A Casa-Museu Medeiros e Almeida apresenta o livro “Mecânica do Tempo – Os relógios da colecção Medeiros e Almeida”, da autoria de Fernando Correia de Oliveira e de Paulo Anastácio. Esta obra nasce de um trabalho de pesquisa sobre a mais importante colecção de relojoaria do país e uma das mais importantes do mundo.

Fernando Correia de Oliveira, jornalista, investigador do Tempo, Editor-Chefe do Anuário Relógios e Canetas e colaborador da Revista Turbilhão, e Paulo Anastácio, responsável pelo curso de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa, percorrem, ao longo de 416 páginas, a colecção privada de relógios pertencente a António Medeiros e Almeida, com 630 peças divididas em 12 capítulos, desde o século XVI ao século XX.

Este livro conduz-nos ao mundo dos relógios que podem ser admirados na Casa-Museu Medeiros e Almeida, com um acervo de mais de 600 peças do tempo, entre as quais se destaca o relógio de bolso Junot/Wellington, encomendado à Casa Breguet, em 1808, pelo General francês Jean-Andoche Junot. Após a morte do General, o relógio passou por várias mãos, até chegar ao General Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington, o que pode ser considerado uma ironia da História, uma vez que os generais Junot e Wellington combateram entre si, em Portugal, durante as Invasões Francesas, tendo o segundo vencido o primeiro, na Batalha do Vimeiro, em 1808. António Medeiros e Almeida adquiriu o relógio em leilão, em 1964.

Outra peça em destaque na Casa-Museu Medeiros e Almeida é o Relógio de Noite, de 1670, uma tipologia rara que, através de uma candeia de azeite, permitia ver as horas, mesmo no escuro. Foi construído por Edward East (1602-1697), relojoeiro-chefe da corte de Catarina de Bragança e Carlos II.

O livro “Mecânica do Tempo – Os relógios da colecção Medeiros e Almeida” dá também a conhecer o Relógio de Caixa Alta, Luís XV, ricamente decorado, da autoria do relojoeiro Jean Biesta (activo c. 1759-1789) e do ebanista Antoine Foullet (c. 1710-1775). Este é um relógio com diversas complicações, nomeadamente equação do tempo, fases e idade da Lua e calendário do Zodíaco.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.