Com mais de 90 anos de experiência e savoir-faire no universo dos sonhos e desejos femininos, a joalharia Damiani nasceu, granjeou sucesso e manteve-se até hoje no seio da mesma família.

Um facto que, segundo Giorgio Damiani, vice-presidente e CEO da empresa, foi e é fulcral no êxito da marca.

20024598---Damiani---Bocciolo---white-and-pink-gold-earrings

A história do grupo Damiani confunde-se com as tradições de uma família. Como cresceram tanto?

Somos a única empresa joalheira que nasceu como produtora, enquanto todos os nossos concorrentes eram retalhistas que adquiriram fábricas nestes últimos 10 anos. Penso que este facto é um valor acrescentado e que nos ajudou a alcançar o topo do mercado joalheiro. Por outro lado, somos o único joalheiro internacional ainda gerido pela família do fundador. Acreditamos que o controlo familiar é uma garantia de qualidade e faz com que seja possível continuar a tradição. Não podemos também esquecer que as nossas aptidões de produção têm que ser fortemente protegidas. Estamos igualmente orgulhosos de ainda sermos uma empresa italiana, agora que a Bulgari e a Pomellato são francesas.

Como dividem a gestão entre os elementos da família? E de que forma isso tem funcionado para a empresa?

A Damiani resume toda a paixão da minha família pela arte joalheira. Sermos uma família é, sem dúvida, um ponto forte para nós. Apoiamo-nos nas nossas decisões, como só uma família sabe fazer. Os meus irmãos e eu trabalhamos na empresa com diferentes papéis: eu sou o vice-presidente e CEO encarregue da compra de materiais (pedras preciosas, perolas, ouro), desenvolvimento de produto e vendas; a minha irmã Silvia é vice-presidente do grupo Damiani e ocupa-se das relações públicas e imagem do grupo; o meu irmão Guido é o presidente e guia o desenvolvimento do grupo.

Ainda se encontra a tradição do trabalho em ouro de Valenza nos produtos actuais da empresa?

Toda a tradição do trabalho em ouro de Valenza está nos nossos produtos. Os nossos valores, excelência e saber-fazer acumulados ao longo de 90 anos de história mantêm-se. Estando assim ligados a uma forte tradição de perícia artesanal que garante uma qualidade excepcional, preferimos inovar no design, assim como na produção, estratégias de marketing e comunicação.

Damiani---Bocciolo---white-and-pink-gold-pendant

A Damiani foi a primeira empresa a introduzir Certificados de Autenticidade nas suas jóias. Por quê?

A Damiani é sempre pioneira e cuidadosa com a qualidade dos materiais e foi a primeira a emitir um certificado internacional (GIA ou HRD) para os diamantes com mais de 0,29 ql que mostrava as características do diamante. O certificado reforça ainda mais a garantia de qualidade.

Quais são as apostas de marketing e design da Damiani para fazer face ao actual mercado competitivo?

Prestamos muita atenção ao design. Na realidade temos um recorde de 22 prémios internacionais Diamonds e muitos outros prémios. Apostamos muito na nossa imagem e no apoio a celebridades, eventos exclusivos, etc.

Pensa que a utilização de celebridades tem um efeito positivo na estratégia global de marketing da Damiani?

Claro que é importante trabalhar com celebridades. As celebridades são um símbolo de elegância e chique e, se os clientes virem uma jóia numa celebridade, podem começar a sonhar e a desejá-la. A maioria das celebridades com quem trabalhamos tornou-se amiga da nossa família e fã das nossas jóias. Basicamente telefonam-nos de cada vez que vão para a passadeira vermelha ou outro evento onde querem usar Damiani.

Qual a cliente tipo Damiani?

Uma mulher muito elegante que quer completar o seu look com peças especiais que durarão para sempre. Muitas das mulheres deveras elegantes no mundo são nossas clientes. Mas também muitas celebridades.

Damiani---Bocciolo---white-and-pink-gold-ring

Há algum produto que vos represente melhor?

É difícil escolher porque adoro todas as nossas colecções! Sophia Loren, Burlesque,Eden, Mimosa….

Quais são os mercados onde apostam? E quais os que valerá a pena explorar melhor no futuro?

O nosso mercado principal é Itália, onde a Damiani é a marca líder. Portugal é um mercado muito importante para nós e onde as nossas colecções são apreciadas pelos consumidores. Os mercados asiáticos são mercados muito bons para nós. Estamos a abrir inúmeras lojas na China e continuaremos a fazê-lo. Queremos desenvolver mais alguns mercados onde estamos a ter muito sucesso. E continuar e descobrir novos mercados.