Procuramos viver o tempo, abraçar o momento e apreciar a beleza da vida. E hoje, mais do que nunca, procuramos instantes de puro deleite que nos devolvam o equilíbrio e nos proporcionem ápices de bem-estar, numa perfeita harmonia entre corpo, mente e natureza. Numa dança que nos leva de volta à terra… Crua, simples, autêntica, austera, robusta… Essa dança que nos chega, cada vez mais, às melhores mesas, onde predominam sabores sazonais, locais e criativos.

Descobrir a plenitude e viver em harmonia com os restantes elementos pode, por vezes, parecer um exercício utópico… Contudo, a cultura wellness veio provar o contrário… O respeito por nós, pelo nosso tempo e pelo que nos rodeia é a chave. E é também a tendência que fez “nascer” uma nova gastronomia que nos brinda com propostas de autenticidade, responsáveis, conscientes, sem perder a sofisticação, com os melhores ingredientes sazonais e endógenos, e que nos convidam a fazer parte do processo, permitindo-nos conhecer e explorar o que está para lá da confecção.

A alta gastronomia reveste-se, cada vez mais, da essência, da valorização do que nos é próximo, da necessidade de respeitar o instante e da inovação, convertendo-se num conceito requintado de “slow food”, onde todos os elementos se encontram em perfeita constância. Os princípios sustentáveis, a sintonia com a natureza e a aliança com os produtores locais e com o desenvolvimento regional, também figuram nas cartas e são um detalhe relevante na hora de decidir o menu.

Para os entusiastas desta nova cultura, as opções multiplicam-se e surgem produtos nacionais premium, cujos rótulos, através dos carimbos bio ou vegan, evidenciam o respeito pelos ingredientes e o cuidado em todas as etapas da sua produção. A oferta de vinhos e azeites biológicos de classe superior, por exemplo, é já bastante diversificada e desenham um mapa um pouco de todo o país, enaltecendo as potencialidades agrícolas de cada região. O Vinho Tinto Bio Nature Ervideira, do Alentejo, ou o Vinho Tinto Biológico Vallado Superior, do Douro, assim como o Azeite Biológico Be Aromatic, do Alentejo, ou o Azeite Olmais Virgem Extra Biológico, de Trás-os-Montes, são alguns dos produtos que nascem da comunhão com a natureza, exaltando ainda mais o seu autêntico sabor. Mas nem só de vinhos e azeites se compõe uma mesa… Mel, chocolates, compotas, flor de sal ou chás também se encontram disponíveis em versões biológicas gourmet.

As possibilidades vão mais longe e estendem-se também a espaços de excepção, que desenham propostas assentes numa gastronomia genuína, local e saudável. Em Guimarães, A Cozinha, chefiada por António Loureiro, é a concretização do compromisso com as pessoas, o produto e o ambiente. A sazonalidade, a escala, a partilha, as parcerias, a formação e a valorização são a bandeira deste restaurante que procura fazer bem, fazendo bem. O movimento “a Cozinha km zero”, que aqui se pratica, traduz com rigor esse propósito e tem como objetivo garantir que todas as matérias-primas necessárias chegam de locais razoavelmente perto e de produtores que rapidamente se tornam amigos, minimizando o impacto e assegurando uma gastronomia inventiva, mas ao mesmo tempo sustentável.

Do Minho “descemos” a Lisboa, para conhecermos o Fogo, restaurante e coquetelaria onde Alexandre Silva trabalha produtos portugueses no fogo, utilizando técnicas tradicionais na construção de um menu inspirado nas nossas raízes e que não esquece a nossa história.

Chegados ao Alentejo, a poucos quilómetros da Zambujeira do Mar, encontramos o conceito “da horta para a mesa”, que espelha o desígnio do Craveiral Farmhouse. Aqui, o conforto da vida moderna compatibiliza-se com a simplicidade, e a mesa guarnece-se com as próprias colheitas, onde são aplicados os princípios da agricultura biológica. Viver a natureza em todo o seu esplendor, usufruir daquilo que ela nos tem para dar e, quem sabe, passar pela experiência de extrair dela o que iremos saborear ao jantar, é o convite deste alojamento.

Continuando a viagem para sul, eis que chegamos o Epic Sana Algarve, em Albufeira. O Al Quimia, com a sua atmosfera sofisticada e confortável, é a nossa paragem. Inspirado nos produtos regionais e na proximidade ao mar, este restaurante entende a gastronomia criativa e moderna como um espaço que privilegia a utilização de produtos sazonais, locais e de origens sustentáveis. A carta oferece propostas tendencialmente portuguesas acompanhadas por vinhos de baixa produção que premeiam a qualidade e o enriquecimento da cultura vínica.

Ainda no Algarve, o Ocean, no Vila Vita Parc, é o anfitrião de uma experiência de fine dining sem precedentes. À frente da cozinha, Hans Neuner desenvolve criações gastronómicas notáveis com recurso aos melhores ingredientes e produtos locais, que dão vida aos menus sazonais do restaurante. Entre eles, destaque para “À descoberta de Portugal” ou “Edição das Ilhas”. Um convite a navegar entre sabores típicos e carismáticos que remontam ao período dos Descobrimentos e que exaltam as influências gastronómicas que perduram até aos dias de hoje. Um roteiro gastronómico singular e ingredientes autênticos que nos fazem querer abrandar e voltar às origens. Desfrute da viagem!