Frank Gehry, arquitecto de renome internacional, vencedor do prémio Pritzker em 1989, alia pela primeira vez o seu talento ao design de montras.

Em Setembro, as montras das lojas Louis Vuitton vão mostrar esculturas de Gehry em conjunto com as peças da nova colecção de Outono /Inverno 2014-15. Fortemente inspiradas em elegantes veleiros do passado, as esculturas são constituídas por estruturas em madeira e metal e, como explica o arquitecto, “são como velas levadas pelo vento. Chamamos-lhes Asas de Vento”.

montra4Derretido, o metal é curvado, torcido e agrupado. Uma das partes cobre parcialmente a outra, girando em torno dela, misturando-se uma na outra, acariciando-se. São, ao mesmo tempo, as velas e os cascos.

montra5Conchas, casulos e armaduras ao longo de espartilhos e bainhas de vestidos. As esculturas prestam tributo tanto à arquitectura como à moda, duas artes que protegem o corpo humano.

montrasAs esculturas são estáticas sem deixar de mostrar um sentido de movimento. Frank Gehry acredita que a arquitectura e a escultura devem ser dinâmicas.

A partir de Setembro, as montras da Louis Vuitton exibem, assim, uma dança de ondas imaginárias e, através da aplicação Louis Vuitton Pass, transeuntes e visitantes terão acesso a imagens exclusivas ao fazerem scan da montra com os seus telefones.

PARTILHAR
A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.