De linhas poderosas e caixa robusta, o relógio calibre de Cartier, datado de 2010, brilha no jogo de constrastes entre acabamentos acetinados e polidos.

Aqui apresentada em antestreia, a remodelação deste modelo será oficialmente revelada no Salão de Alta Relojoaria de Genebra em Janeiro de 2013.

O modelo Calibre de Cartier surgirá equipado com o novo movimento cronógrafo de manufactura, o calibre 1904-CH MC, e redesenhado nas suas características desportivas.

Agora, equipado com o primeiro movimento cronográfico de manufactura produzido pela Cartier, o relógio Calibre de Cartier Cronógrafo inaugura uma colecção de oito modelos com bracelete de metal. Desde a versão integralmente de aço até à de ouro branco com pedras incrustadas, bem como edições desportivas que radicalizam o espírito ofensivo do relógio Calibre de Cartier e convidam à superação.

Estamos perante um relógio caracterizado por códigos fortes: dos contadores, nas 3 e nas 9 horas; a linha «caminho de ferro» no bisel localizado no ressalto do mostrador; e um número doze romano sobredimensionado. A dinâmica é reforçada pela presença de dois botões de cronógrafo integrados na base do dispositivo da coroa.

O 1904-CH MC é um concentrado de engenhosos sistemas de condução e coordenação das funções de cronógrafo. A roda de colunas, autêntico centro nevrálgico do movimento, coordena com exactidão as três funções do cronógrafo (início, paragem e reposição a zeros).

Este sistema, que caracteriza os melhores cronógrafos, é visível no fundo graças às aberturas da ponte superior. Por outro lado, para garantir a precisão das funções do cronógrafo, o calibre 1904-CH MC está dotado de um acoplamento vertical para eliminar os tradicionais saltos do ponteiro dos segundos ao centro no início e na paragem. O sistema também permite minimizar o consumo do cronógrafo quando está a funcionar sem alterar a reserva de marcha ou a respectiva estabilidade cronométrica.

O regresso a zeros simultâneo de todas as funções do cronógrafo é uma etapa delicada e complexa que requer uma coordenação perfeita. Carter decidiu integrar no calibre 1904-CH MC um martelo linear de regresso para garantir um retorno instantâneo, simultâneo e preciso de todos os ponteiros do cronógrafo qualquer que seja a força exercida no botão.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Calibre de Cartier Cronógrafo

icon-Movimento
MOVIMENTO
Cronógrafo mecânico de manufactura de corda automática calibre 1904-CH.28’800 alternâncias / hora. 48 horas de reserva de marcha.
icon-Movimento
CAIXA
Aço, ouro rosa ou ouro branco. 42mm. Fundo em vidro de safira.
icon-Movimento
MOSTRADOR
Opalino prateado. Horas, minutos e segundos ao centro, data nas 6 horas. Contadores subsidiários nas 3 e nas 9 horas. Numeração romana, doze sobredimensionado.
icon-Movimento
BRACELETE
Aço, ouro rosa ou ouro branco.
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.