Uma embarcação um pouco mais pequena do que a habitual imagem de marca do estaleiro italiano, famoso pelo luxo e qualidade dos seus iates
A Ferretti, que sempre nos habituou aos seus cruzeiros com muito mais de 50 pés, apresenta-nos agora o novíssimo 550, uma embarcação moderna, elegante e luxuosa que levanta um pouco o véu sobre quais serão os próximos projectos deste famoso estaleiro italiano, que agora alarga a sua oferta a cruzeiros com dimensões mais reduzidas.
Com um comprimento de 16,82 m, um calado de 1,5 m e deslocando 24.860 kg, este Ferretti 550 foi desenhado com o objectivo de combinar dois parâmetros nem sempre fáceis de casar: elegância e filosofia desportiva.
As suas linhas aerodinâmicas evidenciam desde logo o cuidado que os italianos normalmente depositam nos seus padrões estéticos, mas foram também pensadas para conferir objectivos mais desportivos. Deu-se também muita atenção à contenção do peso deste iate, e isto de forma a assegurar a diminuição de consumos.
A sua velocidade de cruzeiro aponta para os 26,5 nós, mas o Ferretti 550 está estudado para conseguir dar um máximo de 30 nós. O armador pode, no entanto, querer dar mais atenção ao já de si enorme conforto a bordo, optando por isso pela instalação de estabilizadores giroscópicos.
Começando a descrever este Ferretti 550 de cima para baixo, a ponte de comando no exterior chama-nos logo a atenção para pormenores de funcionalidade, como seja a instalação de uma mesa extensível e contornada por um sofá. Ainda no exterior, mas desta vez à proa, destaca-se um enorme solário.
Quando descemos, vamos desembocar no chamado piso principal, onde se destaca a principal ponte de comando, esta no interior. Imensa luz a entrar pelas rasgadas superfícies em vidro, ilumina todo o luxuoso habitáculo, onde vamos encontrar, logo a seguir à ponte de comando, uma mesa de café, localizada a bombordo, e uma mesa de refeições, a estibordo. Logo por detrás dela, uma elegante e funcional cozinha. À popa, e já na área exterior, vamos encontrar uma espaçosa e agradável zona de convívio.
O acesso ao piso inferior, onde se encontra a zona dos camarotes, continua a dar-nos os mesmos sinais de luxo e elegância, com a nossa atenção a focar-se imediatamente no camarote central, normalmente destinado ao armador. Exibe uma cama dupla, uma pequena mesa, escritório, wc privado e uma enorme área de duche.
Uma segunda cabina, instalada na proa, oferece-nos igualmente uma cama dupla e acesso a dois wc que servem também de apoio à terceira cabina que apresenta, a bombordo, duas camas individuais.
Para mover a embarcação, foram instalados dois motores, cada um debitando 715 cv, com o Ferretti 550 a poder armazenar 1.500 litros de combustível e 680 litros de água.
Enfim, um elegante e potente iate que ostenta mais uma insígnia de luxo e qualidade saídas dos famosos estaleiros italianos da Ferretti.