Se o horizonte é o limite, o mar é onde os sonhos se tornam verdade

Groupe Beneteau

24

Movido pelo desejo de tornar os sonhos realidade, há mais de cem anos que o Groupe Beneteau produz os mais belos e exclusivos barcos. Sob o mote “directamente do mar”, o estaleiro familiar permanece fiel à máxima do seu percursor: o impossível não existe!

Com a inovação impressa no seu código genético e munido de um conhecimento ímpar, o Groupe Beneteau conquistou um posicionamento destacado no mercado da navegação e é um dos maiores players mundiais do sector.

Hoje, é a quarta geração da família que segura o leme do negócio, com sede em Saint-Gilles-Croix-de-Vie, uma pequena cidade costeira na região de Vendée, a 80 km de Nantes (França). Foi lá que conhecemos os bastidores da produção de algumas das mais belas embarcações que navegam nos nossos mares rumo ao horizonte.

Através das suas dez marcas – Beneteau, Jeanneau, Lagoon, Prestige, Monte Carlo Yachts, CNB, Four Winns, Glastron, Wellcraft, Scarab –, o Groupe Beneteau cria desde veleiros a barcos a motor, de iates a catamarãs. No total, existem mais de 200 modelos disponíveis, com dimensões entre os 4,5m e os mais de 30m. Pelo meio, as configurações e especificações podem ser personalizadas, num sem-número de possibilidades que respondem a todas as necessidades e concretizam os desejos de qualquer um. E, como no mundo das embarcações de lazer, os barcos mais desejados costumam ser personalizados, existem diversas hipóteses para o casco, mas também para o layout da cabine, design e cor, com assentos, tops, capas, revestimentos interiores e mobiliário feitos à medida dos gostos e desejos de cada um. Como resultado dos avanços do parceiro Gerber Technology em sistemas de automação de alto desempenho, é também possível escolher diferentes motores e avançados sistemas electrónicos de apoio à navegação ou de conforto.

Argumento principal da empresa: a capacidade de incorporar todos os usos, todas as experiências, criando a diversidade que vem com as marcas. Na foto: Um iate à vela Jeanneau – o Sun Odyssey-490.

Só no ano passado, o grupo francês entregou mais de 9500 barcos, entre eles 28 modelos totalmente novos, vendidos através de mil pontos de comercialização em todo o mundo (sobretudo distribuidores dedicados). Por detrás destes números, há uma agilidade industrial e logística de alto nível, reiterada por parcerias sofisticadas e amadurecidas com fornecedores de equipamentos técnicos e de interiores, bem como de todos os sistemas de fabrico a que o Grupo recorre.

Texto deYvonne Heinen, tradução e adaptação de Andreia Amaral
PARTILHAR
Apaixonada por automóveis e em demanda de emoções fortes, no momento de escolher uma vertente do jornalismo, Andreia Amaral não teve dúvidas de que escrever sobre carros seria o que a faria feliz. Ao longo da sua carreira, trabalhou para diversas publicações do sector. Ecléctica em interesses, hoje, divide o seu tempo entre dois amores: os motores e a Economia. Para além de colaborar com diversas revistas, é editora da Turbo Oficina e do Guia Empresarial (suplemento do JN).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here