Em 2022, a Chanel continua a dar destaque ao J12, com vários novos lançamentos que incluem o primeiro turbilhão voador de manufactura, um novo 33 mm automático e divertidas homenagens a Mademoiselle Gabrielle Chanel.

O cobiçado J12, acessório básico entre a elite da moda, nasceu em 2000, desenhado por Jacques Helleu como um relógio unissexo num material então revolucionário – a cerâmica. O relógio foi reformulado em 2019 antes do seu 20º aniversário pelo actual director do Chanel Watch Creation Studio, Arnaud Chastaingt, para incluir um novo calibre de corda automática exclusivo da Manufactura suíça Kenissi, juntamente com toques subtis que tornaram o modelo mais elegante e ergonómico.

J12 Calibre 12.2 33 mm

O lançamento deste ano assinala um novo marco para o J12. O J12 33 mm é apresentado pela primeira vez com um movimento de corda automática, o Calibre 12.2. Este calibre também foi concebido e desenvolvido exclusivamente pela Kenissi e apresenta a massa oscilante circular característica, que é visível através do fundo de caixa em vidro de safira. O relógio é certificado pelo COSC e tem uma reserva de marcha de aproximadamente 50 horas.

Realizado em duas versões, o J12 Calibre 12.2 33 mm está disponível em cerâmica preta e aço ou cerâmica branca e aço – as duas cores assinatura da Chanel.

J12 Diamond Turbilhão Calibre 5

Outra demonstração de proeza técnica e realização estética é o J12 Diamond Turbilhão, que inaugura o novo Calibre 5, o primeiro movimento turbilhão voador in-house, concebido em Paris por Chastaingt e desenvolvido e montado pela manufactura da Chanel em La Chaux-de-Fonds.

Neste relógio, o mecanismo parcialmente exposto é finalizado com a cabeça de leão da Chanel, enquanto a gaiola do turbilhão voador é decorada com um diamante solitário de 0,18 quilates com 65 facetas, posicionado ao centro. A luneta, a coroa e os ponteiros são ainda engastados com diamantes.

O J12 Diamant Turbilhão está disponível em cerâmica preta mate e aço ou em cerâmica brilhante e ouro branco, cada uma das versões limitada a 55 peças.

Mademoiselle J12

A própria Mademoiselle Coco Chanel faz uma aparição em três novas criações J12, todas limitadas a 55 peças cada.

Mademoiselle J12 La Pausa apresenta a silhueta de Gabrielle Chanel, vestida com top bretão e calças de marinheiro, com os braços agindo como ponteiros de horas e minutos. A representação do desenho animado é inspirada numa foto de Coco Chanel, tirada no jardim de La Pausa, a vila da Mademoiselle na Riviera Francesa. Numa iteração exclusiva totalmente preta com uma luneta repleta de diamantes baguete, este é o primeiro Mademoiselle J12 equipado com o Calibre 12.1, um movimento com 70 horas de reserva de marcha. O relógio de 38 mm é resistente à água até 50 metros.

Já o Mademoiselle J12 XS é o mais travesso das três novidades, apresentando a fundadora da Maison, esculpida em laca preta, agarrada à caixa de 19 mm em ouro branco. Neste modelo, a representação de Coco Chanel usa um chapéu de palha de dois tons acentuado por um diamante de lapidação brilhante.

O J12 Gabrielle Calibre 3.1 exibe uma ilustração mais clássica de Gabrielle Chanel, vestida de preto típico e usando colares de pérolas. Como uma pintura emoldurada, o relógio de cerâmica totalmente preto possui uma luneta engastada com diamantes. O Calibre 3.1 de corda manual oferece uma reserva de marcha de 55 horas e o relógio de 38 mm é resistente à água até 30 metros.

J12 Black Star

Poderá dizer-se que a Chanel domina a utilização da cerâmica em relojoaria desde o lançamento do J12, em 2000. Este ano, a marca eleva a cerâmica à categoria de pedra preciosa com o lançamento do J12 Black Star, equipado com o Calibre 12.1.

Em preto puro, este modelo é integralmente decorado com cerâmica de lapidação baguette. Gráfico e pouco convencional, o J12 Black Star promete agitar os códigos clássicos do design relojoeiro. O J12 Black Star é numerado e limitado a 12 peças.

Chanel Red Edition Collection

Afastando-se da paleta de preto e branco, a Chanel apresenta o poder do vermelho na colecção Red Edition. Nesta colecção cápsula, Chastaingt utiliza o vermelho como destaque em vários relógios Chanel, incluindo o J12 X-Ray. O X-Ray foi lançado pela primeira vez em 2020, um relógio revolucionário que destacou o conceito de transparência utilizando vidro de safira na caixa e elos da pulseira. O J12 X-Ray Red Edition Rouge é o mesmo relógio, mas com detalhes em vermelho na luneta (46 rubis com lapidação baguette) e nos marcadores de horas. O modelo é numerado e limitado a 12 peças.

O Boy.Friend Skeleton Red Edition e o Boy.Friend Skeleton X-Ray Red Edition completam o trio. O Calibre 3 é revelado com subtileza, exibindo o design circular entrelaçado na frente e na parte de trás. O Boy.Friend Skeleton Red Edition, com caixa em ouro bege, é limitado a 55 peças, enquanto a versão X-Ray, com caixa e luneta em vidro de safira, é limitada a 100 peças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.