Directamente inspirado no calibre do relógio por assinatura criado por Breguet, no final do século XVIII, o novo Breguet Tradition Quantième Rétrograde 7597 oferece uma visão aberta do movimento com todas as suas formas arquitectónicas e mostra não apenas as horas e minutos, mas a data retrógrada.

De facto, a colecção Tradition é inspirada numa das peças mais significativas da história  Breguet: o relógio por assinatura. Intencionalmente simples e despojado, o movimento totalmente visível revela um design perfeitamente simétrico. No novo modelo Tradition Quantième Rétrograde 7597, apresenta ainda um mostrador de data retrógrada, complicação que o relojoeiro foi um dos primeiros a desenvolver e que atribuiu a algumas das suas criações mais conhecidas.

No novo Tradition 7597, uma caixa estriada de 40 mm em ouro branco ou rosa emoldura o calibre 505Q com corda automática, equipado com um escape de alavanca invertido em linha com garras de silício, bem como com uma mola de balanço Breguet também em silício. O rotor em ouro, visível através do fundo transparente da caixa, é uma reminiscência dos Perpetuelles, ou primeiros relógios automáticos.

Perfeccionista, preocupado tanto com a tecnologia como com a estética, Abraham-Louis Breguet desenhou um movimento cuja modernidade é surpreendente até hoje. Ao longo dos séculos, este design permanece na base da linha Tradition: posicionado no centro, o grande tambor de corda é encimado por um trem de engrenagens simetricamente colocado. Como tal, a roda central, às 8h, acciona o mecanismo de oscilação do mesmo tamanho, às 4h. Este é equipado com o famoso pare-chute inventado pelo mestre relojoeiro, o predecessor de todos os mecanismos anti-choque actuais e elemento de assinatura da colecção Tradition.

Outra característica específica do novo modelo é o mostrador das horas e minutos que, excentricamente posicionado às 12 horas e produzido em ouro, é inspirado no de alguns relógios Breguet. Como tal, o novo Tradition 7597 apresenta uma escala das horas com algarismos romanos, rodeada por um delicado padrão Clous de Paris, que serve como pano de fundo para os ponteiros Breguet azuis.

No interesse do equilíbrio, uma indicação da data retrógrada surge posicionada entre as 3h e as 9h e um ponteiro curvo indica a data, movendo-se no plano vertical. Um mecanismo patenteado permite um ajuste fino do ponteiro da data. Este último é multi-camadas, permitindo-lhe “voar” sobre os componentes do movimento. Às 10h, um corretor de rosca permite que os utilizadores ajustem a data com segurança.

Turbilhão
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.