Dos estaleiros italianos da CRN sai este elegante e luxuoso iate onde o design o destaca acima das ondas.

CRN 125 Jade é o nome deste modelo saído dos estaleiros italianos da Construzioni e Riparazioni Navali, companhia fundada em 1963 e que em 1999 aderiu ao conhecido grupo Ferreti.

Com quase 60 metros de comprimento, este mega iate passeia o luxo e o conforto sobre as águas, onde o que impressiona desde logo são as suas elegantes linhas com a assinatura da Zuccon International.

https://youtu.be/bqlc1qR0fII

Construído em aço e alumínio, o Jade tem quatro cobertas às quais se pode aceder através de um elevador com paredes em vidro. A combinação harmoniosa de diversos materiais na sua construção – para além de metais, podemos também ver o uso de madeiras de grande qualidade, couro e mármores -, conferem-lhe uma imagem de modernismo a par de um certo glamour.

A bordo, para além dos 14 tripulantes, pode receber mais 10 pessoas, que são alojadas no piso inferior, que conta com 4 camarotes VIP, 2 deles com cama dupla e os outros com cama dupla que pode ser convertível em cama individual. Todos os camarotes têm wc e duche privados. Quanto à zona da tripulação, existem aí 6 cabines duplas.

crn-al-monaco-yacht-show-2013-aft-main-deck-125-altro-41

É também neste piso que os estaleiros oferecem uma novidade absoluta, que é a da existência de uma garagem inundável onde se guarda a lancha de apoio, que tem 27 pés e que com esta solução pode entrar e sair facilmente de bordo. Entretanto, à popa, esta pode abrir-se criando um espaço, como que uma praia privada, para descanso e divertimento de quem viaja a bordo.

No piso superior, chamado de coberta principal, temos à popa uma zona ao ar livre e, mais à frente, um enorme salão com bar. Segue-se, ainda no mesmo espaço, uma zona de cozinha e, finalmente, as luxuosas acomodações do armador.

Continuando a subir, encontramos outro piso, a coberta superior. É aqui que está instalada a sala de comunicações e o posto de comando, de onde se manobra o iate. É também neste piso que se situa o camarote para o comandante. Depois, com enormes áreas em vidro a permitir a entrada da luz, encontramos a bombordo, no interior, uma enorme mesa para refeições e, mais atrás, ao ar livre, uma outra, esta circular e giratória, com 14 lugares.

Finalmente, no piso de cima, entramos numa verdadeira zona destinada a cuidar do corpo. Áreas ao ar livre à popa e à proa são destinadas aos solários e onde também temos à nossa disposição uma piscina. Já na secção central, esta coberta, temos uma zona de ginásio, banho turco e sauna.

 

O Jade tem ainda a bordo um sistema que pode produzir 18 mil litros diários de água potável e possui também uma plataforma para helicóptero.

Com uma autonomia de 3 mil milhas náuticas a uma velocidade de cruzeiro de 14 nós, este luxuoso iate é o sonho de qualquer armador.

Elegante, luxuosa e com enorme conforto, esta ‘cidade flutuante’ tem a assinatura da competência italiana em mega iates, onde se dá importância a cada pormenor e onde até as cores do interior fazem gala ao próprio nome do iate: são em verde jade.

Ficha Técnica

CRN 125 JADE

Casco/estrutura: aço e alumínio
Comprimento: 58,2 metros
Largura: 10, 20 metros
Altura: 5,50 metros
Peso: 775 toneladas
Passageiros: 10
Tripulação: 14
Capacidade do tanque de combustível: 115.000 litros
Capacidade do depósito de água: 20.000 litros
Velocidade máxima: 16 nós
Velocidade de cruzeiro: 14 nós

PARTILHAR
José Manuel Moroso integrou os quadros do EXPRESSO como jornalista e aí trabalhou em várias áreas durante mais de 20 anos. Foi durante muitos anos responsável pela famosa secção Gente (Expresso), substituindo Pedro d’ Anunciação, passou pela política, foi editor de desporto, editor dos Guias do Expresso e do Livro da Boa Cama e da Boa Mesa e editor da Sociedade. Especializou-se, também, em críticas de vinhos e a escrever sobre relógios. Transitou, depois, para o jornal Sol, acompanhando a anterior direcção do EXPRESSO, onde se manteve nove anos, até ao final de 2015.