A Páscoa está a chegar. Nesta época de celebração em família, descubra algumas das sugestões dos melhores hotéis e restaurantes.


 

1. Pestana CR7 Lisboa

O hotel Pestana CR7 Lisboa propõe uma forma diferente de celebrar a Páscoa. Nos dias 14, 15 e 16 de Abril, quem estiver pela cidade de Lisboa, pode transformar as amêndoas num delicioso Brunch Beats que será servido no CR7 Corner Bar & Bistro entre as 11H30 e as 16H00.

Os adultos têm à disposição uma bebida quente (café, chá, capuccino); sumo de laranja, limonada com menta e águas aromatizadas à descrição e uma Mimosa (prosecco com sumo de laranja). Para partilhar, um cesto de pães caseiros variados, croissants e napolitanas, acompanhados com manteigas e compotas; ovos mexidos e bacon crocante. E para adoçar o momento, um Parfait de iogurte com granola caseira e fruta.

Nos opcionais, as escolhas não são fáceis: Tosta de guacamole ou Tosta de salmão fumado com queijo creme e funcho ou Ovos Benedict, qualquer um deles acompanhado com Cogumelos salteados, tomates assados com mozzarela e manjericão, seleção de queijos e, nas sobremesas, Panquecas com Nutella ou xarope de ácer; ou Mousse de chocolate; ou Fruta laminada.

Para as crianças, um Chocolate quente e Sumo de laranja, Limonada com menta e águas aromatizadas à discrição. A partilha é igual à dos adultos mas o menu dos mais novos inclui ainda Iogurte com cereais de chocolate e fruta, dois mini hambúrgueres, panquecas com Nutella, fruta laminada e cookies de chocolate.

Reservas: www.pestana.com ou 808 252 252.


 

2. Pestana “Collection Hotels”

Nesta quadra, os hotéis Collection do Pestana Hotel Group mantêm a tradição da Caça ao Ovo e prometem um programa divertido para miúdos e graúdos.

A marca tem programas que incluem estadia de 2 noites, para 2 pessoas, nas unidades Pestana Cidadela Cascais, Pestana Vintage Porto, Pestana Palácio do Freixo e Pestana Palace Lisboa.

Pestana Cidadela Cascais

2 noites

1 Brunch (bebidas incluídas)

Late Check Out (mediante disponibilidade)

Páscoa

Pestana Palace Lisboa

2 noites

1 Welcome Drink

1 Almoço Buffet no Valle-Flôr

Páscoa

Pestana Vintage Porto

2 noites

50€ de crédito para consumo no restaurante/bar

Páscoa

Pestana Palácio Do Freixo

2 noites

1 Almoço buffet (bebidas incluídas)

Reservas: 808 252 252; 218 442 001 ou www.pestana.com


 

3. Hotel da Música

O Hotel da Música celebra a Páscoa com uma combinação de tradição e sabores. No dia 16 de Abril, o almoço buffet no restaurante Bom Sucesso Gourmet inclui as iguarias da quadra pascal.

Para celebrar a gastronomia típica da época, o cardápio de entradas passa pelas Saladas Simples e Compostas, Queijos e Enchidos, que antecedem uma Canja de Galinha com Ovos de Codorniz. Nos pratos quentes, a tradição mantém-se no prato de carne com o Cabrito Assado à Padeiro, a que se junta o Tamboril Estufado com Gambas, como prato de peixe. O buffet de sobremesas de Páscoa encerra a degustação, com sugestões que adoçam a reunião familiar.

Reservas: 220 404 410 ou cs@hoteldamusica.com


4. Gecko Bistro

A Páscoa traz novidades ao restaurante do Espiche Golf, que se assume cada vez mais como um autêntico bistro. A primeira mudança está logo no nome do restaurante que passa a designar-se Gecko Bistro. Por outro lado, a partir de dia 14 de Abril há novos pratos na ementa do Gecko Bistro, essencialmente dedicada a tapas, petiscos e refeições ligeiras, e horário alargado para melhor se usufruir do bom tempo.

Para além das saladas, sandes, tapas, hambúrgueres e pastas, entre outras opções, a carta deste bistro introduz agora as pizzas. Pepperoni, Atum, Vegetariana e Margherita, sendo que esta última oferece a possibilidade de combinar à sua versão tradicional ingredientes como o ananás, fiambre, frango e ovo, salmão e camarão.

O Gecko Bistro tem também agora um menu infantil com duas opções muito apreciadas pelos mais pequenos – Spaghetti Bolognese ou Nuggets de Frango.

Porque Páscoa é tradição, especialmente para o domingo de 16 de Abril, dia em que as famílias dão preferência ao almoço com os pratos tradicionais da quadra, para além da carta habitual, o chef Luís Rodrigues sugere para o almoço Ensopado de Borrego e Cabrito assado no forno.


5. AdLib Restaurante

Este ano, o Sofitel Lisbon Liberdade faz do dia de Páscoa uma celebração ainda mais especial, ao apresentar um Brunch para toda a família. Servido das 12h às 15h no dia 16 de Abril, o Brunch de Páscoa do AdLib Restaurante apresenta inúmeras sugestões com assinatura do Chef Daniel Schlaipfer.

No que toca às entradas várias são as propostas, onde os sabores do mar e do campo estarão em destaque; desde as Ostras da Ria Formosa com vinagrete de chalotas e sapateira recheada; Camarões escalfados com lima e coentros; Pleurotes grelhados, champignon recheados e Portobello confitado; Roastbeef com molho tártaro; Ovos Bénédicte; Peixe fumado e marinado, Presunto de porco preto, chouriço fumado, paio de Barrancos; Saladinha de polvo com pimentos; e Salada Cabrese.

Quanto aos quentes, o Chef Daniel Schlaipfer sugere uma Sopa de cerefólio com ovo de codorniz, Bacalhau espiritual, Farfalle tricolar com queijo feta, azeitonas perfumadas com óleo de trufa branca e a tradicional Perna de borrego confitada com batatas à padeiro. Os clientes poderão ainda eleger Vieiras com risoto de espargos brancos, um prato confecionado ao vivo.

O brunch de Páscoa não poderia deixar de incluir as sobremesas, onde se destacam o Folar de Páscoa, diversas Criações em chocolate e ainda um carrinho com os melhores queijos nacionais e franceses. Mas o AdLib Restaurante torna este Brunch ainda mais especial, com a presença de um Chef em sala, que irá preparar ao vivo waffles e macarons.

Reservas: 21 322 83 50 | adlib@accor.com


 

6. Hotéis Real

Os Hotéis Real criaram pacotes e menus especiais para celebrar a época da Páscoa com um almoço ou jantar de Domingo em família.

Em Lisboa, o Chef Executivo Paulo Pinto convida a um almoço de Páscoa com uma selecção de carnes e peixes, saladas, acompanhamentos e selecção de sobremesas no Hotel Real Parque e no Hotel Real Palácio, mantendo-se neste hotel a tradição das actividades para os mais pequenos acompanhados por uma monitora.

O Grande Real Villa Itália Hotel & Spa, em Cascais, aposta no “Brunch à Boca do Mar Especial Domingo de Páscoa”, apresentando uma selecção completa de padaria e charcutaria regional, petiscos portugueses, show cooking de massas e risotos, doçaria e pastelaria. Para pratos principais, o Chef sugere Cabrito assado com batata nova e Bacalhau assado com broa.

O Hotel Real Oeiras também mantém a tradição do “Brunch em Família” apresentando uma edição especial Domingo de Páscoa, com destaque para a Perna de borrego assada com alecrim. As crianças podem desfrutar de actividades infantis e de brincadeiras no jardim.

À mesa do restaurante do Real Marina Hotel & Spa, em Olhão, encontrará um leque de opções para esta época festiva, desde um jantar especial buffet nos dias 14, 15 e 16 de Abril e um “Brunch em Família Especial Domingo de Páscoa” no dia 16 de Abril, com animação para crianças.


 

7. Enoteca Cartuxa

Com a chegada do sol, dos campos em flor e do tempo da Páscoa, a Enoteca Cartuxa preparou uma ementa muito especial, onde não podia faltar o tão alentejano borrego no forno com batatinha assada.

Esta ementa de época pascal foi pensada para almoços ou jantares em família. Dá-se primazia aos pratos tradicionais, como o borrego e o arroz doce e ao convívio. Em torno da mesa celebram-se tradições, prova-se gastronomia alentejana e os vinhos da Adega Cartuxa.


8. Holiday Inn Porto Gaia

Para os casais que aproveitam esta quadra para uma escapada romântica o Holiday Inn Porto Gaia tem duas opções de alojamento, ambas para duas noites de estadia em quarto duplo, com pequeno-almoço, welcome drink à chegada, 50% de desconto no parque de estacionamento. Diferem apenas na oferta do acesso ao circuito de hidroterapia, no caso do pacote ‘Bem-estar no Spa & Tea’, ou do almoço de Páscoa, opção contemplada no pacote ‘Alojamento e Almoço de Páscoa’.

Especialmente para as famílias, este hotel tem disponível o pacote ‘Páscoa em família’ com duas noites de alojamento em quarto familiar. Este programa inclui pequeno-almoço, welcome drink à chegada, 50% de desconto no parque de estacionamento, visita às Caves de Vinho do Porto e oferta do almoço de Páscoa para as crianças, para além de uma especial surpresa só para elas.

No domingo de Páscoa, para os clientes do hotel, mas também para residentes na região ou os que simplesmente estão de passagem, o restaurante do Holiday Inn Porto Gaia serve um buffet com alguns dos pratos típicos da época.

O almoço de Páscoa no Food & Friends conta com mesa de frios com algumas das mais reconhecidas iguarias da região Norte e mesa de sobremesas com doces e pastelaria variada. São servidos também pratos quentes de sopa, peixe e carne, sendo que a tradicional opção do Cabrito Assado está também disponível sob reserva prévia.

Reservas: reservas@hiportogaia.com; 223747500 ou http://www.hiportogaia.com/reservas.


9. InterContinental Porto

Com a chegada da Páscoa, o InterContinental Porto – Palácio das Cardosas, preparou um programa para toda a família.

O ponto alto da celebração está marcado para o domingo de Páscoa, altura em que será servido um buffet tradicional de almoço, no Restaurante Astória. O menu é composto por várias sugestões, inspiradas nos sabores da época.

O buffet arranca com entradas frias, que incluem saladas variadas, queijos, pato, frutos do mar, polvo, entre outros sabores. Antes de serem servidos os pratos principais poderá ainda degustar carne assada com mostrada de Dijon.

Para os pratos principais, o Astória sugere pratos tradicionais portugueses: Sopa de peixe e camarão; bacalhau; polvo assado com batatas; cabrito assado e bife de vitela grelhado, polenta e abóbora salteada.

A refeição termina com a mesa das sobremesas, uma montra da pastelaria tradicional portuguesa, que inclui Pão-de-ló, Pudim “Abade de Priscos”, Leite-creme queimado e fruta variada para equilibrar os sabores.

O Astória preparou ainda uma surpresa que fará as delícias de miúdos e graúdos, com a decoração de Ovos de Páscoa ao vivo. O cliente tem a opção de comer o ovo durante o almoço ou levar para casa. No final, também será entregue a receita de cabrito da Páscoa, para quem quiser repetir a experiência numa outra ocasião especial.


10. Largo do Paço

No Largo do Paço, o domingo de Páscoa é celebrado como manda a tradição, com mesa rica e farta. Neste restaurante, detentor de uma estrela Michelin, as famílias são convidadas a reunirem-se à mesa e desfrutarem de um almoço buffet com os pratos mais tradicionais da época.

O almoço de Páscoa contempla um buffet de entradas frias de peixes, marisco, carnes e saladas e tachinhos regionais onde não faltam os Rojõesinhos, as Tripas à Moda do Porto, Bola de Carne, Moelas Estufadas, entre muitas sugestões.

Seguem-se os pratos quentes onde a cozinha de conforto ganha o espaço com o Creme de abóbora com cebolinho, Lombo de Bacalhau em crosta de broa de milho e azeitona, o tradicional Cabrito Assado no Forno aos sabores tradicionais, acompanhado de arroz de miúdos e enchidos e os Medalhões de vitelão com cogumelos silvestres pudim de cenoura, batata gratinada.

Por fim, a mesa das sobremesas conta com os mais tradicionais doces. Entre eles o Toucinho-do-céu, o Pudim Abade de Priscos, o Arroz Doce e o Pão-de-lós, entre muitas outras iguarias.

Reservas: 255410830 ou reservas@casadacalcada.com.


11. Crowne Plaza Porto

O Crowne Plaza Porto propõe um buffet para festejar a Páscoa em família. As propostas gastronómicas, com assinatura do Chef Jorge Sousa, são uma reinterpretação dos costumes da época. Nesta data especial serão várias as iguarias que vão estar à mesa do restaurante Poivron Rouge.

Nas entradas, as sugestões passam por pratos frios e saladas, como Rosbife de vitela com raspas de queijo Parmesão e rúcula, Rolinho de rosbife de pato com molho tártaro, Espargos verdes e brancos, Salada de legumes assados com orégãos, Peixinhos da horta tradicionais, entre outras, e pelas entradas quentes, como as Empadas de carne e salpicão Serrano, Bola de sardinha e Bola de carne.

Segue-se a altura de degustar a selecção de peixes frescos e mariscos. As sugestões passam pelo Cesto de marisco cozido (camarão, lagostim, ostras), Mexilhão com molho verde, Sapateira recheada, Ceviche de atum, Salada de bacalhau com grão-de-bico tradicional, Salada de polvo com pimentos, Rolinhos de salmão fumado e natas ácidas, Carpaccio de bacalhau com pimentos Padrão, Camarões com fios de batata e chili doce e Tataki de atum sobre salada Portuguesa.

Com os pratos principais a tradição volta a estar à mesa com o Creme de feijão-verde com brunesa de tomate, Bacalhau à moda de Braga, Pregado escalfado com cremoso de frutos do mar e puré de batata, Cabrito assado com batata, arroz de forno e grelos salteados e Cozido à Portuguesa.

No final da refeição, pode ainda deliciar-se com uma selecção variada de queijos e com as várias sobremesas, como Pudim Abade Priscos, Mexidos de Vila Real, Tarte Picado de Abelha, Bolo de noz, Tarte de limão merengada, Arroz doce à moda de Oliveira do Hospital, Pão-de-ló de Ovar, Sericaia, Bolo de chocolate húmido com creme de baunilha, entre outros doces tipicamente portugueses.


12. The Oitavos

Para celebrar o Domingo de Páscoa o hotel The Oitavos preparou um brunch especial que inclui também diversas actividades para as crianças. O brunch, servido no dia 16 de Abril, será preparado pelo Chef Cyril Devilliers no Ipsylon Restaurante&Bar.

O brunch vai apresentar uma vasta selecção de iguarias, entre as quais, uma selecção de mariscos como ostras, camarão cozido e casco de sapateira com recheio; Selecção de enchidos e queijos nacionais e internacionais; Frutas laminadas; Selecção de pães e Viennoiseries; Ovos, crepes e wafles à la carte; Pratos quentes (Carre de borrego, polenta cremosa com cogumelos, tomate confit; Bacalhau assado, gratinado de batata “com natas” e creme de ervilhas com chouriço e croutons).

Para o final está reservada a mesa das sobremesas que contará com especialidades como folar individual de Olhão, mini pão-de-ló de Ovar ou cheesecake de requeijão e mirtilos.

Especialmente para as crianças será preparado um Corner Kid que vai contar com pratos que fazem as delicias dos mais pequenos, entre os quais, Filetes de peixe, Esparguete bolonhesa, Crepes e waffles ou Chupa caseiro de marshmallow. Para os mais pequenos haverá ainda uma Aula sobre o Chocolate da Páscoa realizada pelo Chef Alexandre Litou, onde poderão aprender a fazer algumas sobremesas simples, a que se seguirá uma Caça aos Ovos.

Reservas: http://theoitavosrestaurants.com/pascoa/


13. Quinta das Lágrimas

O hotel Quinta das Lágrimas, em Coimbra, sugere um programa especial de Páscoa. O programa inclui 2 noites de alojamento em quarto duplo com pequeno almoço buffet, oferta de ovo da Páscoa às crianças e 1 jantar à escolha em qualquer data durante a estadia ou almoço buffet da Páscoa no Domingo, preparado pelo Chef Vítor Dias.


14. Monte do Giestal

A pensar nas famílias, o Monte do Giestal preparou um programa especial de três noites para a Páscoa: um fim de semana válido para pais e filhos, em T1 ou T2.

Além de alojamento e pequeno-almoço, o programa inclui uma tarde em família no Spa, caça ao ovo e workshop de folares da Páscoa. Mas não só. Pequenos e grandes podem partir à Descoberta da Ciência nas Minas do Lousal. Uma visita que prevê a descida à mina e participação na actividade “Ovos com Ciência”.

Reservas: www.montedogiestal.com.


PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.