Breguet Marine Hora Mundi

Novidades 2022

3178

A colecção Breguet Marine acaba de receber o Hora Mundi, um relógio de viagem com mecanismo saltante instantâneo de segundo fuso horário e indicações sincronizadas de data e dia/noite.

Lançado em 2011 na colecção Breguet Classique e protegido por quatro patentes, o Hora Mundi junta-se agora à frota náutica Marine com a sua prática complicação que permite alternar entre dois fusos horários apenas com um toque num botão. Graças a uma memória prodigiosa que calcula a hora e a data através de um intrincado sistema de cames, martelos e um diferencial integrado, o Hora Mundi é um dos relógios GMT mais complexos do mercado, mas também um dos mais fáceis de manusear.

De facto, enquanto a maioria dos modelos GMT convencionais designam os ponteiros centrais para indicar a hora local, sendo a hora de referência exibida através de um ponteiro de horas central adicional vinculado a uma escala de 24 horas no mostrador, através de um aro rotativo ou de submostradores, no Hora Mundi não é assim que acontece. Neste modelo, são os ponteiros centrais que indicam a hora local e a hora de referência a pedido. E não são apenas os ponteiros centrais que saltam instantaneamente, indicando a hora de referência ou a hora local, mas a janela de data e o indicador dia/noite também saltam. Para que a “magia” aconteça, basta puxar a coroa e seleccionar o fuso horário pretendido e pressionar o botão às 8h para que o Breguet Marine Hora Mundi forneça a hora, a data e a indicação dia/noite correspondentes.

As indicações assentam num mostrador em ouro com fundo azul com padrão ondas realizado à mão. As ondas estendem-se até à costa dos continentes, cujas linhas costeiras são delineadas por uma linha turquesa metálica. Uma placa adicional em vidro de safira com meridianos metalizados cobre os continentes e abriga os numerais romanos que são tratados com material luminescente. A escala dos minutos com as flâmulas e pontos náuticos também é luminescente, assim como os ponteiros clássicos Breguet.

Ainda no mostrador é possível visualizar a janela de data rectangular arqueada ao meio-dia e, na posição oposta, às 6h, a janela arqueada das cidade. Às 4h está o indicador dia/noite com um Sol em ouro rosa martelado à mão e uma Lua revestida a ródio.

Disponível numa caixa de 43,9 mm em ouro branco ou rosa, o Breguet Marine Hora Mundi é alimentado pelo calibre de manufactura 77F1, visível através de uma abertura em vidro de safira no fundo da caixa. Trata-se de um movimento automático alimentado pelo rotor em forma de leme náutico, com módulos patenteados adicionais para a exibição do duplo fuso horário de salto instantâneo e roda de memória mecânica programável. A roda de balanço bate a uma frequência de 28.800 alt/h e o escape é produzido em silício para proteger da corrosão e do magnetismo.

O novo Breguet Marine Hora Mundi pode ser acompanhado por uma correia em pele, uma pulseira em borracha ou uma bracelete em ouro rosa ou branco.