THE ATELIER COUTURE BY PROF. JIMMY CHOO Vestido de noiva

A promessa de amar alguém para todo o sempre e o momento em que decidimos fazê-lo merecem ser celebrados com a magia e o encanto das histórias de  princesas. As tendências nos casamentos podem estar a mudar, mas o desejo de eternizar esse dia de modo único e memorável permanece imutável.

O casamento de sonho define-se pelos detalhes, requinte e sofisticação, para que o grande dia se faça de momentos únicos e experiências sublimes que vão ficar na memória dos noivos, convidados e familiares.

Por toda a sua envolvência, os preparativos continuam a suscitar um turbilhão de emoções, pois celebrar o amor supõe também planear um dia perfeito e mágico em que tudo tem de estar no seu devido lugar e cada pormenor conta para o tornar inesquecível.

Como em todas as histórias de amor, há um início, aqui assinalado pelo anel de noivado, que representa um momento especial e memorável. A sua escolha é em tudo um ritual, rodeado de romantismo, mas também de um enorme simbolismo, pela procura daquela pedra ou jóia pensada exclusivamente para quem se quer arrebatar o coração.

A intensidade com que se vive a história de amor também se estende aos preparativos do casamento, para que tudo resulte na perfeição. O ponto de partida é a definição de um conceito, uma espécie de narrativa que vai dar um cunho pessoal e determinar a estética do evento e as escolhas durante a sua organização. E as opções são quase infindáveis, de acordo com as preferências dos noivos: estilo urbano, rústico, moderno, romântico, Shabby Chic, Boho, vintage, clássico, temático ou minimalista. E os locais que os acolhem são cada vez mais diversificados e inovadores. Há quintas rústicas, bucólicas, repletas de mística ou de carácter mais moderno. Há recantos urbanos, palácios e palacetes, castelos, lugares incomuns ou paraísos à beira-mar. Para a selecção destes espaços conta também o tipo de alojamento que se pretende oferecer aos convidados, bem como as actividades que lhes serão proporcionadas.

Para que o casamento seja absolutamente perfeito, a harmonia da decoração é crucial. Seja qual for o ambiente escolhido para o dia mais feliz das suas vidas, o décor do espaço tem de ser marcante e pleno de requinte. Há peças chave, objectos que são eternos e intemporais, ideias que irão fazer a diferença. Para não correr o risco de deixar algo importante de fora, a contratação de um wedding planner é determinante quando o que mais se deseja é ter e proporcionar uma experiência verdadeiramente única e exclusiva. Um casamento é feito de momentos que se desenrolam ao longo do dia (ou da noite) e cada um tem um propósito, um papel a desempenhar na celebração, gerando emoções diferentes, pontos altos que os noivos querem tornar especiais. Contudo, há uns que se evidenciam desde sempre e outros que se foram tornando tendência.

 

Vestidos de noiva com assinatura

Existe hoje uma liberdade muito maior e uma certa quebra do tradicionalismo no visual da noiva, mas a verdade é que o seu vestido continua a ser o centro de todas as atenções e nunca como agora os vestidos de noiva foram tão inovadores e cheios de personalidade.

JIMMY CHOO Sandálias

Ainda que haja cada vez mais lojas especializadas, os vestidos de autor estão em voga para conseguir um design exclusivo e icónico. Outra tendência é o segundo look da noiva, para o copo d’água, e já não é apenas nos casamentos da realeza e de celebridades que isso é frequente. Associado ao vestido, vem a maquilhagem e os cabelos, e ter um cabeleireiro e maquilhador pessoal é imprescindível. Os homens também estão cada vez mais exigentes com a imagem no dia do seu casamento, procurando trajes menos convencionais e que se destaquem pela elegância.

 

Convites com identidade

Numa era em que o digital se funde com as nossas vidas, os convites de casamento, bem como todos os elementos do estacionário criados especialmente para o evento, querem-se únicos. Todos os pormenores contam para individualizar e personalizar estas peças, tornando-as inconfundíveis e identitárias. Desde a escolha cuidada dos papéis de impressão, à selecção do tipo de letra, o artesanal é hoje mais valorizado do que nunca. As letras desenhadas como se fossem feitas à mão e a criação do “selo” dos noivos para o lacre dos convites, por analogia à união eterna, são opções cada vez mais diferenciadoras e criativas, que conferem uma identidade própria ao casamento.

 

Clássico, vintage ou ecológico

Chegar à cerimónia e depois ao local da festa em grande estilo é um dos pontos altos do casamento. Mas a tradição também já não é o que era. O clássico carro de casamento foi dando lugar a outros meios de transporte nupcial, igualmente distintos e românticos, mas em geral mais originais. Há uma oferta enorme de possibilidades, desde carros antigos, carrinhas vintage, sidecars, carruagens de época bem ao estilo dos contos de fadas e até motas e bicicletas para quem não prescinde do seu modo de vida eco-friendly!

THE WEDDING CO. PORTUGAL Wedding Planner

 

Sim, aceito!

A aliança continua a ser uma das escolhas mais cuidadas por parte dos noivos. É o tão aguardado momento do “Sim, aceito!”, pleno de sentimento, em que todos os olhares estão centrados nos noivos, com a emoção à flor da pele, a lutar contra aquela lágrima que teima em escorrer pela face. É que este símbolo do amor eterno carrega em si todo o significado do matrimónio.

 

Dos velhos álbuns à criatividade sem limites

Longe vai o tempo em que as sessões fotográficas infindáveis e em pose exasperavam até os convidados mais pacientes. Hoje as fotografias querem-se naturais, autênticas e criativas, e os tradicionais álbuns deram lugar ao formato digital. Criar um site próprio para o casamento já se tornou tendência e além de disponibilizar as fotografias e vídeos, acaba por ser um espaço personalizado de comunicação com os convidados, perfeito para partilhar a lista de casamento ou confirmar presenças.

Na era digital, o recurso à tecnologia é cada vez mais um hit, tornando comum o uso de drones ou o mapping, com projecções 3D plenas de criatividade. A música é uma parte essencial das nossas vidas e outro elemento especial dos casamentos e, tal como as fotos e vídeos, gera momentos inesquecíveis. Contudo, os convidados já não vibram com as famosas playlists, e se os noivos querem a pista animada até de madrugada, o ideal é  contratarem música ao vivo: uma banda, um DJ ou ambos. Os DJ acompanhados de voz ou de um instrumento musical, como saxofone ou violino, também são cada vez mais trendy.

 

Damas de honor à portuguesa

Apesar de ser uma tendência importada dos Estados Unidos, ter mais do que uma dama de honor é cada vez mais habitual na cultura portuguesa, ainda que por cá continuemos, na maioria das vezes, a chamar-lhe madrinhas. Há especialistas que afirmam ser uma tradição que remonta ao tempo dos romanos e que tinha por objetivo proteger a noiva dos maus espíritos. Nos dias de hoje, as amigas que acompanham a noiva são o seu braço direito na cerimónia e na sua organização, e, sobretudo, a melhor companhia para partilhar experiências e emoções. Uma das funções das madrinhas é planear a despedida de solteira, que tende a ser realizada em destinos longínquos que tenham particular significado para a noiva. Mais do que uma viagem em que se despede da sua condição de solteira, serve para fortalecer laços de amizade e eternizar momentos.

Organizar um casamento pode ser uma tarefa meticulosa, mas, acima de tudo, significa transformar a história de amor de cada casal num dia memorável e absolutamente único. É o partilhar das suas emoções, dos seus sonhos e da sua felicidade!

SUBLIME LUXURY WEDDINGS Event Planner

Por Companhia das Cores

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.