A Boutique dos Relógios Plus da Avenida da Liberdade enriquece a sua oferta joalheira com a Damiani, uma marca italiana de jóias que celebra 90 anos de experiência e savoir-faire.

Enrico Grassi Damiani abriu a sua primeira oficina em Valenza, em 1924, no coração da área dos estabelecimentos de ourivesaria. Realizou trabalhos para as famílias nobres da época, tendo inaugurado a sua oficina no mesmo local onde, actualmente, se ergue uma fonte em homenagem ao seu filho, Damiano Grassi Damiani, na praça com o mesmo nome.

enrico
Valenza nos anos 20 e Enrico Damiani

Enrico faleceu ainda jovem e foi o filho, Damiano, quem tomou as rédeas da actividade do pai. Como resultado das suas capacidades de gestão e talento, Damiano rapidamente transformou a oficina do pai numa empresa industrial. Um grande especialista em pedras preciosas e pérolas, quase maníaco na procura pelo design perfeito, Damiano afirmou: “Não é na jóia que penso durante a criação, mas sim na mulher, nos seus gostos e sentimentos, naquele jogo subtil de desejos que, num instante, a levam a dizer ‘Gosto'”.

Damiano Damiani
Damiano Damiani

A sua abordagem foi revolucionária, tendo sido o primeiro joalheiro a fotografar as peças quando em uso, conferindo uma melhor ideia das proporções das mesmas, bem como a utilizar testemunhos de celebridades para apresentar as suas colecções (como foi o caso de Isabella Rossellini na década de 90) e a trabalhar na criação de uma marca reconhecida, forte e com valores. A seu lado esteve sempre a mulher, Gabriella, um verdadeiro braço direito que acompanhava de perto todas as feiras e as relações com os clientes.

Gwyneth Paltrow, Eva Longoria, Andie MacDowell, Li Bing Bing e Tilda Swinton com Damiani
Gwyneth Paltrow, Eva Longoria, Andie MacDowell, Li Bing Bing e Tilda Swinton com Damiani

Recentemente, um edifício de três andares, construído no local onde outrora se situou a oficina de Enrico, tornou-se na nova sede da empresa, naquela que é hoje conhecida como a Piazza Damiano Grassi Damiani 1.

Damiano e Gabriella tiveram três filhos: Silvia, Guido, e Giorgio. A família residia no último andar do edifício da empresa, o que contribuiu para que os três irmãos tenham aprendido todos os segredos da profissão dos pais. Em 1996, aquando da morte de Damiano num acidente rodoviário, os filhos, que já trabalhavam na empresa, assumiram a gestão da Damiani.

Guido, Silvia e Giorgio Damiani
Guido, Silvia e Giorgio Damiani

Estes seguiram as pisadas do pai. Tomaram decisões importantes, como a abertura de oficinas Damiani e lojas próprias quer em Itália, quer no estrangeiro – existindo um total de 60 lojas actualmente. A empresa cresceu, a marca Damiani tornou-se mais forte e, em 2007, foi cotada na Bolsa de Valores de Milão.

Actualmente, a Damiani celebra o 90.º aniversário, dando continuidade à tradição da família com a mesma paixão. Consideram-se uma família de artesãos e a Damiani foi a única marca de joalharia que começou a sua actividade como designer e produtor em simultâneo – uma experiência e um savoir faire que transparecem em cada criação.

COMPARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.