Ainda não decidiu onde passar o Natal ou a Passagem de Ano? Aqui ficam algumas sugestões de locais onde as festividades prometem ser um verdadeiro sucesso.

Sheraton Lisboa Hotel & Spa

O Sheraton Lisboa Hotel & Spa apresenta diversas propostas para que se desfrute em pleno de todos os momentos com a família e amigos no Natal. Para o dia 24 de Dezembro o hotel sugere o Buffet de Consoada no Lobby Bistro ou o Menu Consoada no Restaurante Panorama; para o dia 25 de Dezembro a sugestão vai para um almoço buffet de Natal no Lobby Bistro.

Para o Lobby Bistro está reservado um Buffet de Consoada onde será possível degustar as mais variadas iguarias entre as quais se contam buffet de saladas; Lombo de garoupa com amêijoas ao bulhão pato; Lombo de bacalhau meia cura cozido com todos; Leitão assado no forno com tangerina; Peru recheado com enchidos e castanhas. As tradicionais sobremesas também não foram esquecidas e marcarão presença, entre muitas outras, Aletria, Arroz doce, Filhoses, Sonhos, Azevias, Bolo-rei e rainha, Pudim abade de priscos e Tronco de Natal. 

Lobby Bistro

Para a Ceia de Natal no Restaurante Panorama o Chef Miguel Paulino apresenta um menu composto por selecção de amuse bousche do chef; Creme suave de castanhas com espargos glaceados, pickle de couve-flor e trufa; Medalhão de cabrito, cremoso de arroz de miúdos, molejas grelhadas, esparregado de acelgas e hortelã; Lombo de bacalhau com prensado de legumes na couve, cremoso de alho, grelos e escamas de batata; Azevinho de limão; Leitão servido ao estilo da Bairrada com coração de alface e mioleira de carabineiro; Creme de batata-doce queimado, com variedade de citrinos e manteiga de ovelha maturada e Trilogia de doces natalícios.

Panorama

Para o Buffet de dia 25 no Lobby Bistro está reservada uma vasta selecção de iguarias como buffet de saladas; Canelone de bacalhau gratinado no forno; Polvo assado no forno à lagareiro; Galo do campo estufado com batata e castanha; Cabrito assado; Batata à padeiro com hortelã-pimenta; Cous cous com tomate fresco, gengibre e polén de abelha; Showcooking de Pastas e Risotos e Cachorros e hambúrgueres para os mais pequenos. Na secção das sobremesas estão disponíveis sugestões como Aletria, Arroz doce, Filhoses, Sonhos, Azevias, Bolo rei e rainha, Pudim de mel, Semi-frio de castanhas com molho caramelo, Panacotta de chocolate e Bavaroise de champanhe.

No Sheraton Lisboa Hotel & Spa será ainda possível celebrar a entrada em 2017 com todo o glamour ou num ambiente mais descontraído. Para o 31 de Dezembro o hotel sugere um Jantar de Gala no Restaurante Panorama ou um Jantar Buffet no Lobby Bistro. Para o dia 1 de Dezembro a proposta será um Brunch no Lobby Bistro.

O Jantar de Gala no Restaurante Panorama terá início às 20h com um Cocktail Aperitivo, seguido de jantar às 20.30h. Para o jantar o Chef Miguel Paulino propõe: Selecção de amuse bousche do Chef; Entrada – Lingote de foie gras dourado, com barra de cereja maturada, goma de laranja, tangerina e flor de limoeiro; Sopa – Creme de carabineiro da nossa costa, com ravioli de pepino e crocante de manga grelhada; Peixe – Lombo de bacalhau estaladiço sobre creme de queijo da serra, noodles de batata-doce fumada em harmonia de trufa de inverno; Chá frio de lima, limão e gengibre; Carne – Lombo de novilho grelhado com panceta de porco preto em mistura de pimentas, mil folhas de duxelles de cogumelos, patê de vitela e figos, espinafres salteados; Pré-Sobremesa Lollipop de tangerina e yuzu; Sobremesa – Bolo de chocolate cremoso em dueto com caramelo e avelã, folha de ouro e molho de maracujá. Para a ceia está reservado Caldo verde; Mini pregos de novilho; Pão com chouriço e Chocolate quente com crepes e mini pastéis de nata. A animação está assegurada com a presença de um DJ.

Para quem prefere um ambiente mais descontraído o Sheraton sugere o Jantar Buffet no Lobby Bistro. O jantar terá início às 20h com Cocktail Aperitivo, seguido do jantar às 20.30h onde será possível degustar uma vasta selecção de iguarias. A Animação da noite estará a cargo de um DJ. Para o dia 1 de Janeiro o Sheraton Lisboa Hotel & Spa sugere ainda um Almoço Buffet de Ano Novo no Lobby Bistro.

Restaurante Gecko

Restaurante Gecko

Para quem durante a quadra natalícia esteja pelo Algarve e pretenda fazer um almoço de Natal ou Ano Novo descontraído, num espaço em harmonia com a natureza envolvente, o Espiche Golf convida a reunir a família e amigos à mesa do restaurante Gecko e apreciar as iguarias preparadas pelo Chef Frederico Fonseca e sua equipa.

No dia 25 de Dezembro o restaurante situado em Lagos propõe um menu buffet variado a partir das 12h00. Entre os pratos principais o Chef sugere Fiambre da perna no forno com maple e puré de maçã, Pato assado recheado com laranja e cravinho, Peru no forno regado com vinho tinto aragonês, Tagine de borrego com tâmaras e batata doce e Filete de salmão no forno com clementina e vodka, que poderão ser combinados com diversos acompanhamentos presentes no buffet. E porque não há mesa de Natal sem sobremesas também neste buffet os comensais poderão deliciar-se com um Trifle de tiramisu de pêras e chocolate, Bolo de tâmaras e caramelo, Pudim de Natal com frutas cristalizadas e frutos secos e empadas de Natal.

Porque a noite de Réveillon é longa em todo o Algarve, para o primeiro dia do ano o restaurante Gecko serve um brunch tardio, a partir das 13h00. À disposição do apetite dos clientes está a mesa de entradas frias e quentes, com tomates recheados, ovos russos, diversos folhados, rissóis, pasteis, quiches e marisco. Na mesa dos pratos principais serve-se Salmão no forno, Rosbife, e Fiambre assado. Para finalizar a refeição na mesa das sobremesas haverá bolo-rei e bolo rainha, bolo escangalhado e bolo de chocolate.

Reservas: 282 688 270 ou reservations-reception@espiche-golf.com

Salgados Palace

Restaurante Moonlight Salgados Palace

Ainda no Algarve, o hotel Salgados Palace, propõe as suas ementas para o jantar de Consoada e para o almoço e jantar de 25 de Dezembro. Como é tradição na Consoada não falta no menu o fiel amigo, na sua típica versão ou em reinterpretação do Chef, nem um delicioso sortido de doces natalícios que estará presente em todas as refeições dos menus natalícios.

Para dia 25 de Dezembro, as refeições compõem-se de propostas eclécticas, de forma a agradar aos mais distintos gostos. Privilegiam-se os sabores da época e da região, procurando proporcionar-se um momento de excelência gastronómica à mesa de um espaço requintado e sumptuoso.

Restaurante Moonlight Salgados Palace

Já para a passagem de ano, o Salgados Palace promete fazer da entrada em 2017 uma festa inesquecível. No dia 31, os clientes e hóspedes desta unidade NAU são recebidos com um welcome drink na recepção do hotel. À noite, o jantar de gala contempla uma experiência gastronómica acompanhada por uma selecção especial de bebidas, seguindo-se, à meia-noite em ponto, o tradicional brinde de Ano Novo com champanhe e passas. Para aconchegar a noite mais longa do ano, a ceia integra caldo verde, espelhos de queijos, charcutaria, selecção de mariscos e terrinas e um buffet de sobremesas.

Um espectáculo musical ao vivo leva o relógio até às 12 badaladas e após a entrada em 2017 um DJ garante animação pela noite dentro. Como a noite promete estender-se, o pequeno-almoço do primeiro dia do ano é servido até ao meio dia.

Reservas: 289244200 ou salgadospalace@nauhotels.com

Restaurante Ânfora, Hotel Palácio do Governador

A pensar na melhor forma de celebrar a noite de Natal, o restaurante Ânfora, do grupo NAU Hotels & Resorts, apresenta uma ementa especial para reunir nesta quadra família e amigos à mesa, num ambiente de eleição. No restaurante do Hotel Palácio do Governador, situado em frente à emblemática Torre de Belém, a equipa do Chef André Lança Cordeiro já prepara a rigor as grandes noites de festas que se aproximam, com pratos que vão fazer as delícias de quem aprecia sofisticação, mas não descura os paladares tradicionais.

Para o jantar de Natal, o Chef propõe um menu composto por quatro entradas, três pratos principais e sobremesa, após a qual se serve um buffet de doces típicos da consoada.

*** EMENTA ***

ENTRADAS

Galettes de camarão, mini croquetes, mini pastéis de bacalhau

Royal de foie gras

Com redução de vinho do porto e emulsão de parmesão

 Salmão marinado

Com vinagreta de ostras e especiarias da Consoada

 Cogumelos do bosque

Com gema de ovo confitada

 PRATOS PRINCIPAIS

Robalo de mar

Servido com pastinaca e cenoura fumada em molho de aneto

 Limpa Palato de Citrinos

 Vitela Branca

Com puré cremoso de trufa e batata rate

 SOBREMESAS

Pudim abade priscos

Servido a nossa maneira

*****

Foie Gras

Entrar num novo ano é sempre um acontecimento que se quer festivo, renovado de sonhos e esperanças. Os planos para onde se passará a grande noite já se fazem, assim como as reservas para quem quer entrar em 2017 num ambiente selecto, usufruindo do melhor que a vida pode proporcionar: convívio em família e amigos à mesa de um dos mais requintados restaurantes da capital. No Restaurante Ânfora, a equipa do Chef André Lança Cordeiro já seleccionou a ementa que tornará esta noite ainda mais inesquecível. Para o primeiro dia do ano, o restaurante do hotel Palácio do Governador, do grupo NAU Hotels & Resorts, servirá um Brunch para renovar as energias gastas na folia da noite anterior.

O Chef sugere para o último jantar de 2016 um menu composto por três entradas, dois pratos principais, um de peixe e outro de carne, e duas deliciosas sobremesas. Cada prato promete trazer uma surpreendente descoberta de sabores, paladares e texturas que dificilmente deixarão alguém indiferente. A refeição é harmonizada com selecções de garrafeira especialmente escolhidas para brindar a esta grande noite, não faltando para a ocasião o champanhe e as passas.

*** EMENTA ***

ENTRADAS

Lavagante da nossa costa

Numa salada com abacate e citrinos

Ovo biológico

A baixa temperatura com cogumelos silvestres e trufa preta

Foie gras mi cuit

Com uvas tintas

PRATOS PRINCIPAIS

Pregado

Recheado com trufa, acompanhado de alcachofra girassol

Porco Preto

Servido com castanha e abóbora

SOBREMESAS

Limão e Tangerina

Em duas texturas

Chocolate Papua Nova Guiné

Com praliné e gelado de pêra rocha

*****

A noite será longa, mas a partir das 11h30 do primeiro dia do ano de 2017 e até às 16h00, já a equipa do Ânfora aguardará pelas famílias e grupos de amigos para servir um variado Brunch de Ano Novo. Para além das mais variadas opções de bebidas, pão e pastelaria, manteigas e compotas, queijos e charcutaria, iogurtes e cereais, este brunch é complementado com mesas de ovos e quentes, saladas e frios e doces.

Reservas: 212 467 800 ou palaciodogovernador@nauhotels.com

Casa da Calçada

 

A Casa da Calçada Relais & Châteaux prepara-se para receber as famílias neste Natal. Digno de um postal ilustrado que evidencia o requinte, o conforto e envolvência natalícia no ambiente que proporciona, a Casa da Calçada é um espaço privilegiado para quem opte por fugir à azáfama do Natal made in home.

No que à gastronomia diz respeito, no Largo do Paço, liderado pelo chefe André Silva, as iguarias típicas elevam-se a um patamar superior. Os sabores tradicionais harmonizam-se com os produtos mais frescos e genuínos e as mais sofisticas técnicas da cozinha contemporânea para proporcionar uma experiência inesquecível como é apanágio neste restaurante com uma estrela Michelin.

Para a passagem de ano, a proposta da Casa da Calçada estende-se às noites de 30 de Dezembro a 1 de Janeiro ou 31 de Dezembro a 2 de Janeiro e inclui estadia em quarto duplo, pequeno-almoço, jantar e festa de Réveillon e brunch de Ano Novo, com bebidas incluídas, no Largo do Paço, restaurante com uma estrela Michelin.

Para ambas as ocasiões está garantido todo o savoir faire da equipa do Chef André Silva na apresentação dos mais emblemáticos pratos, confeccionados com recurso aos mais frescos produtos e às mais sofisticadas técnicas, sem descurar a essência e harmonia dos sabores que, com certeza, proporcionarão aos presentes uma experiência gastronómica memorável.

Existe igualmente a possibilidade de desfrutar do jantar e festa de Réveillon sem ficar hospedado na Casa da Calçada. De igual forma, o brunch estará também disponível para não hóspedes.

Reservas: 255 410 830 ou reservas@casadacalcada.com

The Vintage Lisboa Hotel

O The Vintage Lisboa Hotel sugere que este Natal troque a tradicional consoada por um diversificado buffet, onde não pode faltar o bacalhau confitado com migas de couve portuguesa, mas também os rolinhos de peru com frutos secos e o gnocci de ricota, espinafres e tomate seco. Para sobremesa impõem-se alguns clássicos como o bolo-rei, os sonhos, os coscorões, o arroz doce, mas também a mousse de chocolate.

Para terminar o dia de Natal com uma excelente refeição e sem qualquer trabalho, o Chef Vítor Cardoso elaborou um buffet com sabores tradicionais da gastronomia portuguesa, leitão assado, tábua de enchidos e sopa de peixe são algumas das entradas, a que se seguem polvo à lagareiro e pernas de pato confitado, entre outros. A sobremesa é natalícia e destacam-se as filhós e o leite-creme.

Na Passagem de Ano pede-se requinte e boa disposição e no restaurante The Vintage a ementa é servida a preceito. O jantar tem início às 20h30 com uma entrada fria de fois gras em crumble de bolo de mel e citrinos, seguida de um consommé de cogumelos sobre camarão e uma garoupa noisette em risoto de bivalves.

Após o sorbet tira gosto chega um naco de vitela acompanhado de puré de topinambo e legumes baby. A surpresa final chega com a sobremesa com um surpreendente bombom de chocolate e avelã com gelado Mon Cheri, seguido de café ou chá com brigadeiros de caramelo e bombons de menta. Pelas doze baladas, brinda-se com espumante e com as tradicionais passas, no rooftop do hotel, com o Castelo de São Jorge e o Tejo como pano de fundo.

Todos os que gostam de prolongar a entrada no Ano Novo têm no restaurante do Vintage Lisboa Hotel o palco perfeito para marcar encontro no primeiro dia do ano. No dia 01 é servido um buffet especial ao jantar. As entradas são variadas. Salada canónica com cogumelos e bacon ou waldorf com pato fumado, ceviche de camarão, quinoa biológica com pimentos, crostini de queijo brie ou smothies são algumas das ofertas.

Nos pratos principais destacam-se o salmão corado com molho de champanhe, o naco de novilho com molho de cogumelos e a tagliatelle com juliana de legumes e rebentos de soja. A finalizar o primeiro jantar de 2017 há trouxas-de-ovos, torta de laranja, floresta negra, semi-frio de manga, tábua de queijo e fruta laminada.

Torre de Palma Wine Hotel

Em pleno Alentejo, o Torre de Palma Wine Hotel convida a festejar a entrada no ano de 2017, com uma festa para toda a família e que inclui jantar, animação e alojamento. Neste hotel de charme, o primeiro dia do ano também começa da melhor forma com um brunch de Ano Novo.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.