A Quant NanoFlowcell surpreendeu toda a indústria com a apresentação do e-Sportlimousine. Propulsionado por um inovador e patenteado sistema de tracção a célula de combustível, o “concept car” pretende revolucionar o mundo automóvel e poderá chegar ao mercado mais depressa do que muitos poderiam pensar.

Absolutamente estonteante, o e-Sportlimousine é uma berlina desportiva que ambiciona revolucionar o conceito de um automóvel. Construído pela empresa Quant NanoFlowcell, assume-se como o automóvel do futuro. Mas não se pense que é apenas um exercício de estilo ou uma montra tecnológica. Na verdade, a Quant já está a desenvolver protótipos de estrada para realizar testes. A empresa pretende homologar o automóvel no decorrer do próximo ano para, em 2017, poder lançar o e-Sportlimousine no mercado.

_0004_QUANT e-Sportlimousine_front_side_doors open

No plano estético, e não deixando espaço para dúvidas de que se trata de um superdesportivo, o e-Sportlimousine afasta-se suficientemente dos seus congéneres para garantir um estilo próprio. Sobredimensionado (tem 5,257 metros de comprimento, 2,019 metros de largura e uma distância entre eixos de 3,198 metros), distingue-se, na secção dianteira, pelo efeito bico de pato, ornamentado por um pára-choques com três entradas de ar e grelhas dinâmicas. Os faróis recorrem à iluminação LED, tal como acontece na traseira com os farolins e com a terceira luz Stop, localizada, de forma original, na parte central do deflector inferior. Igualmente marcante é o desenho do óculo traseiro e do tejadilho, que delimitam, através das linhas arredondadas, o lugar de cada passageiro.

_0001_QUANT e-Sportlimousine_Interieur_side_four seatsAs duas portas, estilo “asa de gaivota”, dão acesso aos quatros lugares do veículo. Entrando, deparamo-nos com um habitáculo luxuoso e moderno, marcado pelos diversos apontamentos em madeira. Contudo, é preciso ligar o e-Sportlimousine para conhecê-lo em todo o seu esplendor. O painel de instrumentos é uma verdadeira central informática que se estende por todo o tablier. Com funções touch e imagens a três dimensões, o sistema foi concebido para ser ligado a um smartphone. Embora o software se baseie na tecnologia Android, o construtor assegurou a compatibilidade total com os componentes iOS.

_0002_QUANT e-Sportlimousine_interieur_cockpit_with LightÉ precisamente pelas soluções tecnológicas que o e-Sportlimousine se distancia de todos os veículos do mercado. Não fossem os seus 912 cavalos já suficientemente impressionantes, a Quant certificou-se que eles eram extraídos através de um sistema de célula de combustível! Exactamente: o e-Sportlimousine é um automóvel com propulsão eléctrica. Dispõe de quatro motores eléctricos, alimentados por um sistema que combina as características de baterias electroquímicas e de células de combustível. Existem dois depósitos que armazenam dois tipos de electrólitos, um com carga negativa, outro com carga positiva.  Os líquidos circulam por um terceiro depósito, de posição central e que funciona como uma bateria: caracteriza-se por uma membrana que separa os electrólitos, permitindo a passagem de carga eléctrica. O sistema garante, quando atestado de hidrogénio, uma autonomia mínima de 400 km, que, de acordo com a condução, pode estender-se até aos 600 km. É certo que todos estes tanques fazem aumentar o peso total do e-Sportlimousine, que acumula uns imponentes 2.300 kg. Mas a Quant garantiu que tudo neste automóvel fosse em grande e, com um binário de 11.600 Nm, as performances desportivas são uma certeza.

Ao nível de um Bugatti, o e-Sportlimousine consegue fazer o exercício dos 0 aos 100 Km/h em apenas 2,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 380 Km/h.Tudo sem comprometer o ambiente. Os marcos deixam vislumbrar o que o desenvolvimento tecnológico pode significar para o mundo automóvel e fazem-nos perceber, mais uma vez, que o futuro é mesmo já a seguir!

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.