Abre as suas portas para a avenida dos aliados, onde a vista nos deixa sem fôlego, e recupera o esplendor de outros tempos, quando ali se ouviam orquestras e o tilintar dos cálices que interrompiam as conversas eruditas, no mais prestigiado café à época, o mítico café monumental.

Data de 1923 um dos edifícios mais emblemáticos do Porto, projectado pelo arquitecto italiano Michelangelo Soá. O mesmo onde hoje a cadeia francesa Maison Albar Hotels – propriedade do Grupo Paris Inn – vê erguida a sua primeira unidade hoteleira em Portugal –, o Le Monumental Palace Hotel. A fachada gótica, o corrimão da escadaria e a grandiosidade do pé direito ainda guardam memórias do passado glamoroso do Café Monumental e integram harmoniosamente a decoração da dupla Oitoemponto. Artur Miranda e Jacques Bec conseguiram através, dos grandiosos espelhos, dos candeeiros exuberantes, dos mármores portugueses ou das alcatifas com desenhos singulares, recriar os ambientes Art Déco e Art Nouveau, estilos icónicos dos anos 30 do século XX.

Depois de três anos da reabilitação desenvolvida pela Mystic Invest, o Le Monumental Palace Hotel é hoje reconhecido por um conceito singular que combina a magnificência arquitectónica e a história da cidade com o requinte e estilo francês, numa interpretação contemporânea que nos oferece experiências “monumentais”.

 

Majestoso, o hotel

A monumentalidade deste hotel de cinco estrelas não se fica apenas pelo nome. Os corredores que fazem lembrar as carruagens do Expresso do Oriente, os materiais nobres, a luminosidade natural e a elegância do estilo francês que ornamentam os 76 quartos e as 13 suites comprovam-no. E, por instantes, só queremos esquecer o mundo exterior.

 

Magnificente, a viagem sensorial

No Le Monumental Nuxe Spa, o único da marca no país, os tons hipnotizantes da piscina interior, o ambiente sofisticado e acolhedor, os aromas dos tratamentos exclusivos de autor, a sauna ou o banho turco, arrebatam-nos e devolvem-nos a serenidade

Magníficos, os sabores

Os aromas da cozinha moderna e sofisticada do Palácio abrem-nos o apetite. Seguimo-los. E a nossa monumental jornada gastronómica depende agora de uma decisão que se revela difícil. No Bar Américain a carta atrai-nos de imediato. Cocktails, uma selecção dos melhores vinhos do Porto e, para partilhar, alguns petiscos. Uma boa opção, pensamos.

O Café Monumental deixa-nos ainda mais indecisos. O nome e a sumptuosidade de outrora cruzam-se com o espírito parisiense, nesta brasserie que tem para nos oferecer iguarias tradicionais da cozinha francesa. Foie gras, aves, patisserie e, para terminar, a visita do clássico carrinho de sobremesas. É, contudo, a reinterpretação da tradição francesa e a homenagem aos produtos portugueses, pelas mãos do já estrelado Chef gaulês Julien Montbabut, que hoje leva a melhor. As propostas gastronómicas de alta cozinha moderna que nos apresenta levam-nos numa viagem deliciosa pelo savoir-faire francês e pela riqueza do património culinário português, num cenário moderno e elegante, íntimo e exclusivo. O sorriso que nos invade o rosto não deixa espaço para dúvidas. A calma habita-nos a alma e a felicidade deixa-nos o corpo leve. Fechamos os olhos, revemos o dia de hoje e construímos os planos para amanhã.


DESCUBRA MAIS
Avenida dos Aliados, 151 – 4000-067 Porto
www.maison-albar-hotels-porto-monumental.com

TEXTO DECompanhia das Cores
COMPARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here