Um total de 28 alunos começou o curso de três anos na famosa Escola de Relojoaria Alfred Helwig, propriedade da Glashütte Original.

Dos 28 alunos que iniciaram o curso na Escola de Relojoaria Alfred Helwig, em Glashütte, na Alemanha, 24 irão aprender a profissão de relojoeiro, enquanto quatro irão adquirir o conhecimento e capacidades necessárias para se tornarem produtores de ferramentas relojoeiras. Este aumento de quase 100% no número de vagas representa a resposta da manufactura saxónica ao crescimento mundial da procura pelas suas peças do tempo exclusivas.

Class_photo_of_new_watchmaker_and_toolmaker_apprentices_2013_Original_8646A nova classe de alunos é a 13ª a começar o seu curso desde que a escola propriedade da Glashütte Original abriu as suas portas, em 2001. Nos primeiros anos de funcionamento, a escola aceitou 12 estudantes de relojoaria por ano; em 2013, a Glashütte Original duplicou este número. Já no que diz respeito aos alunos de produção de ferramentas relojoeiras, inicialmente a escola dispunha de 3 vagas e este ano aumentou para 4. O forte crescimento no número de vagas de ensino foi acompanhado por uma expansão do alcance da escola. Ou seja, os estudantes agora vêm de todos os pontos da Alemanha.

Toolmaker_apprentices_on_their_first_day_at_school_1_Original_8650A escola Alfred Helwig utiliza equipamento de ponta para proporcionar aos estudantes o alto nível de capacidades necessárias para se tornarem relojoeiros ou produtores de ferramentas profissionais. Disciplinas teóricas são acompanhadas por outras mais práticas que oferecem experiência e compreensão sobre os aspectos práticos da profissão. O objectivo do curso é ensinar aos estudantes a arte tradicional da relojoaria, assim como introduzir técnicas e tecnologias modernas e equipar os estudantes para fazerem uso eficaz das mesmas.

Watchmaker_apprentices_on_their_first_day_at_school_1_Original_8647Também é dada muita importância à manutenção dos padrões internacionais de ensino, enfatizada pela cooperação entre a Escola de Relojoaria Alfred Helwig e o Wostep (Programa Educacional e de Treino dos Relojoeiros da Suíça). Esta colaboração permite ao estudantes de relojoaria que passem no exame final na escola Alfred Helwig obter, juntamente com o Certificado Alemão de Trabalhadores Especializados, o diploma Wostep.

Toolmaker_apprentices_on_their_first_day_at_school_2_Original_8649

A Turbilhão é uma revista semestral, especializada na área da Alta Relojoaria e do Luxo.