Em Portugal, país à beira-mar plantado, os dias de sol são quase sempre sinónimo de praia e mergulhos no mar. Mas como resistir aos encantos de uma piscina construída sob a linha do horizonte, sendo que algumas até estão na lista das melhores do mundo?…

 

Vidamar Resort Hotel Madeira

A piscina deste hotel de cinco estrelas, no Funchal, já foi considerada uma das mais belas infinity pools do mundo, segundo o motor de busca de hotéis Trivago. Ao olhar a imagem é fácil perceber porquê, mas damos-lhe mais algumas pistas. Para começar, o que vê não é uma, mas duas piscinas. Ambas têm água salgada e estão construídas mesmo em cima do Atlântico, o que lhes garante uma vista imbatível. Rodeadas por jardins tropicais que se estendem até à falésia, usufruem de uma imensa plataforma marítima e acesso direto ao mar. Imagina cenário melhor?

Resta dizer que as piscinas do Vidamar estão abertas ao público, por isso, por apenas 25 euros, poderá ter direito a espreguiçadeira, guarda-sol, toalha e mergulhar numa das mais célebres piscinas do país.

 

The Oitavos, Cascais

A pigmentação azul do pavimento em volta da piscina do The Oitavos, na Quinta da Marinha, não poderia ter sido mais bem escolhida. Como que a antecipar o primeiro mergulho, dá-nos a sensação de caminhar sobre a água.

E o melhor é que, ao mergulhar, debruçamo-nos sobre o verde dos campos de golfe, pinheiros e dunas, alongando o olhar até à linha do horizonte, onde o oceano marca o último traço na tela. Cá fora, no Atlântico Pool Bar, são servidas refeições leves, sumos naturais e cocktails. Como em todo o hotel, aqui o ambiente é animado e descontraído, um elogio à grandeza dos espaços, convidando os clientes a usufruir ao máximo da luz e beleza natural do Parque Natural de Sintra-Cascais.

 

Pestana Palácio do Freixo, Porto

A piscina do Pestana Palácio do Freixo não deixa ninguém indiferente. Em primeiro lugar, porque está instalada num dos mais belos monumentos do Porto, projectado por Nicolau Nasoni em 1742, o arquiteto italiano também responsável pelo maior ex-líbris da cidade, a Torre dos Clérigos.

Em segundo, porque, graças à sua invejável proximidade ao Douro, é o local certo para ficar a admirar as embarcações que o cruzam diariamente. Na verdade, quando nadamos na piscina exterior deste hotel (membro dos Leading Hotels of the World), o Douro ganha uma nova perspectiva. Forrada a ladrilhos verde-esmeralda, as suas águas parecem dar continuidade ao rio, uma sensação que ganha ainda mais força após as primeiras braçadas em direcção à sua borda infinita.

 

Douro Royal Valley Hotel & Spa

Esqueça o mar. Aqui quem mais ordena é o rio e o vale do Douro, com as suas encostas em socalcos que alguém já disse ser uma das mais belas paisagens do mundo. Este hotel, a 75 quilómetros do Porto, na zona de Baião, tem 70 quartos, todos com vista panorâmica, mas ninguém nega que a sua imagem de marca é a piscina localizada no 7º piso.

Lá do alto, a vista para a baía mais larga do rio Douro é – superando qualquer cliché – de cortar a respiração. O azul da piscina espelha o azul do céu e parece combinar na perfeição com as várias tonalidades de verde daquela que é primeira região vitícola demarcada do mundo.

 

Lago Montargil & Villas

A uma hora de Lisboa, no coração do norte alentejano, o Lago Montargil & Villas oferece uma paisagem bucólica que convida à contemplação, mas também às actividades ao ar livre e ao desporto. É que este hotel do grupo Nau Hotels & Resorts está construído junto à margem da Barragem de Montargil, e tem direito a clube náutico e marina.

Numa escapada a dois, em família ou com um grupo de amigos, é um bom destino para passear, de bicicleta, a cavalo ou barco, esquecendo por momentos a cidade. Possui um spa de 1000m2 e quatro piscinas rodeadas de jardins, mas a nossa eleita é, sem dúvida, a piscina infinita, para ficar a contemplar a beleza natural deste espelho de água, com vista para o montado alentejano.

 

Conrad Algarve

Além de ser um dos hotéis mais exclusivos do país, o Conrad Algarve, na Quinta do Lago, possui uma das mais extraordinárias piscinas de Portugal. Com uma localização estratégica dentro do resort e vista sobre a serra, esta infinity pool ganha uma envolvente mágica ao anoitecer, quando as tochas que a rodeiam se acedem. E porque este é um  hotel que aposta no design e nas tecnologias mais avançadas, ao mergulhar espera-o uma surpresa… a piscina está equipada com um moderno sistema de música debaixo de água!

Se ficar aqui alojado, o mais provável é que opte por um dos 154 quartos distribuídos por seis pisos, mas garantimos-lhe que a cereja no topo do bolo é a Suite Roof Garden. Com 300 m2, é o sonho de qualquer noite de verão. Tem acesso exclusivo ao Spa e ao jardim do terraço, cozinha, serviços de mordomo, sauna e banho turco e a sua própria piscina infinita na sala de estar!

PARTILHAR

Jornalista
Viciada em hotéis, Catarina Palma está sempre a par das últimas novidades da hotelaria mundial. Começou a trabalhar no jornal PÚBLICO, mas foi a escrever sobre viagens que descobriu a sua verdadeira paixão. “Quem quer escrever sobre políticos, quando pode escrever sobre o melhor do mundo?” Directora da Rotas & Destinos durante mais de 10 anos, revista de viagens que deixou saudades, coordena actualmente o projecto Lisbon Shopping Destination e escreve sobre temas de luxo e lifestyle para diversas publicações, como a TURBILHÃO.