Se é amante de relojoaria ou joalharia, estes são os livros para ter em destaque na mesa de centro. Para além da Turbilhão, claro. E quando lhe perguntarem o que quer de presente no próximo Natal, mostre estas páginas…

1. Cartier in the 20th Century

Organizado tematicamente, este livro contou com todo o apoio da divisão “Heritage” da Cartier, razão porque tem prefácio do director, Pierre Rainero.  E para compreendermos todo o glamour do “rei dos joalheiros”, o livro conta com dezenas de fotografias de peças icónicas, mas também com um conjunto impressionante de fotos de época, onde podemos ver as estrelas de Hollywood, a realeza europeia ou herdeiras de grandes fortunas a usaram essas peças na “vida real”. As fotos foram retiradas dos arquivos da própria Cartier e da Condé Nast.

Abrams Books, 272 páginas, 75 dólares

 

2. The Impossible Collection Of…

Duas obras quase tão preciosas como as peças que apresentam. Escritos por autores com um extenso currículo na área – Nicholas Foulkes nos Relógios, e Vivienne Becker na Joalharia –, cada um destes livros apresenta as 100 peças mais marcantes do último século. De uma forma impactante. Um must-have dos apaixonados por joalharia e relojoaria.

Assouline: The Impossible Collection Of Watches, 144 pages, 845 dólares | The Impossible Collection Of Jewelry, 160 pages, 845 dólares

 

3. The Pearl Necklace

O colar de pérolas teve muitas interpretações ao longo dos séculos, mas foi sempre um objecto de fascínio e desejo para rainhas, nobreza, marajás, donos de grandes fortunas ou simples famosos. Tudo isso resultou em tremendas criações, aqui revisitadas em todo o seu esplendor. Um livro histórico, actual e profusamente ilustrado. Fascinante.

Assouline, 300 páginas, 85 dólares

 

4. La Conquête du temps

Do relógio de sol às obras primas para o pulso, realizadas hoje pela indústria Suíça, este livro acompanha todos os grandes avanços na conquista do tempo, e a forma como contribuíram para as principais descobertas da humanidade. Abarcar tanto num único livro não foi certamente tarefa fácil, pelo que nunca é demais valorizar o feito de Dominique Flechon, sobretudo porque nunca se torna maçador. Uma obra de referência para a biblioteca de qualquer apaixonado pelo tema, com versão em inglês, The Mastery of Time, para os não francófonos.

Flammarion, 456 páginas, 76 euros

 

5. The Watch Book

Primeiro temos uma pequena conversa sobre o tempo e a forma de o medir (ao longo do tempo…). Depois entramos num mundo magnífico onde brilham os melhores relógios jamais construídos, as principais marcas e nomes mais importantes. Tudo bem ilustrado e descrito por um grande especialista na área, Gisbert Brunner. “The Watch Book” é um excelente livro para colecionadores, com uma parte II editada no ano passado.

TeNeues, 256 páginas, 70 euros

PARTILHAR
A área do Lifestyle tem muito poucos segredos para Bruno Lobo, jornalista com mais de 15 anos de experiência. Da moda aos automóveis, da relojoaria à tecnologia, da gastronomia à beleza. Porque “a vida é bem mais agradável com estes pequenos grandes prazeres”. GQ e Fora de Série são duas revistas onde o seu cunho se sentiu mais forte, mas já colaborou com várias revistas nacionais e internacionais, incluindo a Turbilhão, “com enorme prazer por poder contribuir para este projecto editorial”.