Aventuras na bruma

One & Only Nyungwe House

32

Situado no coração de uma floresta tropical com muitos milhares de anos, o One & Only Nyungwe House é o mais recente eco resort do Ruanda, o novo destino-sensação de África, repleto de surpresas e experiências mágicas.

Esta é a viagem de uma vida. Sobretudo para quem viu o filme que deu a Sigourney Weaver um dos melhores papéis da sua carreira. “Gorilas na Bruma” conta a história real de Dian Fossey, figura lendária que, durante 20 anos, estudou e lutou pela preservação dos gorilas das montanhas da África Central. A zoóloga acabou por ser assassinada, em 1985, mas foi graças aos seus esforços para pôr fim à mutilação e comercialização destes animais que hoje os gorilas são uma espécie protegida. Estima-se que existam cerca de 880, perto de 480 nas montanhas vulcânicas do Virunga e uns 400 na Floresta Impenetrável de Bwindi, 30 quilómetros a norte. Felizmente, o número parece estar a aumentar. A par do número de hotéis e resorts de luxo.

Nos anos 1980, o Ruanda era um dos países mais pobres de África. Em 1994, foi palco do genocídio de mais de um milhão de tutsis às mãos de extremistas hútus, mas desde então um milagre parece ter acontecido neste canto do planeta. Kigali, a capital deste pequeno país, é hoje considerada uma das cidades mais limpas, seguras e progressivas de África, liderando a nação numa história de progresso económico louvável, e ostentando a maior percentagem mundial de mulheres no Parlamento. Agora a aposta faz-se numa forte política de conservação da natureza, com quatro parques nacionais e uma biodiversidade ímpar, incluindo, além da área de montanhas e floresta, uma zona de savana com os “big five”, uma das maiores concentrações de hipopótamos de África, e um dos maiores lagos do mundo (o Kivu). Por tudo isto, o país duplicou as receitas turísticas em apenas seis anos, ultrapassando 440 milhões de dólares anuais.

O Virunga Lodge foi pioneiro com os seus safaris no Parque dos Vulcões, seguiu-se o Bisate Lodge, um acampamento de luxo contemporâneo gerido pela Wilderness Safaris, que catapultou o Ruanda para as páginas das revistas de todo o mundo, e há muito que era aguardada a chegada ao país da One&Only, cadeia de luxo conhecida pelos seus hotéis no Dubai, Maldivas, Cidade do Cabo e Los Cabos.

COMPARTILHAR
Jornalista Viciada em hotéis, Catarina Palma está sempre a par das últimas novidades da hotelaria mundial. Começou a trabalhar no jornal PÚBLICO, mas foi a escrever sobre viagens que descobriu a sua verdadeira paixão. “Quem quer escrever sobre políticos, quando pode escrever sobre o melhor do mundo?” Directora da Rotas & Destinos durante mais de 10 anos, revista de viagens que deixou saudades, coordena actualmente o projecto Lisbon Shopping Destination e escreve sobre temas de luxo e lifestyle para diversas publicações, como a TURBILHÃO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here