A marca de luxo Aston Martin lançou-se agora na construção do AM37, um projeto que faz deslocar o seu terreno de eleição, os carros desportivos, para o mar. Tudo pensado com a mesma importância nos detalhes, no conforto e no luxo.
A marca Aston Martin transporta-nos, de imediato, para o universo dos carros desportivos e também à saga de James Bond, que em 1964 colocou Sean Connery ao volante de um Silver Birch DB 5 no filme Goldfinger e que continua a ligar a personagem aos desportivos da marca britânica. No entanto, em 26 de Setembro passado, no decorrer do Salão Náutico do Mónaco, a surpresa foi geral quando viram a Aston Martin dar nome a uma elegante embarcação, cujo design surpreendeu os visitantes pela sua elegância. A marca de luxo acabava assim de entrar no mundo náutico e, com ela, o ADN que sempre a norteou, agora sobre as águas: Power, Beauty, Soul.
De seu nome AM37, mede 11,10 metros e na sua versão S, a mais sofisticada, apresenta 520 cv de potência, podendo atingir uns estonteantes 50 nós. Como se vê, ‘power’ é o que não lhe falta. Os dois anos de pesquisa em todo este projeto tentaram aliar a alta tecnologia com o luxo. Por isso mesmo, a segunda preocupação – ‘beauty’ – levou a que se juntassem os designers da Aston Martin em colaboração com a Mulder Design, empresa náutica holandesa famosa em projectos de super iates rápidos e de alta qualidade. E o resultado foi a transposição da linguagem do design e proporções da marca britânica para o AM37.
As suas linhas exteriores preocupam-se em apresentarem imagem limpa e muito aerodinâmica, resultando num conjunto de extrema elegância. O vidro da frente, por exemplo, resulta numa única peça desenhada ao longo de toda a parte que alberga a zona de comandos e a própria cabina. O painel, todo em fibra de carbono, recebeu muitos traços semelhantes aos carros desportivos da Aston Martin e dele se destaca um volante forrado a pele. Verifica-se, igualmente, extremo cuidado em ajudar ao máximo conforto dos 8 passageiros que podem ser transportados a bordo, oferecendo-lhes vários sistemas de entretenimento e com multifunções multimédia. O ‘deck’, em teca, é deslizante e há três painéis em carbono que se abrem, colocando o habitáculo a descoberto. A recolha dos painéis é feita à popa. Entretanto, uma cobertura dupla abriga-nos do sol se assim o pretendermos. E tudo premindo um único botão.
O interior do AM37 tem um sofá que se converte em cama dupla, uma mesa e um chuveiro, além de ar condicionado, frigorífico, micro-ondas e uma máquina de café, tudo em nome do maior conforto a bordo. Quanto ao casco, construído num sistema em sanduíche, engloba resina epóxida e carbono. Com dois motores Mercury V8, temos duas versões; a AM37 S e a AM37, com esta a diminuir a sua potência para 370 cv, podendo mesmo assim atingir velocidades de 45 nós. Ambas as versões estão disponíveis a gasolina, mas a AM37 tem também uma oferta a Diesel.
Sem dúvida que a entrada da Aston Martin no mercado náutico é uma agradável surpresa e esta marca fundada em 1913 mantém, mesmo sobre a água, um impressionante estatuto de luxo e, claro, não foge ao seu princípio: ‘power, beauty, soul’, sendo que a alma, a raça, são o elemento distintivo não só da própria embarcação, mas também de quem a pilota.