Mais do que um local privilegiado para passar a noite, o ICEHOTEL é uma verdadeira obra de arte reconstruída todos os anos a partir do zero. Localizado no norte da Suécia, o hotel proporciona uma experiência única, que inclui lugares na primeira fila para ver a Aurora Boreal.

Se é uma daquelas pessoas que fica deslumbrada perante um manto branco de neve e se sempre sonhou assistir ao espetáculo no céu das Luzes do Norte, então, existe um sítio que tem de conhecer. Localizado no Círculo Ártico, é uma comemoração de beleza ímpar ao Inverno.

Parece retirado de um mundo fantástico ou talvez apenas matéria de sonhos, mas é real. Chama-se ICEHOTEL e é totalmente construído em gelo.

Up_There__1__by_Luc_Voisin___Mathieu_Brison_-_Photo_Christopher_Hauser_732x458

Todos os anos, a partir de Outubro, a pequena vila de Jukkasjärvi, no Norte da Suécia, transforma-se no palco de construção de um dos mais exclusivos hotéis do mundo. Aberto a partir de Dezembro, e apenas por quatro meses, altura em que o Sol da Primavera o derrete, o ICEHOTEL é esculpido a partir das águas geladas do Rio Torne, uma fonte cristalina e pura da única matéria-prima utilizada para construir a estrutura que contempla cinco mil metros quadrados.

Numa referência à espiritualidade e ao bem-estar, as paredes elevam-se desenhando um Domo. No último mês, o interior é invadido por 40 artistas de todo o mundo e de todas as culturas, seleccionados através de um concurso que recebe centenas de candidaturas para dar vida ao interior do hotel.

É da mescla das suas influências que se cria esta obra de arte efémera. Por isso, pode ter a certeza de que, se voltar, encontrará sempre um espaço diferente e que nenhum quarto será igual.

Pole_Dancing_by_Christine_Close___Natalie_Close__-_Photo_Christopher_Hauser_732x458

Com um design único e marcante, todas as acomodações são esculpidas à mão. Por entre paredes que ganham vida graças ao carácter translúcido do gelo e ao jogo de luzes, ergue-se o mobiliário, também ele tendo como únicas matérias-primas a água e o ar. As camas são embelezadas com roupas polares, que garantem que irá dormir quente durante a noite.

Até porque, como pode imaginar, aqui não há qualquer tipo de aquecimento, nem sequer casa de banho.

Solid_Flow_by_Jens_Peter_Dyvik___Yoad_David_Luxembuorg_-_Photo_Christopher_Hauser_732x458

O acesso a estas comodidades é feito através das instalações paralelas do hotel, onde existem quartos, suites e chalés. De resto, a maioria dos hóspedes opta mesmo por ficar a maior parte dos dias nestes quartos, reservando uma noite para a experiência do hotel de gelo.

Ou não se fixasse a temperatura nuns gélidos sete graus negativos. Durante a maioria do Inverno, a sensação térmica de entrar no hotel até é bastante agradável, já que as temperaturas exteriores no Círculo Ártico rondam muitas vezes os -30º.

No entanto, pernoitar nos quartos de gelo obriga a vestir um equipamento térmico, cedido pelo hotel, que garante a temperatura do corpo.

IMG_8959_732x458

Se a experiência lhe parecer demasiado extrema, poderá sempre optar por ficar nas requintadas instalações “normais” e visitar apenas o hotel do gelo, que, tal como uma galeria, abre as suas portas para os visitantes apreciarem o notável trabalho artístico.

É possível, desta forma, conhecer a recepção do hotel, admirar as paredes dos corredores e entrar em alguns quartos. A igreja em gelo é outra atracção. Um sítio verdadeiramente mágico que recebe casais de todo o mundo que aqui decidem dizer “sim” a uma união para a vida.

ICEBAR_BY_ICEHOTEL_Jukkasjarvi_-_Photo_Paulina_Holmgren_732x458

E se está a pensar organizar uma festa inesquecível, talvez este seja também um local a considerar, já que o hotel dispõe de um Domo privado que se destina à organização de eventos. O magnífico “Aurora Hall”, com uma área de 175 m2 e 10 metros de altura, tem capacidade para receber 150 convidados e o pessoal do hotel está disponível para ajudar a organizar qualquer tipo de evento.

O ICEHOTEL conta também com cozinha própria, que poderá conhecer no Restaurante. Mais emblemático ainda é o Ice Bar, onde até os copos são em gelo.

Northern_Lights_-_Photo_Markus_Alatalo_732x458

Mas a sua experiência só ficará completa quando assistir a um dos espectáculos mais belos que a natureza oferece: a Aurora Boreal. O ICEHOTEL organiza diversas atividade com esse objetivo, que vão desde os passeios a cavalo aos trenós puxados pelos cães de neve.

Mas se ficar a olhar para o céu não lhe chega, que tal ir até lá?

O ICEHOTEL é um dos poucos Agentes Espaciais Creditados do Mundo e permite-lhe reservar uma viagem ao espaço na primeira companhia privada espacial: a Virgin Galactic.

Do que está à espera? Aventure-se!

TEXTO DERaquel Soares
COMPARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.