Depois do relançamento, o ano passado, da colecção Chronomat, a Breitling apresenta o novo Super Chronomat numa robusta caixa de 44 mm. O novo modelo inclui várias declinações, incluindo uma acompanhada por uma pulseira com módulo UTC.

A manifestação física de “grande e no comando”, o novo Super Chronomat é um Breitling clássico e um piscar de olhos ao conhecimento e domínio de longa data da marca no mundo dos cronógrafos superdimensionados para pilotos. Nascido em 1984, o Chronomat de 39 mm original foi um tributo ao fascínio da época pelos velozes aviões a jacto e inspirou-se num projecto criado, em 1983, para a equipa italiana de jactos, Frecce Tricolori.

O novo Super Chronomat revisita o design original dos anos 80 e assume-se como o irmão mais musculado. As versões disponíveis incluem o Super Chronomat B01 44 em preto ou azul, o B01 Cronógrafo em ouro vermelho com mostrador e luneta castanhos, e o Super Chronomat 44 Calendário de Quatro Anos em preto ou azul/dois tons, todos disponíveis com correias em borracha, aço (ou ouro no caso do cronógrafo em ouro vermelho) ou aço com o módulo UTC integrado (apenas para o Super Chronomat B01 44).

O Super Chronomat B01 44 possui uma caixa de 44 mm, fundo transparente, é estanque até 200 metros e está equipado com um movimento cronógrafo automático, calibre B01, certificado pelo COSC, com roda de coluna e embraiagem vertical. A luneta apresenta inserções de cerâmica (uma estreia no Chronomat) e as abas da régua, às 3h e 9h, são intercambiáveis, permitindo que a luneta seja usada para contar o tempo decorrido ou contagem regressiva, à semelhança do que acontecia no Chronomat original.

Já o Super Chronomat Calendário de Quatro Anos, mantém o mesmo tamanho de caixa, aqui estanque até 100 metros, e utiliza o movimento Breitling Calibre 19 (baseado no ETA 2892-A2), com cronógrafo e calendário. Em termos de exibições de calendário, este modelo apresenta todas as disponíveis, à excepção do ano bissexto, a saber: dia, data, mês e fases da Lua. Não sendo um calendário anual (que requer ajustes anualmente), este Chronomat utiliza, como o próprio nome indica, um calendário de quatro anos, ou seja, que só necessita ser ajustado nos anos bissextos.