Com um movimento de apenas 4,8mm de espessura, este relógio da Piaget impõe-se como o mais fino modelo da sua categoria.

O relógio para homem Emperador Coussin Extra-plano com Repetição Minutos será uma das principais novidades da Manufactura Piaget no SIHH em Janeiro de 2013.

Concluída ao fim de três anos de desenvolvimento, esta peça relojoeira contém 407 componentes, mas o respectivo movimento tem apenas 4,8mm de espessura, o que o torna o modelo do género repetição-minutos mais fino do mundo.

photo_04-74-format-carr

 

Trata-se assim de mais um recorde alcançado pela Piaget, especialista em movimentos extra-planos, que já anteriormente havia apresentado o calendário-perpétuo mais fino do mundo.

Fiel ao desígnio de “fazer sempre melhor que o necessário”, a Piaget  responde neste relógio ao desafio da redução das componentes (algumas peças têm apenas a espessura de um cabelo), mantendo-as suficientemente resistentes para se submeterem às múltiplas operações de que são objecto desde o início à decoração final.

photo_06-92-format-carr

 

O movimento, identificado com a referência 1290P, foi particularmente difícil de concretizar, dada sobretudo à complexidade do repetição-minutos. Acresce o ter sido dotado de um mecanismo de corda automática e a caixa ser estanque até 3 atmosferas.

A acomodação dentro da caixa levou à eleição do formatocoussin (almofada).

A caixa, de 9,4 mm, adquire uma função essencial na transmissão do som, capítulo considerável de toda uma ciência associada neste caso à relojoaria, tendo sido chamados especialistas em acústica para prestar o contributo para o melhor resultado, em conjunto com os artífices das suas unidades fabricantes da Piaget, La Côte aux Fées para o movimento e Plan les Ouates para a caixa.

gp08_v3.06_white

A intensidade, a frequência, a amortização e a riqueza sonora são tidas em consideração nesta peça miniaturizada até alcançar o efeito desejado que seja agradável, cristalino e compreensível ao ouvido do utilizador.

Para atingir tal objectivo, o desenvolvimento do relógio contemplou algumas características como a construção do gong de uma única peça, a fixação do movimento à caixa com quatro parafusos, o sistema de roda volante.

Finalmente, os acabamentos decorativos permitem que se admire a obra de arte com igual intensidade no anverso e no verso.


CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Emperador Coussin Extra-plano Repetição Minutos

icon-Movimento
MOVIMENTO
Extra-plano mecânico de corda automática com repetição minutos 1290P. 21.600 alternâncias / hora. Reserva de marcha de 40 horas. 407 componentes.
icon-Movimento
CAIXA
Ouro rosa. Vidro de safira no anverso e verso.
icon-Movimento
MOSTRADOR
Movimento à vista. Horas e minutos. Índices de ouro. Platina com efeito raios de sol e guilloché.
icon-Movimento
BRACELETE
Pele de crocodilo castanha com fivela de ouro rosa.
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.