Do Algarve aos Açores, elegemos cinco hotéis portugueses que são uma porta aberta ao azul profundo do mar e a dias de contemplação…

Pine Cliffs Resort

O acesso exclusivo à praia, através das falésias cor ocre da costa algarvia, é um ex-líbris do resort. E o mar azul, no final do percurso ladeado por pinheiros, a grande recompensa. Se não conhece, não sabe o que está a perder. Longe de ser uma novidade, o Pine Cliffs é um nome histórico no Algarve e também um dos resorts de luxo mais prestigiados e premiados da Europa, em parte graças à sua localização privilegiada em frente ao Atlântico. Ao longo dos últimos 25 anos, já esteve na “Gold List” da Condé Nast Traveller e recebeu por seis vezes o prémio de “Melhor Resort para Famílias em Portugal”. E nem por acaso, recebeu na última edição dos World Luxury Hotel Awards o prémio de “Melhor Resort de Luxo com Vista Mar da Europa”.

Pine Cliffs Resort
Praia da Falésia, Algarve
Tel. (+351) 289 500 300
www.pinecliffs.com

 

WHITE Exclusive Suites & Villas

Com apenas nove suites e duas villas, o WHITE, na ilha de São Miguel, é o mais recente e também o mais pequeno dos hotéis que aqui sugerimos.  Não será o mais luxuoso, mas isso depende do que se considera um luxo, porque é certamente o mais intimista, com serviços super-personalizados (incluindo uma excepcional dupla de chefes de cozinha só para si), uma piscina infinita de água salgada aquecida e uma vista imbatível sobre o oceano sem fim. Um cenário feito de vários tons de azul que contrasta com o branco deste antigo solar empoleirado numa falésia de rocha vulcânica, a fazer lembrar as ilhas gregas. Desenhado de forma a que os hóspedes tenham uma estadia única e uma experiência exclusiva do que são os Açores, o White preserva muito da arquitectura original, com vários cantos e recantos, e um alpendre – onde é possível fazer uma massagem ao som do bater das ondas.

WHITE Exclusive Suites & Villas
Lagoa, São Miguel
Tel. (+351) 296 249 153
www.whiteazores.com

 

Grande Real Villa Itália Hotel & Spa

Não basta dizer que o Grande Real Villa Itália tem uma localização espectacular, mesmo em frente à Boca do Inferno, em Cascais. Ou mesmo que foi a casa onde viveu Humberto II, o último Rei de Itália, cenário de faustosas festas que agitavam a vida social dos anos 1960. É que neste cinco estrelas onde o clássico e o contemporâneo andam de mãos dadas, é possível contemplar o mar de quase todos os quartos, restaurantes, terraços e piscinas. Uma presença que se estende às ementas, à piscina de água salgada e também à experiência sensorial dos tratamentos de talassoterapia oferecidos no Real Spa Therapy.

Grande Real Villa Itália Hotel & Spa
Cascais
Tel. (+351) 210 966 000

www.granderealvillaitalia.realhotelsgroup.com

 

Belmond Reid’s Palace

Se há um hotel especial em Portugal, daqueles onde é obrigatório dormir pelo menos uma vez na vida, é o Reid’s Palace, no Funchal. Faz parte de uma lista exclusiva onde constam nomes como o Cipriani em Veneza ou o Splendido Portofino, todos eles portefólio da Belmond, cadeia recentemente adquirida pelo grupo de luxo LVMH. Mas o que faz do Reid’s um hotel inesquecível? Poderíamos falar dos 126 anos de história, dos muitos hóspedes famosos, e da experiência memorável que é a hora do chá, ou ainda da grandiosa renovação em curso, que lhe deu um novo lobby e um visual mais sofisticado. Mas o que mais seduz é a sua localização. Construído no alto de um rochedo sobre o Atlântico, tem 40 mil m2 de jardins tropicais e uma vista extraordinária que apetece ficar a observar horas a fio. E para quem não resiste a dar um mergulho, saiba que além da grande piscina aquecida, há uma natural… é só descer uma escadaria na rocha até ao cais, que foi durante anos a entrada principal do hotel. Um cenário de postal que facilmente rivaliza com a costa amalfitana!

Belmond Reid’s Palace
Funchal
Tel. (+351) 291 717 171
www.belmond.com/reids-palace-madeira

 

Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort

Localizado nas proximidades da vila de Óbidos e Peniche, e a menos de uma hora de Lisboa, o Praia D’El Rey estende-se por 220 hectares de falésias e praias desertas. Com reputação sobretudo entre os adeptos do golfe, já que tem um dos melhores e mais deslumbrantes campos da Europa, com os seus greens inclinados, dunas de areia e vista directa para o oceano e as Berlengas, o resort acaba de ser totalmente remodelado, apelando a novos públicos. Mais luminoso, decorado em tons branco, azul e dourado para harmonizar o conforto do interior com os elementos naturais exteriores, o mar e o pinhal, inclui na sua oferta de alojamento quartos com varanda e terraço e ainda apartamentos com acesso direto à praia.

Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort
Tel. (+351) 262 905 100
www.praia-del-rey.com

PARTILHAR
Jornalista Viciada em hotéis, Catarina Palma está sempre a par das últimas novidades da hotelaria mundial. Começou a trabalhar no jornal PÚBLICO, mas foi a escrever sobre viagens que descobriu a sua verdadeira paixão. “Quem quer escrever sobre políticos, quando pode escrever sobre o melhor do mundo?” Directora da Rotas & Destinos durante mais de 10 anos, revista de viagens que deixou saudades, coordena actualmente o projecto Lisbon Shopping Destination e escreve sobre temas de luxo e lifestyle para diversas publicações, como a TURBILHÃO.