Exclusivo

Até 22 de Fevereiro poderá visitar, na Cité du Temps, em Genebra, a exposição “La Tradition Breguet, no coração de um ícone”, que narra as origens de uma colecção emblemática onde cada criação é um convite à viagem.

A colecção Tradition da Breguet nasceu em 2005. Quando se estreou, o modelo 7027 foi a primeira peça de relojoaria contemporânea que revelava os órgãos do movimento por cima da platina. Esta arquitectura, que permite contemplar os principais componentes do movimento, converteu rapidamente o modelo Tradition num ícone absoluto.

Breguet La Tradition 7027

Além desta característica, os relógios Tradition apresentam uma forte identidade gráfica mediante uma colocação conveniente, com uma simetria perfeita, dos componentes do movimento. A maioria dos modelos inclui um tambor de corda ao centro, um mostrador situado às 12 horas, com ponteiros accionados directamente a partir do tambor, um balanço e rodas intermédias formando um arco, cujo percurso de estende das 4h às 8h.

Breguet La Tradition 7057

O pára-quedas (sistema de protecção contra os choques inventado por Abraham-Louis Breguet), visível em muitas das criações Tradition, contribui para o seu reconhecimento, ao mesmo tempo que consolida a colecção na história que a inspirou.

Breguet La Tradition 7047 Turbilhão

Em 1796, Abraham-Louis Breguet ultimou um novo modelo de relógio, o relógio de souscription (realizado por encomenda e pago adiantado). Com um diâmetro relativamente grande, equipado com um único ponteiro e mostrador em esmalte, tinha um movimento especial de grande simplicidade que poderia ser produzido em grandes quantidades.

Breguet relógio de souscription
Breguet relógio de souscription

O dinheiro assim arrecadado com antecedência servia para comprar os apetrechos necessários para o que se assemelha muito a uma produção em série. Fiável e acessível, o relógio de souscription teve um grande êxito e atraiu novos clientes. Fabricaram-se cerca de 700 exemplares, com caixa de ouro ou prata.

Breguet N.º 1009, pequeno relógio tipo medalha de tacto
Breguet N.º 1009, pequeno relógio tipo medalha de tacto

Breguet utilizou o calibre dos relógios de souscription para desenhar os seus primeiros relógios de tacto três anos mais tarde. Estas peças caracterizavam-se por uma seta colocada no exterior da caixa, que reproduzia a posição do ponteiro das horas, e 12 índices proeminentes colocados à volta da caixa que ofereciam a possibilidade de ler a hora através do tacto.

Breguet N.º 960, relógio grande de tacto
Breguet N.º 960, relógio grande de tacto

A leitura convencional da hora era feita usando um mostrador tradicional equipado com dois ponteiros. Este tipo de mostrador, de design reduzido e excêntrico em certas partes, encontra-se nos relógios contemporâneos Tradition, que testemunham a excepcional capacidade de Breguet para inovar.

Breguet La Tradition GMT
Breguet La Tradition GMT

Um indicador de reserva de marcha, um turbilhão por fuso, uma função GMT ou uma indicação retrógrada dos pequenos segundos são outras complicações que foram enriquecendo a linha Tradition ao longo dos anos, em paralelo com a utilização de materiais ultramodernos, como o silício ou o titânio.

Basel Preview 7097BBDesde os relógios antigos, como os modelos N.º 960, 1009 e 1576, até à última criação de Breguet apresentada como preludio da Baselworld 2015, a exposição “La Tradition Breguet, no coração de um ícone” descreve a génese de uma colecção lendária nascida da subtil fusão entre duas épocas de esplendor da arte da relojoaria.

Turbilhão
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.