Criador e designer da marca homónima, Anil Arjandas é um homem de sucesso. Detentor de uma das contas de Instagram mais populares entre os amantes da joalharia e relojoaria, este gentleman espanhol de origem indiana foi pioneiro quando “descobriu” uma lacuna no mercado e, em 2000, resolveu criar uma marca de joalharia fundamentalmente masculina. Hoje, as pulseiras e jóias Anil Arjandas são um verdadeiro fenómeno de popularidade entre homens (e mulheres) em todo o mundo.

A sua página de Instagram tem um grande sucesso. Nela partilha momentos da sua vida ou da sua marca?

Eu diria que quem segue o meu Instagram acaba por ter uma percepção de ambas. Inicialmente, criei o meu perfil para uma utilização mais pessoal, para partilhar a minha paixão por relógios, os momentos da minha vida enquanto viajo à volta do mundo e também para partilhar o meu estilo em termos de moda. Contudo, acabou por se transformar também numa hipótese excelente para exibir as minhas criações joalheiras a muitos seguidores em todo o mundo. Por isso, posso afirmar com toda a certeza que o que vêem no meu Instagram são momentos da minha vida, assim como uma introdução à minha marca.

Qual a importância do Instagram no seu sector?

Vivemos num mundo onde tudo é baseado em tecnologia, internet, gadgets, etc. Em geral, os social media são um instrumento fantástico para promover o que fazemos a muitas pessoas em todo o mundo, independentemente da indústria em que estamos. Neste momento, o Instagram está a crescer como ferramenta para publicitar os nossos produtos e, no futuro, iremos assistir ao crescimento de outras ferramentas de social media. Como tal, é uma óptima forma de promover e publicitar, em todos os tipos de negócio.

O que distingue as peças Anil Arjandas?

Inicialmente, decidi criar a primeira colecção de pulseiras por uma simples razão: não existia na época nada semelhante disponível no mercado, em termos de joalharia masculina. Como tal, desenhei todas as peças como se fossem para mim e, actualmente, continuo a fazê-lo da mesma forma, nunca tentei ser mais comercial. Por este motivo, todas as minhas jóias são criadas a partir de ideias originais minhas, materiais de luxo e mestria artesanal imaculada e que não pode ser questionada. Tenho visto muitas réplicas a serem criadas, o que prova que a minha marca é única.

5Qual é a sua peça de assinatura?

É difícil escolher apenas uma. Contudo, em termos de peça histórica diria, definitivamente, que é a pulseira em pele com pequenos cubos, dado que foi a primeira peça criada com a chancela da marca Anil Arjandas. Foi também uma das primeiras pulseiras masculinas no mercado, por isso posso dizer que foi onde tudo começou. Até hoje esta pulseira é um best-seller e uma peça de assinatura com a sua própria história.

Pode descrever o seu cliente masculino tipo?

É normalmente um homem que gosta de atenção aos detalhes, relógios e um aficionado pela moda. É também uma pessoa que gosta de experiências de compras de luxo e serviço ao cliente VIP, uma atmosfera que pode viver nas minhas boutiques.

As pulseiras Anil Arjandas são desenhadas para serem usadas juntamente com um relógio de luxo?

Todas as pulseiras que crio são unissexo e podem ser usadas com ou sem relógio, independentemente da marca deste último. Assim, não são necessariamente desenhadas para serem usadas juntamente com um relógio de luxo. Contudo, este ano criei uma nova colecção de pulseiras – Riviere Wristgame -, que foi especificamente concebida para proteger o relógio dos riscos, que é uma preocupação de muitos dos meus clientes, especialmente quando se trata de relógios em ouro. É de facto algo novo no mercado e recebi muitas opiniões positivas dos clientes.

Quais são os seus futuros projectos?

Apostar no crescimento e reconhecimento mundial da Anil Arjandas, assim como continuar a surpreender os meus clientes com colecções novas e únicas.

PARTILHAR
Directora/Editor in Chief | Revista Turbilhão