Porque a época festiva está no seu auge e o pecado da gula é facilmente perdoado, os doces e chocolates são os verdadeiros mestres de cerimónia.

Agora, a tentação é irresistível. Sobretudo se ao doce sabor das guloseimas se juntar o design de criações de alta-costura de marcas tão conhecidas como a Miu Miu, Lanvin e Burberry.

De há alguns anos para cá que os chefs pâtissiers do mítico hotel The Berkeley, em Knightsbridge, Londres, surpreendem o mundo da moda e da pastelaria gourmet com a criação de doces inspirados nas últimas tendências das passerelles. Entre as especialidades de Prêt-à-Portea (inusitada combinação entre Prêt-à-Porter e tea) que acompanham o elegante chá da tarde do hotel londrino, figuraram já doces criações de estilistas e designers como Valentino, Christian Lacroix, Coco Chanel, Christian Louboutin ou Zac Posen.
berkeley_732
Agora, os chefs acabam de lançar a nova colecção Outono/Inverno destes doces fashion e, até Março de 2012, se viajar até à capital inglesa, uma passagem pelo hotel The Berkeley é absolutamente obrigatória. Aqui poderá desfrutar do típico chá das cinco britânico, acompanhado por doces que, nesta estação, homenageiam marcas como a Miu Miu, Lanvin e Burberry e incluem éclair recheado com creme de Gianduja e coberto com estrelas decorativas de Dolce & Gabbana, bolo decorado com bolinhas, inspirado em criações de Stella McCartney, e mousse coberta com creme de amora e merengue à la Lanvin. As cores electrizantes do momento aparecem no biscoito em forma de sapato de salto brilhante Miu Miu, enquanto o clássico trench coat Burberry surge como biscoito de chocolate escuro com cobertura de baunilha. Já o bolo de laranja e gengibre com chocolate remete para Valentino e a mousse de pêra com creme de clementina para Bottega Veneta. Estes doces de alta-costura são servidos diariamente no salão de chá Caramel do hotel The Berkeley, entre as 13h e as 18h. O serviço inclui ainda um flute de champanhe Laurent Perrier e as delícias de pastelaria são servidas em porcelana exclusiva desenhada por Paul Smith para a Thomas Goode.
elle_732x458

Stiletto de chocolate

E se por terras de Sua Majestade são os grandes nomes da moda que fazem furor por entre os doces gourmet, na cidade das luzes é um mítico acessório feminino – o sapato de salto alto – que se transforma numa delicatessen de chocolate. Falamos pois do chocolatier francês Jean-Paul Hévin e da sua colecção Stiletto Shoe. Inicialmente criada sob encomenda da revista Stiletto para homenagear a marca de sapatos Rodolphe Menudier, esta colecção – que apresenta verdadeiras esculturas em forma de sapato de salto alto, integralmente criadas em chocolate – está agora disponível para todas as amantes deste acessório feminino e, claro, da doçura do chocolate.
elle_2_732x458
Entre o corpo e o salto de 10 cm são usados 160 gramas de chocolate para compor o stiletto, que é personalizado por Hévin através de uma pequena caveira branca na base do longo salto, como uma espécie de logótipo da marca. Os sapatos, fabricados apenas no tamanho 35, podem ser encontrados nas cores castanho, vermelho, branco e verde, variando entre chocolate preto e branco.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.