Sugestões para uma doce Páscoa

305

A Páscoa é um dos momentos em família por excelência. Para desfrutar desta época ao máximo, veja aqui algumas sugestões.

1. Santa Eulália Restaurante

A partir de 28 de Março, o Santa Eulália Restaurante, em Albufeira, abre portas para mais uma época de Primavera-Verão e convida a experimentar uma diversificada carta de peixes e mariscos da costa algarvia num ambiente familiar e confortável.

Camarão tigre salteado com malagueta e limão, Feijoada de lavagante com feijão branco ou Cataplana de peixe e marisco, são algumas das sugestões para agradar aos verdadeiros apreciadores.

2. Hotéis Real

Sejam mini-férias, almoço, jantar ou brunch especial, os Hotéis Real convidam a juntar a sua família e celebrar a magia da Páscoa. Em Lisboa, Cascais, Oeiras, Albufeira e Olhão, os Hotéis Real criaram pacotes e menus especiais para celebrar a época da Páscoa em família.

Em Lisboa, o Chef Executivo Paulo Pinto convida, no dia 1 de Abril, a um almoço de Páscoa com destaque para o Borreguinho assado com grelos salteados e para o folar de Páscoa, no Hotel Real Parque. No Hotel Real Palácio, poderá contar com o já tradicional Brunch Especial Páscoa, com pratos quentes de Bacalhau com crosta de broa e Lombinho de porco assado, mantendo-se a tradição das actividades para os mais pequenos acompanhados por uma monitora.

O Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, em Cascais, aposta num almoço Especial “Domingo de Páscoa”, apresentando entradas de petiscos tradicionais portugueses, pratos quentes de Bacalhau assado com cebolada e Cabrito assado à padeiro com castanhas, finalizando com um buffet de doçaria tradicional de Páscoa.

O Hotel Real Oeiras também mantém a tradição do “Brunch em Família”, apresentando uma edição especial Domingo de Páscoa, com destaque para o show cooking de pastas e risotos feitos ao momento. As crianças podem desfrutar de um buffet especial, de actividades infantis e de brincadeiras no jardim.

À mesa do restaurante do Real Marina Hotel & Spa, em Olhão, encontrará um leque de opções para esta época festiva, desde um jantar especial buffet no dia 31 de Março e um “Brunch em Família Especial Domingo de Páscoa” no dia 1 de Abril, com animação especial para as crianças.

À gastronomia pode ainda adicionar uma escapadinha até Albufeira ou Olhão, onde poderá seleccionar pacotes com alojamento de 3 noites no Real Bellavista Hotel & Spa, em Albufeira, no Real Marina Hotel & Spa, em Olhão, e no Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa, em Albufeira.

3. Holiday Inn Porto Gaia

Para esta Páscoa, o hotel Holiday Inn Porto Gaia tem disponível três programas de estadia. Assim, para os casais que aproveitam esta quadra para uma escapada romântica, este hotel oferece duas opções de alojamento, ambas para duas noites de estadia em quarto duplo, com pequeno-almoço, welcome drink à chegada e 50% de desconto no parque de estacionamento. A diferença reside na opção pelo acesso ao circuito de hidroterapia, disponível no pacote ‘Bem-estar no Spa & Tea’, ou complemento com almoço de Páscoa, do pacote ‘Alojamento e Almoço de Páscoa’.

A pensar nas famílias, o Holiday Inn Porto Gaia tem igualmente disponível o pacote ‘Páscoa em família’, com duas noites de alojamento em quarto familiar. Este programa inclui pequeno-almoço, 50% de desconto no parque de estacionamento e oferta de almoço de Páscoa para as crianças, para além de animação especial só para os mais pequenos entre quinta-feira e domingo de Páscoa.

No Dia de Páscoa, 1 de Abril, para os clientes do hotel, mas também para residentes na região ou os que simplesmente estão de passagem, o restaurante do Holiday Inn Porto Gaia serve um buffet com alguns dos pratos típicos da época. O almoço de Páscoa no Food & Friends conta com mesa de frios, pratos quentes de sopa, peixe e carne, onde se incluem algumas das mais reconhecidas iguarias da região Norte e mesa de sobremesas com doces e pastelaria variada. Durante a refeição, animadores do Holiday Inn Porto Gaia irão providenciar algumas surpresas para as crianças.

 

4. InterContinental Lisboa e Estoril

Brunch com showcooking e almoço à beira-mar são as propostas de Páscoa nos restaurantes do InterContinental Lisboa e Estoril. No AKLA, a Páscoa é sinónimo de mesa cheia e cozinha in loco. No próximo domingo, 1 de Abril, entre as 13h00 e as 16h00, o restaurante do InterContinental Lisboa vai servir um brunch especial com uma vasta selecção de pratos quentes, saladas e sobremesas. Das muitas propostas pensadas pelo chef executivo, Eddy Melo, para esta ocasião, destaca-se o Lombo e fígado de tamboril com tangerina, um prato que irá ser preparado à vista de todos, na estação de showcooking do restaurante.

Já no Lobby Lounge do InterContinental Estoril celebra-se o domingo de Páscoa em família com um banquete com vista para o oceano. A partir das 12h30, e até às 15h30, será possível desfrutar de um almoço em formato buffet, com diversas opções de degustação. Não havendo um menu fixo e fechado, cada pessoa pode compor a sua ementa de Páscoa e servir-se quantas vezes desejar — do Sushi preparado no momento ao Cabrito assado, como manda a tradição nesta época, e do Creme de ervilhas ao Polvo à Lagareiro, há muito por onde escolher.

5. Restaurante Ânfora

Nesta Páscoa, o restaurante Ânfora, do Hotel Palácio do Governador, convida para um brunch especial. No dia 1 de Abril, a equipa da chef Vera Silva propõe mesas fartas em qualidade e diversidade de opções, entre bebidas, cereais, pão e pastelaria, entradas e saladas, pratos quentes e doces.

Menu Brunch Domingo de Páscoa

Bebidas

Sumo de laranja natural

Sumo detox

Limonada

Chá frio de hortelã e canela

Café e descafeinado

Selecção de chás

Leite, leite magro e leite de soja

Águas com e sem gás

Espumante

Iogurte natural e frutas

Cereais

Corn flakes

Muesli

Granola

Selecção de pão e pastelaria

Torradas

5 Variedades de pão

Viennoiserie

Cake do dia

Scones

Mini panquecas

Variedade de compotas, manteigas e mel

Entradas e saladas

Jardim de salmão fumado

Tábua de enchidos e charcutaria

Tábua de queijos nacionais e internacionais

Queijo fresco

Saladas simples

Salada caprese

Salada de rúcula com abacaxi, tomate cherry e camarão salteado

QUENTES

Couve-flor num creme essência de fava fonka

Ovos mexidos, ovos cozidos

Cogumelos salteados

Legumes grelhados

Salmão grelhado sobre tomate cherry salteado e azeitonas

Lombinho de cordeiro assado no forno em especiarias

Arroz árabe

Mesa de doces

Folar da Pascoa

Mousse de cereja

Pastel de nata do governador

Cheesecake de manga

Mini pavlova

Bolo chocolate e gengibre

Fruta laminada

6. Conrad Algarve

O Conrad Algarve convida a celebrar a Páscoa a sul de Portugal, na Quinta do Lago. A pensar nos mais novos, o Little C Palace recebe um hóspede muito importante, para uma visita surpresa: o Coelho da Páscoa. Ao longo do fim de semana, as crianças serão desafiadas para almoços com atividades culinárias, pinturas faciais, missões com as mascotes Liz e Afonso, resolver um mistério da Páscoa e, claro, a famosa Caça aos Ovos no Domingo de Páscoa.

Para os adultos, as experiências gastronómicas são muitas e começam logo na sexta-feira Santa, no restaurante Louro, com um Buffet de Marisco. Entradas como Pequenos Filetes de Salmão de Caviar e Salsa, Salada de Camarão marinado, Lulas com molho de ostra ou Polvo marinado com alho e azeitonas são apenas algumas sugestões. Como pratos principais, Arroz de Marisco, Bife de Atum com cebolada à algarvia ou Cataplana de peixe juntam-se à estação de marisco que inclui Camarão, Sapateira Recheada, Ostras, Lagostins e Mexilhão. O buffet de sobremesas conta com Eton Mess Merengue com Ruibarbo frutos vermelhos, Esfera de café e caramelo ou Rolo de chocolate branco e maracujá, entre outras opções.

No sábado, dia 31 de Março, o restaurante Louro volta a abrir portas para um Buffet Noite Algarvia, que convida a explorar diferentes culturas e novos sabores maioritariamente algarvios: Salada de feijão frade com atum vermelho e pimentos, Salada de batata com cavala fumada e cebolinho e Mexilhões marinados com piripiri pimentos e cebola roxa estão entre as entradas que serão servidas. Como pratos principais, Paella de Marisco, Robalo à Portuguesa, Acém de vaca, Carré de borrego e Cachaço de porco preto assado são alguns dos muitos sabores disponíveis. O melhor fica para o fim e, por isso, para além do tradicional Folar da Páscoa, o buffet de sobremesas inclui iguarias como Taça de “trifle” de morango, Torta de Laranja e Alfarroba ou Cheesecake de noz pecan e maple syrup.

O domingo de Páscoa começa com um Brunch de Páscoa em família, servido entre as 13h e as 16h, no restaurante Louro. Uma seleção de saladas quentes e frias, tábuas de queijos nacionais e internacionais e ainda uma seleção de charcutaria de porco preto com condimentos marcam o início deste brunch. Para além da estação de marisco, que inclui Camarão, Sapateira e Ostras, destaque ainda para pratos quentes como Arroz de Pato, Cabrito Assado, Medalhões de Tamboril com Mexilhão e Salicórnia, Filete de Corvina com Camarão e Espinafres, Perna de Porco glaceada e Robalho na Folha, entre outros sabores. A refeição não fica completa sem as sobremesas: Dom Rodrigo, Pudim Abade de Priscos, Bolo de Pistachios e Morangos e o tradicional Folar são alguns dos sabores mais doces que serão servidos.

Um Jantar de Páscoa no Gusto By Heinz Beck, uma das mais recentes estrelas Michelin em Portugal, promete encerrar na perfeição este fim de semana. Um menu de cinco pratos de inspiração primaveril, incluindo diferentes entradas e pratos principais que demonstram o autêntico estilo de Heinz Beck, será preparado através da cozinha aberta.

7. InterContinental Porto Palácio das Cardosas

Nesta Páscoa, o InterContinental Porto – Palácio das Cardosas disponibiliza um programa de alojamento, que culmina com um almoço em família à mesa do Astória.

O brunch de Páscoa, preparado pelo chefe Francisco Pico, conta com, entre várias sugestões, pratos da cozinha tradicional portuguesa. Para começar, há uma variedade de entradas, nomeadamente tábua de carnes frias e enchidos laminados; tábua de queijos, bola de carne, salada de beterraba e requeijão, entre outras. Nos quentes será servido caldo verde nortenho, bacalhau à lagareiro com grelos ao alho e batata ao murro e o tradicional cabrito assado à transmontana.

Durante o brunch de Páscoa haverá ainda uma Live Station, na qual será servido o rosbife assado tradicional, que poderá ser acompanhado por três molhos: vinho do Porto, mostarda ou pimenta verde. Na sobremesa estarão disponíveis doces para todos os gostos, como pão-de-ló de Ovar, toucinho-do-céu, leite-creme queimado, folar doce, arroz doce.

8. The Oitavos

O The Oitavos vai organizar novamente um brunch de Páscoa doce e especial, onde os mais novos não são esquecidos, além de ter preparado uma campanha especial para quem quiser desfrutar do hotel, durante alguns dias.

Servido apenas no Domingo de Páscoa, dia 1 de Abril, este brunch, preparado pelo Chef Cyril Devilliers, acontece no Ipsylon, o restaurante principal do hotel junta influências da Costa Atlântica e da cozinha Portuguesa e Francesa. Para as crianças, o Chef Pasteleiro Alexandre Litou vai organizar uma aula de chocolate, onde elas podem aprender a fazer sobremesas simples. Depois segue-se a Caça aos Ovos.

Além de uma padaria variada e de diversas viennoiseries, o brunch especial de Páscoa vai incluir um conjunto de selecções que promete fazer as delícias de toda a família: uma selecção de mariscos com ostras com molho ponzu, vinagre chalote e limão; camarão cozido com maionese rústica e cocktail e casco de sapateira com recheio; Selecção de charcutaria, enchidos, assados frios e queijos nacionais e internacionais; ovos à la carte, sumos naturais, iogurtes; pratos quentes (Cabrito assado com fondant de legumes meios rechauds, clafoutis de legumes à parte e bacalhau de caldeirada, mexilhões e camarão em meios rechauds, batata a murro à parte).

Para terminar o brunch da forma mais doce, a mesa das sobremesas contará com especialidades como bolo de chocolate de avelã, Torta de Azeitão, Chou com creme e frutas laminadas/inteiras. Para as crianças está preparado o Kid’s Corner que vai contar com strogonoff de frango, crepes e waffles, salada de frutas, chupas caseiros de marshmallow e chocolate de leite, madalenas e bolas de Berlim de maçã.

Na campanha especial de alojamento, se quiser aproveitar qualquer tratamento no Spa, tem um vale no valor de 25€ à sua espera. O Upgrade para a tipologia de quarto Premium é gratuito, mediante disponibilidade, e no quarto recebe ainda um cesto VIP de boas-vindas.

9. River Lounge

A Páscoa é, por tradição, uma época passada à volta da mesa. É também a oportunidade para abrandar o ritmo e desfrutar, sem pressas, do tempo em família. Por este motivo, o Chef Fréderic Breitenbucher desenvolveu um brunch especial que vai ser servido no Domingo de Páscoa no restaurante River Lounge do hotel Myriad. Com a qualidade do já habitual brunch mas com as iguarias típicas da época, – não vão faltar no buffet os ovos, as amêndoas, os folares e o tradicional Cabrito – esta refeição vai ser acompanhada por música ao vivo com trio de Jazz.

Para as crianças foi preparada a tradicional Caça ao Ovo onde os pais e os avós também podem participar. O espaço estará decorado a rigor e contará com uma estação de comidas e bebidas com predominância de doces como pipocas, amêndoas de chocolate e algodão doce. O ambiente, esse, promete transportar todos para imaginário do Coelho de Páscoa.

10. Marriott Praia D’El Rey

No Marriott Praia D’El Rey a proposta para esta quadra inclui, para além de estadia com pequeno-almoço, música ao vivo e uma Caça ao Ovo que irá deliciar os mais pequenos.

O programa de Páscoa desta unidade premium, integrada no Praia D’El Rey Golf & Beach Resort, está disponível para estadias entre 30 de Março e 1 de Abril, em quarto duplo vista jardim e campo de golfe, com pequeno-almoço incluído. A oferta contempla ainda música ao vivo nos dias 30 e 31 de Março, entre as 20h00 e as 23h00, no Oceano e, especialmente a pensar nas crianças, no domingo de Páscoa, dia 1 de Abril, o hotel promove uma Caça ao Ovo.

Para os hóspedes mais aventureiros ou com interesse em explorar a região, entre 26 de Março e 7 de Abril, o Marriott Praia D’El Rey disponibiliza um programa especial de actividades. As opções desportivas variam entre bodyboard, surf, paddle, canoagem, caminhada/trekking, paintball e BTT/MTB. Experiência vínica e Tour a Óbidos são as propostas de índole cultural e patrimonial do hotel para complementar esta estadia.

11. Restaurante Terraço Rui Paula

Nesta Páscoa, o restaurante Terraço do Chef Rui Paula, situado no hotel Tivoli Avenida da Liberdade, sugere um verdadeiro manjar dos deuses.

Menu de Páscoa

Snacks
**
Carpaccio de Polvo e Romã
**
O Ovo e os Cogumelos
**
Robalo no Seu Habitat
**
Pá de Cabrito de Leite, Terrina de Beringela
e Molho Romesco
**
Maçã e Caramelo
**
Pão-de-ló

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.