Douro e Porto arrecadam prémios internacionais de enoturismo.

A Quinta do Vallado foi a grande vencedora com o prémio global na categoria Arquitectura e Paisagens, ao passo que Quinta do Crasto e The Yeatman venceram os prémios regionais nas categorias Serviços de Enoturismo e  Restaurantes Vínicos.

A Rede de Capitais de Grandes Vinhedos, relativa a cidades localizadas em importantes regiões produtoras de vinhos ou na sua proximidade, anunciou os vencedores dos prémios Best of Wine Tourism 2013, na passada quinta-feira, 8 de novembro, em Florença. Para Portugal e particularmente para o Porto e Douro vieram três importantes prémios: a Quinta do Vallado venceu a categoria global  de «Arquitectura e Paisagens», entre todos os candidatos a nível internacional; a Quinta do Crasto arrecadou o prémio regional para «Serviços de Enoturismo»; e o The Yeatman, hotel vínico de luxo do Porto, conquistou o prémio regional para a categoria «Restaurantes Vínicos» , com o seu restaurante Estrela Michelin.

Propriedade dos tetranetos de Antónia Adelaide Ferreira, a célebre ‘Ferreirinha’, a Quinta do Vallado inaugurou este ano uma nova unidade hoteleira, com projecto assinado pelo arquitecto Francisco Vieira de Campos. Rodeado de vinhas, hortas e jardins aromáticos, o Hotel Rural da Quinta do Vallado une tradição e modernidade, proporcionando aos seus visitantes o verdadeiro espírito do Douro e da sua atmosfera inigualável.

quinta-do-crasto_enoturismo_mesapiscinaA Quinta do Crasto, situada na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, oferece programas de enoturismo feitos à medida de cada visitante, que incluem degustações de vinho, almoços ou jantares e passeios de barco no Rio Douro, através de uma parceria com a Pipadouro. A localização excepcional sobre o Rio Douro proporciona um enquadramento paisagístico de realce.

theyeatmanrestaurantO restaurante do The Yeatman, liderado pelo chefe Ricardo Costa, é o único restaurante com Estrela Michelin da região do Porto. Gastronomia e vinhos equilibram-se numa gastronomia de assinatura onde os sabores tradicionais portugueses são interpretados ao estilo contemporâneo. A carta de vinhos, várias vezes premiada em Portugal e no estrangeiro, conta com mais de mil referências, na maioria de vinhos portugueses.

A Rede de Capitais de Grandes Vinhedos coloca em disputa, através do concurso anual «Best of Wine Tourism», os melhores prestadores de serviços de enoturismo de nove capitais vinhateiras de todo o mundo. Além do Porto, integram a competição as cidades de Mainz (Alemanha), Mendoza (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), São Francisco (EUA), Bilbau (Espanha), Bordéus (França), Florença (Itália) e Christchurch (Nova Zelândia).

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.