Londres, Goodwood, automóveis clássicos e voos de Spitfire… Uma experiência demasiado boa para recusar.
Em Goodwood, durante a Revival, os automóveis clássicos foram sempre as grandes estrelas, mas este ano vão ter de disputar as atenções com dois Spitfires do tempo em que a RAF lutava contra os Nazis sobre os mesmos céus do festival. “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos” foi a famosa frase proferida por Churchill, agradecendo aos valentes pilotos da Royal Air Force que impediram a invasão alemã das ilhas britânicas. E é precisamente essa experiência – menos o fogo inimigo, bem entendido – que pode agora viver, sentando-se a bordo do mítico avião e até comandando os famosos motores Rolls Royce Merlin de 1500 cavalos.

Estes voos existem já há algum tempo, mas este ano a propriedade de Goodwood e o The Lanesborough, um dos grandes clássicos da hotelaria londrina, juntaram esforços para maximizar um leque de sensações únicas que começam ainda na noite anterior, após a chegada ao hotel em Hyde Park, com um jantar no Céleste, o restaurante com uma estrela Michelin do hotel e o chef Éric Fréchon (quatro estrelas no total) na cozinha.
Depois de uma noite descansada e bem dormida, será transportado por um motorista particular até Goodwood, a cerca de 100 km de distância. O almoço será dentro da propriedade onde se realizam os famosos “Revival Meeting” e “Festival of Speed”, bem como eventos internacionais de equitação e de golfe, mas onde funciona ainda uma quinta agrícola. Uma espécie de Downtown Abbey da vida real, Goodwood pertence dos duques de Richmond desde o século XVII, e é ainda a morada oficial do 11º duque, que ocupa a casa principal.

Entretanto, chegou a hora de se aproximar dos Spitfires, estacionados no aeródromo relvado que já era utilizado durante a II Guerra Mundial, e que hoje surge rodeado pelo circuito automóvel. Depois de um pequeno briefing, ocupa o lugar do co-piloto no cockpit, prende os cintos de segurança e… take off! A duração do voo será de cerca de 30 minutos, durante os quais pode admirar os quase 5 mil hectares da propriedade, mas sobretudo a costa do Sussex, cujos céus foram palco de alguns dos mais ferozes combates aéreos durante a Batalha de Inglaterra. Vai voar a velocidades na casa dos 500 km/h e experimentar manobras mais ou menos arriscadas, dependendo obviamente do seu estômago, mas se for audaz o suficiente pode até pilotar o Spitfire durante o voo. Ao aterrar terá à sua espera um filme a 360 graus, relato completo de toda a experiência. Nessa noite, de regresso a Londres, nada como relaxar com um dos muitos tratamentos do spa do The Lanesborough, aberto apenas o ano passado e imediatamente considerado como a melhor novidade mundial do ano, nos World Spa Awards.
As marcações estão abertas de Maio a Novembro, mas de alguma maneira parece-nos que a época ideal é na altura do Goodwood Revival, o festival de clássicos que decorre entre os dias 7 e 9 de Setembro, quando acorrem ao circuito centenas de automóveis das décadas de 1930 a 1960, mais alguns milhares de espectadores que insistem em vestir-se admiravelmente à época. O preço deste pacote especial no The Lanesborough, com duas noites de alojamento, ronda os 10 mil euros para duas pessoas e a partir do momento em que fizer a marcação será rapidamente contactado por um concierge para combinar todos os detalhes.