READ THIS ARTICLE IN ENGLISH HERE

Descubra de que forma pode limpar as suas jóias de um modo seguro, no conforto da sua casa.

As “soluções” caseiras para limpar jóias são abundantes. Desde utilizar gin a pasta de dentes, as hipóteses sugeridas são imensas. Mas quando falamos de alta joalharia, estes não são, definitivamente, os melhores métodos para livrar as suas jóias de gordura ou sujidade. No entanto, não precisa usar alta tecnologia para limpar as suas peças de joalharia. Basta seguir alguns cuidados e ter em atenção o tipo de jóia que pretende limpar.

Diamantes

Piaget

As jóias são feitas de uma vasta gama de gemas orgânicas e inorgânicas, bem como metais preciosos de vários graus de dureza, por isso é importante personalizar a limpeza tendo em conta a jóia que pretende limpar. Por exemplo, os diamantes, as pedras preciosas mais valorizadas, são gemas oleofílicas por natureza, o que significa que atraem a gordura de maneira inerente. Sem uma limpeza assídua, a beleza natural destas pedras diminui rapidamente.

Contudo, sendo a gema com maior dureza do mundo, com 10 na escala de Mohs, o diamante não é danificado por detergentes, o que significa que um pouco de detergente da loiça, água quente e uma escova de dentes macia é a melhor forma de devolver o brilho aos diamantes. Esta é também a melhor maneira de limpar safiras e rubis.

Esmeraldas

Tirisi

Existem outras gemas que devem ser abordadas com mais cuidado. É o caso das esmeraldas, mais macias, assim como outras pedras da família do berilo, incluindo incluindo a água-marinha, morganita e heliodor (berilo amarelo), todas classificadas com 7,5 na escala de Mohs.

Ainda assim é possível limpar estas gemas em casa, mas apenas com detergente neutro, água morna e uma escova de cerdas naturais muito macias, e apenas durante um período de tempo muito curto.

Pedras preciosas macias e orgânicas

The Jewellery by Boutique dos Relógios Plus

Pedras preciosas orgânicas, como coral, pérolas naturais ou cultivadas, e gemas macias, como opala, requerem ainda mais cuidado, pois o contacto com produtos de limpeza pode danificá-las. Em vez disso, esfregue-as suavemente com um pano de limpeza macio.

Uma nota: ao usar jóias com estas pedras, evite que estejam em contacto com perfumes e cremes aromáticos, que podem danificar as suas superfícies.

Cuidado com os aparelhos de limpeza ultra-sónicos

Os aparelhos de limpeza ultra-sónicos podem parecer uma opção de alta tecnologia e que economiza tempo, mas essas máquinas de mesa usadas por joalheiros e joalharias devem ser abordadas com cautela. Quando usados correctamente, podem, de facto, produzir resultados brilhantes, ao agitar a jóia e removendo manchas através de um detergente à base de amoníaco. Com qualquer configuração delicada, particularmente micropavé, no entanto, podem-se soltar pequenas pedras e até perderem-se no líquido. Assim, este método tecnológico de limpeza é melhor ser reservado para diamantes grandes em configurações robustas.

Graff

Considere a composição

Outro aspecto a considerar é a composição da jóia. Se possuir jóias antigas, que datem do século XVI ao XVIII, por exemplo, saiba que nestas peças as pedras preciosas são incrustadas em ouro ou prata e nunca devem ser submersas numa solução de limpeza, nem mesmo em água. O líquido irá inevitavelmente entrar, afectando a montagem e o revestimento de quaisquer pedras e potencialmente irá danificar a aparência da jóia de forma irrevogável.

Armazenamento

WOLF

Finalmente, a forma como guardamos as nossas jóias também contribui, e muito, para a limpeza e preservação destas peças. Assim, caixas de jóias sobrelotadas, com peças sobrepostas e em contacto umas com as outras é totalmente desaconselhado. Para evitar riscos, cada jóia deverá ser guardada na sua caixa ou estojo individual.

As condições do ambiente onde guarda as suas jóias também são muito importantes. Um sótão húmido ou um armário de ventilação quente até poderão ser um bom esconderijo, mas a atmosfera pode danificar as jóias, fazê-las perder o brilho ou até parti-las se forem orgânicas.

Gostaria de aumentar a sua colecção de jóias? Veja as propostas que a Boutique dos Relógios Plus tem para si.