Uma das funções mais úteis em relojoaria, o calendário é também uma das complicações mais fascinantes, sobretudo quando possui uma “memória” mecânica que lhe permite identificar a duração dos meses e dos anos, não necessitando de qualquer intervenção por parte do utilizador. Falamos, pois, do calendário perpétuo.

Um relógio com calendário perpétuo pouco usual, o Blancpain Villeret Calendário Tradicional Chinês combina o calendário gregoriano com o chinês. Este último é lunissolar e utiliza a Lua Nova para marcar o início de cada mês.

598926_1538713630Outra característica do calendário chinês é um ciclo de dez anos, baseado no Yin e Yang e nos 5 Elementos, combinado com um ciclo de 12 anos, baseado nos 12 animais do Zodíaco Chinês. A combinação destes dois ciclos produz um ciclo de seis anos que determina o animal e elemento sob o qual uma pessoa nasce.

927245_1538779810Por outro lado, cada dia é dividido em 12 unidades em vez de 24, o que significa que uma hora chinesa é equivalente a duas horas ocidentais. Todos estes elementos são registados no mostrador do Blancpain Villeret Calendário Tradicional Chinês.

Já as horas e minutos do dia de 24 horas convencional são reveladas pelos ponteiros ao centro do mostrador, enquanto um ponteiro serpente indica o dia do mês de acordo com o calendário gregoriano.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


icon-Movimento
MOVIMENTO

icon-Movimento
CAIXA

icon-Movimento
MOSTRADOR

icon-Movimento
BRACELETE


A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.