Cartier Tank Française | O regresso de um ícone

5064

A Cartier revisita um dos seus modelos mais emblemáticos – o Tank Française – e apresenta uma versão modernizada e mais desportiva deste relógio.

Um ícone há mais de um século, o Cartier Tank requer poucas apresentações. De entre as inúmeras versões deste modelo, está o Tank Française, um relógio originalmente apresentado em 1996 e que tem sido um dos maiores sucessos comerciais da Maison nas últimas décadas. Em 2023, a Cartier revisita este modelo, renovando-o e apresentando-o numa campanha de lançamento dirigida por Guy Ritchie e protagonizada por Catherine Deneuve e Rami Malek.

Antes de nos debruçarmos sobre os novos Tank Française, é importante recuar um pouco no tempo, até às origens do Tank de Cartier, no início do século XX. Durante a Primeira Guerra Mundial, a procura por novas formas levou à criação deste modelo de estilo e trajectória incomparáveis, um design resolutamente moderno e elegante com uma face quadrada e uma correia integrada entre duas asas paralelas rectas. Para criar este modelo intemporal, Louis Cartier inspirou-se no veículo blindado Renault Tank FT usado pelas forças francesas nos últimos estágios da Primeira Guerra Mundial.

Ao longo dos anos, o Tank demonstrou uma capacidade única de se reinventar e resistir ao teste do tempo. Inúmeras variações do conceito original foram criadas em diferentes tamanhos, formas e todas as proporções possíveis; o design do Tank foi esticado, curvado e até distorcido com o Asymétrique. 

Apresentado em 1996, o Cartier Tank Française retinha grande parte das características do Tank original, como as proporções, um mostrador com numerais romanos e uma escala dos minutos ao estilo caminhos-de-ferro, ponteiros azuis em forma de espada e uma coroa adornada com um cabochão azul. O que transformou as características estilísticas do Tank Française para o destacar foi a incorporação de uma pulseira de metal. Estendendo-se perfeitamente das asas para formar uma continuidade de linhas, a pulseira tornou-o incrivelmente versátil e fácil de usar.

O Cartier Tank Française de 2023

Se à primeira vista parecem relativamente semelhantes, o antigo e o novo Cartier Tank Française são, na verdade, bastante diferentes. Assim, apesar de manter o ADN de relógio jóia com pulseira de metal, o novo Tank Française foi modernizado com uma versão mais radical e desportiva. As linhas são mais dinâmicas e assertivas, com cantos mais quadrados, linhas mais finas e superfícies mais aerodinâmicas.

Já a pulseira do novo Cartier Tank Française é mais compacta: o elo que liga a bracelete à caixa do relógio foi totalmente redesenhado com uma solução mais simples e integrada. A coroa também foi renovada e agora está parcialmente integrada na caixa, enquanto o acabamento acetinado geral da caixa e da pulseira, com menos superfícies polidas do que a geração anterior do Tank Française, contribui muito para uma personalidade mais contemporânea e sensação desportiva.

Também o clássico mostrador Cartier apresenta algumas mudanças subtis , como um acabamento diferente, linhas em relevo negativo que emolduram os numerais romanos e a escala dos minutos ao estilo caminhos-de-ferro. A evolução não é tão dramática como na caixa, mas graças a estas linhas ligeiramente recuadas e numerais mais pronunciados, há mais profundidade nesta nova versão com mostradores escovados radial ou verticalmente.

O novo Cartier Tank Française declina-se em sete referências com três tamanhos diferentes. O modelo pequeno (25,7 mm x 21,7 mm) e o modelo médio (32 mm x 27 mm) são equipados com movimentos de quartzo de alta autonomia (8 anos), enquanto o modelo grande (36,7 mm x 30,5 mm) é alimentado pelo calibre automático 1853, com função de data e 37 horas de reserva de marcha. Todos os tamanhos estão disponíveis em aço, enquanto os modelos pequeno e médio também são produzidos em ouro amarelo e ouro amarelo com diamantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.