utilizado num modelo Bathyscaphe.

Deste modo, a caixa de 43 mm do novo Fifty Fathoms Bathyscaphe é produzida em titânio Grau 23, uma liga que contém alumínio e vanádio e que, embora seja raramente utilizada na indústria relojoeira, garante maior resistência à fadiga e uma biocompatibilidade única.

Resistente à água até 300 metros, a caixa está equipada com uma luneta unidireccional em titânio com inserção de cerâmica e marcadores Liquidmetal, que emolduram um mostrador de cor antracite com acabamento acetinado vertical feito à mão.

Este relógio é alimentado pelo calibre automático 1315 que bate a 28.800 alternâncias por hora e possui três tambores de corda acoplados em série para uma notável reserva de marcha de cinco dias. Este movimento está equipado com uma espiral em silício, particularmente resistente a choques e campos magnéticos.

O fundo da caixa em vidro de safira permite apreciar o movimento profusamente decorado, assim como a massa oscilante em ouro gravado com o logotipo Blancpain.

O toque final no novo Bathyscaphe em titânio é dado pela bracelete em titânio grau 23 com acabamento acetinado ou pela correia NATO ou em tecido de vela antracite.

Cronógrafo Air Command

A colecção Blancpain Air Command é inspirada num cronógrafo Blancpain dos anos 1950 altamente procurado, produzido em pequenas quantidades. Na esteira do seu antecessor, o novo modelo Air Command está agora disponível em titânio e ouro rosa.

Depois de, em 2019, ter apresentado com grande sucesso um modelo em homenagem ao cronógrafo Air Command original, a Blancpain lança agora uma nova versão num estilo diferente. Desta vez, o novo modelo apresenta-se em azul e possui um acabamento de caixa mais suave. Disponível em ouro vermelho ou titânio grau 23, a caixa de 42,5 mm é resistente à água até 30 metros e alterna superfícies acetinadas e polidas, assumindo um design mais desportivo em comparação com o seu antecessor de caixa totalmente polida e mostrador preto.

Tal como a caixa, a luneta giratória bidireccional apresenta-se em titânio com uma inserção de cerâmica e assume-se como um instrumento de contagem regressiva. Assim, os numerais ou marcadores das horas funcionam no sentido anti-horário, ao contrário dos que habitualmente marcam presença num relógio de mergulho. O Blancpain Air Command possui ainda uma escala taquimétrica.

A dar vida ao novo modelo está o Calibre F388B, um movimento automático com 50 horas de reserva de marcha e cronógrafo de roda de colunas de 1/10 de segundo e embraiagem vertical.

O novo Cronógrafo Air Command é combinado com uma pulseira em pele de bezerro azul com costura branca.

Ladybird Colors

Introduzido em 1956 como um relógio mais pequeno para senhora, o Ladybird da Blancpain rapidamente se transformou num sucesso mundial. Agora, a marca revisita a colecção e apresenta o Ladybird Colors. O novo modelo declina-se em sete variações caracterizadas por mostradores em madrepérola branca adornados com numerais árabes dourados aplicados e levemente arredondados, formando um círculo de horas assimétrico coroado pelo número 12 e destacado por uma faixa de diamantes. Os ponteiros das horas e minutos assumem a forma de folhas de sálvia ocas, enquanto a caixa de 34,9 mm em ouro vermelho ou branco se destaca pela luneta, asas e coroa engastadas com 59 diamantes.

Dentro da caixa bate o calibre de manufactura 1153 profusamente decorado, com mais de quatro dias de reserva de marcha (100 horas), visível através do fundo em vidro de safira e com massa oscilante em ouro e espiral de silício.

O Ladybird Colors está disponível em sete combinações coloridas de caixa e correia. A versão em ouro branco pode ser combinada com uma pulseira em pele de crocodilo branca acetinada, amarelo limão, laranja tangerina ou lilás, enquanto o modelo em ouro vermelho se faz acompanhar por uma correia em pele de crocodilo verde pavão, azul noite ou branca acetinada. Cada pulseira é equipada com um fecho de fivela em ouro ou com fecho de báscula com nove diamantes.