A nova Série 6 da BMW, aqui representada pelo seu modelo 650i Cabrio, traz-nos potência, dinamismo, estética, inovação e conforto

Com a apresentação internacional feita nas estradas portuguesas, mais concretamente num circuito que nos levou de Lisboa até à Serra da Arrábida, a BMW acaba de desvendar ao mundo a sua nova Série 6 anunciada como tendo o mais alto nível de dinamismo, estética, luxo e inovação.
Os modelos da Série 6 têm um longo historial de mais de 75 anos, e temos de recuar ao ano de 1937 para vermos o modelo que lhe deu origem, o BMW 327 Sportcoupé, que logo conquistou admiradores. Agora, muitos anos passados, que dizer desta nova vaga aqui representada pelo 650i Cabrio, embora existam também as carroçarias Coupé e Gran Coupé.

BMW_650i_Convertible_104
BMW 650i Convertible

Ainda que não tenha sofrido grandes modificações (a Série 6 já atingiu um nível de excelência que dispensa o mudar só por mudar), o desenho das suas linhas continua elegante e a exibir uma imagem de marca da BMW nos seus modelos descapotáveis e que se caracteriza pela imagem de uma lancha rápida quando a capota têxtil está aberta.
Aquelas que poderão ser as grandes inovações, para além de desenvolvimentos em matéria de dinamismo e eficiência, têm a ver com o novo Head Up Display que apresenta uma óptima definição de imagem e oferece ao condutor um sem número de informação que vai da velocidade, e da navegação até aos sinais de trânsito, entre outros. Igualmente de destacar os novos faróis LED e os faróis de nevoeiro com três diodos.

BMW_650i_Convertible_146

O que mais nos entusiasma é o seu motor V8 a gasolina com 450 cv de potência que provou estar à altura em todos os momentos que se nos deparavam as sinuosas curvas da Arrábida. Com um caixa automática Steptronic de 8 velocidades e um óptimo controlo dinâmico da suspensão, provámos que potência até pode casar muito bem com conforto a bordo.
E já que falamos de habitáculo, não podemos ignorar o ambiente de requinte e qualidade que se vive aí. E com tantos atributos, a BMW até nos oferece uma ‘gracinha’ que nos chega até aos nossos ouvidos saída dos escapes desportivos: existe uma borboleta que pode ser regulada pelo condutor para lhe dar um som de escape ao seu gosto. E que som!

Juntando a tudo isto, o prazer de saborear todo o idílico cenário da Arrábida a céu aberto, parece-me que não podemos exigir mais. Um sonho.

Ficha Técnica

BMW 650i Cabrio

Motor: gasolina, 8 cilindros em V
Cilindrada: 4395 cc
Potência: 450 cv/5500 rpm
Transmissão: traseira; caixa automática de 8 velocidades
Compr/Larg/Alt: 4894/1894/1365 mm
Peso: 2005 kg
Veloc. máxima: 250 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h: 4,6 s
Consumo misto: 8,9 l/100 km
Emissões de CO2: 208 g/km

VIAJosé Manuel Moroso
José Manuel Moroso integrou os quadros do EXPRESSO como jornalista e aí trabalhou em várias áreas durante mais de 20 anos. Foi durante muitos anos responsável pela famosa secção Gente (Expresso), substituindo Pedro d’ Anunciação, passou pela política, foi editor de desporto, editor dos Guias do Expresso e do Livro da Boa Cama e da Boa Mesa e editor da Sociedade. Especializou-se, também, em críticas de vinhos e a escrever sobre relógios. Transitou, depois, para o jornal Sol, acompanhando a anterior direcção do EXPRESSO, onde se manteve nove anos, até ao final de 2015.